Como Tornar-se um Bom Ouvinte
Sabia que há diferença entre ouvir e escutar? O problema é que boas habilidades de escuta não são algo com que nascemos. Nem ensinamos isso na escola. São hábitos que criamos, a partir da infância, que são carregados conosco ao longo da nossa vida adulta. Seus hábitos de habilidade auditiva podem impactar todas as áreas da sua vida, incluindo seus relacionamentos pessoais e sua carreira. Ser um bom ouvinte pode fazer você ganhar respeito, apreciação e ajudá-lo a construir relacionamentos mais fortes em seus negócios e negócios.
Este capítulo visa explicar no que consistem boas habilidades de escuta, porque elas são importantes e como você pode melhorá-las. Ele te ajuda a determinar que tipo de ouvinte você é, fornece habilidades básicas de escuta, barreiras à escuta, hábitos de audição, linguagem corporal e atividades para melhorar os hábitos de audição. Você aprenderá a importância de atributos físicos, escuta ativa, atitude, percepção, viés, barreiras linguísticas, gestos-chave e até mesmo como tomar boas notas.
Ouvir é uma habilidade sutil que permite que as pessoas entendam as informações que outras transmitem a elas. Faz parte do conjunto de habilidades de comunicação que inclui habilidades de fala, também conhecidas como comunicação verbal, e habilidades interpessoais.
Enquanto ouvir é uma habilidade física — um dos nossos cinco sentidos — ouvir é uma habilidade que um indivíduo pode adquirir e melhorar ao longo de sua vida. Boas habilidades de audição ajudarão você a se destacar na maioria das ocupações, mas excelentes habilidades de audição são essenciais em alguns.
Indivíduos com deficiência auditiva podem ser grandes ouvintes, e aqueles que têm excelente audição podem ser maus ouvintes. As habilidades auditivas exigem a capacidade de receber e interpretar informações, independentemente de como se recebe.
Como boas habilidades de audição podem melhorar sua carreira
Boas habilidades de escuta são imprescindíveis para ter sucesso no trabalho. Eles permitem que você cumpra com sucesso seus deveres, se dê bem com seu chefe e colegas e atenda seus clientes.
Quando um gerente dá instruções sobre como completar uma tarefa, boas habilidades de audição permitem que você entenda suas expectativas. Sua capacidade de completar a tarefa aumenta com sucesso.
Excelentes habilidades de comunicação, incluindo habilidades auditivas, estão na base de todos os bons relacionamentos.
E relacionamentos no local de trabalho não são exceção. Ser capaz de entender o que seus colegas de trabalho permitem que você construa relacionamento com eles. Isso é fundamental quando se trabalha em um ambiente baseado em equipe.
Clientes também se beneficiarão de suas boas habilidades de escuta. Para satisfazer suas necessidades você deve ser capaz de entender o que eles são.
Siga estas dicas para aprender a ser um grande ouvinte:
Mantenha contato visual: olhe nos olhos de alguém durante uma conversa, force você a prestar atenção e também sinaliza ao orador que você está focado no que eles estão dizendo.
Evite interromper: guarde suas perguntas e comentários até que o orador termine de falar. Alguém bem versado na comunicação verbal fará uma pausa em intervalos regulares para permitir que o ouvinte faça perguntas. Tudo bem fazê-lo nesses pontos, mas se isso não acontecer, espere.
Fique quieto: se mexer faz você parecer entediado.
Acene com sua cabeça: Isso indica ao orador que você está recebendo as informações que ele ou ela está transmitindo.
Esteja atento às sugestões não verbais: prestar atenção ao que o orador não diz é tão importante quanto estar atento às suas palavras. Procure pistas não verbais, como expressões faciais e postura para entender tudo completamente.
Incline-se para o orador: Isso sinaliza para a outra pessoa que você está envolvido na conversa.
Repita as instruções e faça perguntas apropriadas: uma vez que o orador tenha terminado de falar, repita suas instruções para confirmar que você as entende. Este também é o momento de fazer qualquer pergunta.
Barreiras à escuta e como superá-las
Obstáculos podem interferir na sua capacidade de entender o que alguém está dizendo. Eles incluem fatores externos e internos.
O sotaque estrangeiro ou o impedimento da fala do orador podem dificultar a compreensão deles. Ruídos de fundo, como sons de tráfego ou música alta, também podem impedir sua capacidade de ouvir.
Fatores internos também podem atrapalhar você. Seus próprios preconceitos e preconceitos podem apresentar uma barreira significativa. Por exemplo, você pode não levar alguém a sério por causa de suas noções preconcebidas sobre eles. A ansiedade ou a raiva também podem dificultar a compreensão do que alguém está dizendo. Suas próprias dificuldades de atenção também podem ser um problema.
Se você encontrar um ou mais desses bloqueios, tente o seu melhor para lidar com eles. Por exemplo, peça a alguém com um sotaque pesado para falar mais devagar. Mova-se para um lugar mais silencioso se o ruído de fundo estiver interferindo na sua capacidade de obter informações. Conquistar seus preconceitos ou preconceitos é mais difícil, mas estar ciente deles é um bom lugar para começar.
Excelentes habilidades de audição ajudam você a:
- Fazer seu trabalho bem
- Construir bons relacionamentos com seus colegas de trabalho e chefe
- Trabalhar como membro de uma equipe
- Responder às necessidades dos clientes ou clientes e resolva seus problemas
- Conhecer as qualificações de ocupações particulares
Você é um bom ouvinte? Ouvir é uma habilidade suave altamente valorizada procurada por todos os empregadores. Afinal, pessoas com essa habilidade são mais propensas a entender tarefas e projetos, construir fortes relacionamentos com colegas de trabalho e também ser capazes de resolver problemas e resolver conflitos.
Uma vez que é uma habilidade tão procurada, os empregadores procurarão por você para demonstrar sua capacidade de ouvir durante entrevistas de emprego. Descubra por que as boas habilidades de escuta são vitais no local de trabalho, juntamente com como construir bons hábitos de audição, evitando os ruins.
O Processo de Escuta
Ouvir dentro do contexto de trabalho é o processo pelo qual você ganha uma compreensão das necessidades, demandas e preferências de seus stakeholders através da interação direta. Um interessado pode ser qualquer um de seu chefe, um cliente, cliente, colega de trabalho, subordinado, gerente superior, membro do conselho, entrevistador ou candidato a emprego.
Existem dois componentes para a escuta ativa no local de trabalho: atenção e reflexão.
Prestando atenção
A atenção envolve manter contato visual, acenar, ter uma boa postura e espelhar a linguagem corporal do orador para mostrar interesse genuíno no que eles estão dizendo.
Além dessas pistas não verbais, você também deve permitir que o orador termine seu pensamento em sua totalidade.
Reflexão e Resposta
Reflexão é a repetição e parafraseamento do que o orador disse para mostrar que você realmente entende o que eles estão dizendo a você.
O que faz um bom ouvinte
Bons ouvintes sempre se esforçam para entender completamente o que os outros querem comunicar, especialmente quando a declaração não tem clareza. Ouvir exige a tentativa de decodificar e interpretar mensagens verbais e pistas não verbais, como tom de voz, expressões faciais e postura física.
Ouvintes ativos também mostram sua curiosidade fazendo perguntas. Faça isso, e você vai causar uma grande impressão.
Através da linguagem corporal e outras pistas, bons ouvintes sutilmente se comunicam com o orador que estão ouvindo. Além disso, eles encorajam e acolhem os pensamentos, opiniões e sentimentos dos outros.
Uma maneira de demonstrar escuta ativa é permitir que o entrevistador complete cada pergunta e declaração antes de responder. Não interrompa e certifique-se de que sua resposta responda genuinamente à pergunta.
É perfeitamente bom ter alguns momentos para enquadrar a resposta certa. Fazer isso mostra que você absorveu totalmente as palavras do orador e é atencioso o suficiente para formular a melhor resposta.
O que faz um ouvinte ruim
Interromper indica que suas habilidades auditivas estão subdesenvolvidas. Da mesma forma, responder de uma forma que não responda à pergunta refletirá mal em suas habilidades auditivas, especialmente em uma entrevista de emprego.
Se você está incerto sobre uma pergunta, é melhor esclarecer do que arriscar sobre o que o entrevistador está perguntando.
Falar demais também é problemático, pois conversas adequadas devem ser bem equilibradas, com todas as partes envolvidas tendo tempo igual para falar. Monopolizar uma conversa impede que você ouça e a outra parte expresse completamente o que eles querem dizer. No final, isso vai levá-lo a fazer uma má impressão.
Olhar distraído também é uma qualidade de um ouvinte pobre. Isso pode envolver qualquer coisa, desde evitar contato visual até verificar seu telefone ou relógio enquanto outra pessoa está falando.
Por fim, lembre-se: ter fortes habilidades auditivas é essencial em todos os níveis organizacionais e melhora as chances de futuras promoções.
Este artigo pertence ao Curso de Secretariado
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