Como se portar em uma entrevista de emprego
Vamos agora analisar algumas perguntas que você provavelmente enfrentará em uma entrevista de emprego.
Você enfrentará principalmente questões pessoais e comportamentais (baseadas em cenários). Normalmente qualquer coisa entre sete e quinze perguntas, perguntando principalmente sobre sua motivação, experiência, habilidades e atitude para várias situações que podem acontecer no escritório. Vamos dar uma olhada neles.
Por que secretária? Porque você já tem alguma experiência e se sente pronto para este nível. Porque você entende o que será esperado de você no trabalho, e acredita ter as habilidades para lidar com as tarefas, e ser um grande companheiro para outras pessoas no escritório.
Por que nossa empresa? Porque eles estão localizados perto do seu apartamento, ou em um lugar onde você sempre quis morar. Ou talvez você tenha muito respeito pelo que eles fazem, por seus produtos e serviços, e ficaria orgulhoso de trabalhar para eles. Porque você realmente gosta da descrição do trabalho, e/ou do ambiente de trabalho na empresa. Ou talvez sua oferta salarial e benefícios de funcionários se destaquem.
Conte-nos algo sobre sua experiência. Mencione tudo o que for relevante, trabalho administrativo, atendimento ao cliente, indústria hoteleira, gestão de escritórios, vendas. Fale sobre seus papéis passados com entusiasmo, mas não entre em detalhes. Fale sobre os principais deveres que você respondeu, especialmente se eles correspondem com os deveres que você vai responder em seu novo trabalho.
Como você imagina um dia típico no trabalho? Tente falar sobre ter sistema em trabalho, porque a maioria dos executivos trabalha muito sistematicamente. Como verificar a programação de reuniões pela manhã e a correspondência, fazer uma boa xícara de café para o chefe, planejar o seu dia, e depois trabalhar de acordo com o plano, tarefa após tarefa, hora após hora.
Quais são seus pontos fortes e fracos? Vá com coisas que são centrais para o trabalho de uma secretária, pelo menos quando você fala sobre pontos fortes. Responsabilidade, diligência, fortes habilidades administrativas, confidencialidade, capacidade de trabalhar rapidamente, multitarefa, fortes habilidades de comunicação, ... você nomeá-lo.
Como você lidaria com um cliente irritado, ou parceiro de negócios? Não demonstre nenhuma surpresa ao ouvir a pergunta. Alguns convidados ficarão com raiva, e podem até culpá-lo por um serviço ruim. Mas nada disso não deve vacilar com sua confiança e cortesia. Diga que lutará contra a raiva com bondade e sorria. Diga que um mau comportamento de algum convidado não terá nenhum impacto a longo prazo em você no trabalho.
Como você classificaria suas habilidades? Vá para uma resposta modesta. Diga que você pode trabalhar com os programas típicos do pacote, mas saiba que você pode melhorar. Há sempre espaço para melhorias. Eu não sugiro que você diga que você pode lidar com tudo com o Excel, uma vez que um teste prático pode sempre seguir em uma entrevista, e um resultado médio em um teste destruiria sua credibilidade uma vez que você alegou ser totalmente proficiente com o programa.
A impressão que você deixa também é importante. Eles se sentem bem com você em uma entrevista? Suas habilidades de comunicação são excelentes? Você fala bem? Eles podem imaginar passar muito tempo com você, trabalhando juntos? Eles tentarão responder a essas perguntas enquanto falam com você, independentemente das tarefas que você terá que lidar na entrevista.
Perguntas baseadas em cenários complicados
Entrevistas de emprego tornaram-se incrivelmente sofisticadas nos últimos anos. Se você entrevistar para um cargo de secretária você pode esperar lidar com pelo menos algumas dessas perguntas comportamentais (baseadas em cenário).
Indagando sobre diferentes situações que você viveu no passado, os entrevistadores tentam entender sua atitude em relação ao conflito com um colega, cumprindo prazos, priorização, multitarefa e outras situações que você pode enfrentar no local de trabalho de uma corporação.
- Descreva um conflito que teve com um colega.
- Fale-me sobre um obstáculo que você superou.
- Descreva uma época em que você teve que lidar com um cliente irritado ou chateado (cliente).
- Descreva uma situação em que você enfrentou um problema ou desafio particularmente exigente em sua vida pessoal. Como isso te afetou no seu trabalho?
- Descreva uma época em que você lutava para comunicar algo ao seu chefe, colega ou a um cliente. Como conseguiu passar sua mensagem?
- Descreva a decisão mais difícil que já tomou.
- Qual foi o maior erro que cometeu em sua carreira?
- Descreva uma época em que você lutou para construir um relacionamento com alguém importante. Como você superou isso?
- Descreva uma época em que você enfrentou um dilema ético.
- Qual é a situação mais difícil que você já enfrentou no trabalho?
- Fale-me sobre uma época em que você tinha que tomar uma decisão sem todas as informações que precisava.
- Fale-me sobre uma vez que você teve que cumprir uma política ou procedimento que você não concordava.
- Fale-me sobre uma vez que discordou do seu chefe.
- Descreva uma situação em que você tinha que cumprir um prazo apertado.
- Quando você trabalhou em vários projetos, como você priorizou?
- Fale-me sobre uma época em que você estava sobrecarregado com o trabalho.
O sucesso em uma entrevista para um cargo de secretária executivo depende de vários fatores: Suas respostas de entrevista, a conexão que você consegue construir com os entrevistadores, a qualidade das respostas de outros candidatos competindo com você para o trabalho.
Não é fácil acertar e ter sucesso. Além disso, secretária executivo é um cargo chique, atrai muitas candidaturas, e você normalmente competirá com pelo menos vários candidatos qualificados e motivados para cada vaga aberta.
Este artigo pertence ao Curso de Secretariado
Faça o Curso completo grátis!!