Como Praticar as Funções de Auxiliar Educacional de Forma Responsável
Se engana quem acha que as creches são meros espaços para deixar as crianças para que alguém cuide enquanto os pais trabalham. É muito mais complexo que isso.
Enquanto os responsáveis estão fora, essas crianças precisam estar em constante movimento e desenvolvimento. Para isso, são necessárias atividades educativas pensadas estrategicamente e pedagogicamente, afinal, algo de muito valor deve ser ensinado aos pequenos a todo momento.
Isso exige um nível de responsabilidade muito alto. Responsabilidades essas que os profissionais firmam compromisso no momento em que se propõem a estudar sobre o tema e se formar na área.
Afinal, quem trabalha em uma creche carrega consigo um comprometimento muito grande. Por exemplo, não é pouco ter que estabelecer as rotinas de sono dentro da creche. A qualidade do sono influencia as escolhas das crianças, seu humor, nível de cooperação e, principalmente, na aprendizagem delas.
Semelhantemente, é de grande magnitude o dever de estar atento às condições de saúde das crianças e quaisquer possíveis alterações nesses quadros. Até a prevenção de acidentes e socorro inicial adequado às crianças fazem parte das funções desse profissional. Ou seja, não tem como afirmar que tudo isso não exige uma gigantesca quantidade de responsabilidade.
Então, na prática, o auxiliar de creche não vai apenas observar as crianças. Todo o convívio deve ser acompanhado de uma escuta e olhar responsável. Carregados do compromisso de compartilhar momentos de aprendizado com elas. Para uma prática responsável, é necessário dedicação. Pode ser feito por meio de especialização, leitura constante e atualizada, cursos adequados para exercer a profissão e etc.
As escolas infantis, pré-escolas e creches, sejam elas públicas ou particulares, exigem que os colaboradores profissionais de auxílio tenham formação específica para a atuação na área. Isso também é um compromisso com a responsabilidade já que a rotina de aprendizado dos pequenos só é efetivamente construída com base em muito preparo e qualificação dos profissionais.
É esse preparo que garante que o auxiliar de creche trabalhe, em uma média de 8 a 10 horas por dia, realizando adequadamente atividades bastante específicas, como organização dos materiais e do ambiente escolar, além do auxílio no momento da soneca, da alimentação e da higiene das crianças.
É um grande erro achar que qualquer um poderia realizar essas tarefas sem a devida formação. Praticar as funções do auxiliar educacional com responsabilidade requer saber a ação mas, também, realizá-la de forma prudente e de acordo com as normas da profissão.
Assim sendo, em toda e qualquer ação, o auxiliar de creche está empenhado em promover a autonomia dos pequenos, respeitando as necessidades de cada um. E isso deve estar presente desde as funções micro até as funções maiores. Até porque, fica a cargo desse auxiliar funções vitais como:
- Oferecer cerca de 3 refeições por dia;
- Acompanhar durante essas refeições; Lavar as mãos antes das refeições;
- Escovar os dentes após as refeições;
- Ensinar bons hábitos de cuidado;
- Manter as unhas limpas;
- Ensinar a importância do asseio e da roupa limpa;
- Ensinar a importância de cultivar bons hábitos de cuidado e de higiene regularmente;
- Entre outros.
O auxiliar de creche pode não estar envolvido na elaboração das atividades de desenvolvimento infantil. Isso fica a cargo dos professores e educadores que vão saber quais atividades escolher, em qual momento aplicar e o que deve ser colhido dessa experiência.
No entanto, o auxiliar deve estar presente em todo momento da promoção dessas atividades e os educadores não conseguem dar conta de todos os alunos ao mesmo tempo. É por essa razão que os auxiliares devem estar comprometidos com suas funções.
Ele deve entender sobre o desenvolvimento na primeira infância para que, em cada atividade focada na vivência infantil, haja uma observação responsável do ponto de vista cognitivo, social, sensorial, motor e afetivo das crianças. Assim, o profissional vai saber como instigar a criança e quais análises passar para o educador responsável.
O auxiliar também procura materiais e outros recursos tecnológicos que mostrem determinante utilidade para o desenvolvimento da criança e dessas atividades propostas pelos educadores.
Os recursos são adicionados quando se entende que irão despertar o interesse dos pequenos enquanto ajudará em sua evolução. Para tanto, devem ser encaixados em jogos, atividades plásticas, musicais e literárias, bem como brincadeiras, atividades livres e afins.
A prática das funções com responsabilidade garante o desenvolvimento saudável da criança, especialmente para aquelas que estão em alguma situação de risco social ou apresentam necessidades educativas mais focais.
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