Vazamento na tubulação é uma verdadeira dor de cabeça para os moradores e também para encanadores. Uma rede de tubulação mal feita ou antiga pode provocar vazamentos constantes.
Além de aumentar a conta de água, os vazamentos ainda provocam sérios estragos na infraestrutura da casa, danificando paredes, cerâmicas, eletrodomésticos, produzindo mofo, etc. Além disso, um vazamento pode atingir a casa de um vizinho, gerando um problema ainda maior pois o proprietário é considerado responsável.
O primeiro ponto é saber identificar um vazamento, onde ele está ocorrendo, para só assim poder reparar ou substituir peças. Confira como fazer:
Como Identificar Vazamento
Existem algumas técnicas para identificar vazamentos, no entanto, o primeiro ponto é fechar o registro no hidrômetro. Ele é quem é responsável por levar água até o imóvel.
A maneira mais recomendada é fazer o tradicional teste de sucção. Para ele você vai precisar abrir uma torneira, preferencialmente aquelas mais distantes do registro principal. Deixe toda a água sair do cano.
Em seguida, pegue um copo cheio e água, e coloque-o sobre a saída da torneira aberta. Quando há vazamentos na tubulação, a torneira vai sugar a água do copo, pois entende-se que existe uma saída de ar dentro do tubo.
Outra maneira é verificar se o hidrômetro ainda realiza marcação de passagem de água enquanto todas as saídas estiverem fechadas. Se ele realizar medições, significa que há vazamentos.
Por fim, ainda é possível observar o reservatório de água. Com o hidrômetro e todos os pontos de saída de água fechados, vá até o reservatório doméstico e faça uma marcação na lateral do ponto em que o nível da água está.
Após cerca de 2 a 3 horas sem abrir nenhuma torneira, chuveiro, hidrômetro, etc., volte até o reservatório e observe se o nível da água diminuiu. Se tiver diminuído, é sinal de que existem vazamentos dentro do reservatório ou tubulação.
Identificado que existe um vazamento, o momento mais difícil é descobrir em que ponto da tubulação ele está. Esse trabalho é o mais complicado e exige um olhar crítico dos moradores e do encanador.
Geralmente os vazamentos fazem alterações estruturais na residência, que são identificados a olho nu, como por exemplo: Mofo; parede úmida; cimento, cerâmicas ou azulejo soltam facilmente; tintas descascando.
Formas de reparo
Na hora de consertar um vazamento, existem diversas formas. Conheça algumas delas
Para reparar utilizando uma borracha, você deve identificar corretamente o local do vazamento, e vedar o local com uma borracha. Essa borracha deve funcionar como uma espécie de válvula, pressionando o local.
O kit de vedamento é feito com resida de vidro ou de cola plástica. Ele é indicado para vedar vazamentos em canos e conexões. Siga as instruções da embalagem para preparar o produto, alguns deles necessitam serem umedecidos.
Para utilizar seque bastante a região rachada, aplique o kit e espere secar para ligar novamente o hidrômetro. O mesmo vale para vazamento nas junções de canos PVC. Retire toda a água da tubulação, seque, aplique o kit e aguarde até ligar o registro.
- Reconstituição ou substituição de tubos visíveis
A reconstituição ou substituição os tubos visíveis é algo fácil de ser realizado. Como todo conserto hidráulico, é necessário desligar o registro para não haver passagem de água, e retirar a água da tubulação ligando as saídas.
Em seguida, corte a parte do cano onde o vazamento está localizado e utilize duas luvas de correr e um pedaço pequeno de cano, com cerca de 3 a 5 cm. As luvas de correr são peças de PVC específicas para conter vazamentos fazendo a reconstituição dos tubos.
Posicione cada luva de correr na extremidade do cano que foi cortado, e pedaço de cano entre elas, para poder continuar com o percurso da água corretamente após ter retirado a parte danificada.
Caso o vazamento esteja presente em vários pontos e conexões do tubo, o ideal é cortar o cano mais próximo e substitui-lo totalmente. Lembre-se de limpar bem a região, lixar e secar antes de aplicar a cola para PVC, para que fique bem firme e resistente. Ligue o registro somente após a vedação estar seca.
- Reconstituição ou substituição de tubos dentro da parede ou solo
O processo de conserto desses tubos é semelhante aos tubos visíveis, podendo ser aplicada as mesmas técnicas. No entanto, para esse tipo de tubo será necessário que se quebre parte da parede ou piso, até encontrar o ponto com defeito.
É por esse motivo que dentre a lista de principais ferramentas do encanador está a marreta e a ponteira. Tenha cuidado para não quebrar além do necessário, nem danificar outras tubulações próximas.
Por fim, o vazamento pode ocorrer também em um sifão. Os vazamentos em sifão são bem simples de serem resolvidos, necessitando de pouco esforço, basta identificar o motivo do vazamento.
Caso o vazamento esteja ocorrendo bem próximo de um ralo de pia por exemplo, pode ser necessário apenas apertar o sifão. Desrosqueie e rosqueie novamente, de forma bem ajustada para ter certeza de que a rosca não foi colocada errada ou torta.
Se o vazamento persistir, você pode substituir a borracha da vedação, pois elas se desgastam com o tempo. É comum utilizar a fita veda-rosca antes de rosquear o sifão para ter certeza de que o problema de vedação não irá ocorrer novamente.
Se ainda continuar, é necessário trocar toda a estrutura do sifão. A vantagem é que esse é um produto barato e fácil de ser substituído.