Compartilhamento de apresentações

Nesta aula vamos investigar alguns formatos de compartilhamento de apresentações. Como ficou claro na aula passada, é preciso ter cuidado com alguns recursos do Power Point, pois nem sempre eles vão funcionar adequadamente no momento da apresentação.

O compartilhamento é um dos momentos mais críticos de uma apresentação. Afinal, você está movendo o documento de um computador para outro, que nem sempre atende aos requisitos para uma boa apresentação.

Se sua apresentação não estiver funcionando adequadamente no momento da exposição, é provável que seja um dos seguintes problemas:

• Versão do PowerPoint: a versão que você está usando para apresentar é muito diferente da versão em que a apresentação foi criada. Isso gera incompatibilidade, reduzindo a quantidade de recursos disponíveis para uso.
  • Software similar ao PowerPoint: existem softwares similares ao PowerPoint gratuitos que prometem entregar a mesma qualidade que o produto da Microsoft, mas acabam sendo incompatíveis com o mesmo.
  • Falta de internet: quando pegamos um vídeo do YouTube e inserimos seu link na apresentação, o PowerPoint vai consultar a Web para consumir o vídeo. Portanto, o vídeo não funcionará se não houver internet no computador da apresentação.
Vimos na aula passada que os vídeos baixados e inseridos no PowerPoint eliminam o último problema. Aliás, o PowerPoint consegue executar o vídeo mesmo quando ele é deletado de seu computador, visto que o programa cria uma cópia de segurança visando a integridade da apresentação.

Vamos analisar algumas formas de compartilhamento do PowerPoint.

A primeira e mais usual é por meio do PDF. O método do PDF é o mais confiável que existe, pois qualquer computador com Windows é capaz de ler um PDF e a própria natureza do arquivo é bastante segura e fidedigna.

Para esse estudo, vamos abrir um novo documento PowerPoint e inserir o vídeo da aula 3.

Antes de continuar, teste se o vídeo está funcionando adequadamente. Para exportar, vamos em Arquivo > Exportar > Criar Documento PDF/XPS.

Este será o resultado:

Estamos usando o leitor Foxit para ler o PDF. Nosso vídeo simplesmente virou uma imagem estática, deixando de ser propriamente um vídeo. Esse é o preço que pagamos por ter um documento facilmente compartilhável e independente da versão do PowerPoint do computador de destino.

Por indução lógica, você deve ter entendido que todas as animações e efeitos do PowerPoint deixarão de funcionar no documento PDF. Ou seja, pondere muito bem quais recursos vai usar em sua apresentação; muitas vezes o simples é o mais eficiente.

Outra alternativa de compartilhamento seria usar a impressão do documento. Porém, ela também gerará um arquivo PDF contendo os mesmo problemas vistos na exportação.

O método ideal de compartilhar seu documento é por meio do OneDrive, a nuvem da Microsoft. Nós conseguimos ter o mesmo documento na nuvem que no computador, ao passo que, ao acessar o OneDrive no computador de destino, podemos fazer a apresentação pelo navegador.

Para isso, vamos habilitar o salvamento automático e deixar nossa apresentação no OneDrive.

Em seu OneDrive, o documento PowerPoint ficará em Meus Documentos por padrão. Ao abrir o documento no navegador, nos deparamos com isso:

Todas as funcionalidades estão OK, e o vídeo funciona normalmente, como na versão do software do computador. Também podemos fazer a apresentação por aqui sem problema nenhum, mas isso também requer acesso à internet.

Portanto, temos as seguintes formas de compartilhamento:

• PDF: é a forma mais segura, só que elimina todos os efeitos da apresentação, inclusive os vídeos. É o formato ideal para trabalhos simples, que precisam de confiabilidade.
  • Compartilhamento direto: só usamos o compartilhamento direto, que seria enviar o documento do PowerPoint ao computador de destino, se temos 100% de certeza sobre a compatibilidade das versões.
  • Via OneDrive: se o computador de destino tiver acesso à internet, sem dúvidas, enviar o documento via OneDrive é a forma mais segura de ter todos os recursos do PowerPoint sem se preocupar com compatibilidade.
Atualmente, a forma mais usada é o PDF, mesmo com suas grandes desvantagens.

Prontinho, você acabou de aprender alguns detalhes importantes sobre compartilhamento de documentos PowerPoint que podem salvar sua apresentação no futuro.

Continue sua trajetória de aprendizagem!

Este artigo pertence ao Curso de Pacote Office Intermediário