Como planejar e preparar refeições saudáveis

O planejamento é a chave de tudo e não seria diferente na hora de adotar uma dieta saudável. A seguir, separamos as melhores dicas para você planejar e preparar refeições saudáveis com mais facilidade:

Monte um cardápio semanal

O primeiro passo para planejar e preparar refeições saudáveis é determinar para quantas pessoas você vai cozinhar. É apenas para você ou para a sua família?

Dessa forma, você saberá com precisão a quantidade de ingredientes necessários para, assim, criar a sua lista de compras.

Portanto, analise os hábitos alimentares de sua família e observe quantas refeições são feitas em casa. Em alguns dias, pode ser que uma pessoa almoce em casa e outra não.

Também é importante averiguar se há restrições alimentares entre vocês, com o propósito de planejar as refeições semanais levando isso em conta.

Se precisar de ajuda para elaborar o plano, consulte um nutricionista. Esse planejamento não só promove uma alimentação saudável, como também otimiza o tempo de compras, pois você saberá exatamente o que precisa para a semana.

Prefira frutas, verduras e legumes da época

Escolher frutas, verduras e legumes da época é interessante por estarem mais frescos devido à maior disponibilidade e porque geralmente são mais baratos.

Além disso, esses alimentos tendem a ser mais nutritivos e saborosos quando colhidos em seu período de safra, já que são cultivados naturalmente e não precisam de tantos pesticidas ou conservantes para prolongar a sua vida útil.

Reserve um tempo para o pré-preparo

Lavar e higienizar folhas, frutas e legumes com antecedência vai facilitar a sua rotina. Prepare também as carnes que serão consumidas ao longo da semana; por exemplo, cozinhe e desfie o frango, armazenando-o para uso em lanches, sopas, entre outros.

Na hora das refeições, basta temperá-lo e combiná-lo com acompanhamentos. Você pode separar um dia da semana para deixar tudo pré-pronto!

Defina uma rotina para ir às compras

Estabeleça um cronograma para as suas compras, com todas as refeições previamente planejadas e anotadas, fica mais fácil determinar o que comprar.

Lembre-se do número de pessoas para calcular as porções com precisão. No supermercado, mantenha o foco na sua lista para evitar ser tentado(a) por itens desnecessários.

Assim, você economiza e evita desperdícios, garantindo que todos os produtos comprados sejam usados nas receitas planejadas.

Mantenha as despensas organizadas

Organize as suas despensas para ficar mais fácil acessar os ingredientes. Com isso, as despensas organizadas contribuem para melhorar o preparo dos alimentos.

BÔNUS: Para quem não tem tempo de cozinhar

Se você não tem muito tempo para cozinhar, comece planejando as refeições com antecedência, escolhendo pratos simples e nutritivos.

Se possível, durante o fim de semana, prepare marmitas e congele-as para consumir ao longo da semana.

Experimente também utensílios de cozinha que economizem tempo, como panelas elétricas.

Além de planejar refeições em casa, você pode optar por pedir refeições saudáveis por delivery. Neste caso, escolha restaurantes que ofereçam opções nutritivas, como saladas, grelhados, cozidos, proteínas magras, grãos integrais e frutas.

Por fim, tenha sempre lanches saudáveis ​​à sua disposição, como frutas, oleaginosas e iogurtes.

Este artigo pertence ao Curso de Alimentação Saudável