Componentes de um Computador - Quais são e para que servem

O computador é formado pelo conjunto de peças construídas em torno de seu microprocessador, todas elas constituindo o que é chamado de hardware. Tais componentes atuam em diferentes funções e, no final, permitirão a execução de atividades variadas, como envio de envios, navegação na internet ou redação de documentos.

Imagem Interna

A seguir, vejamos quais são os principais componentes de um computador, considerando a variedade de mesa, ou seja, o desktop.

• Gabinete: é a parte do computador que todo mundo vê, ou seja, aquela “caixa” metálica formada por partes plásticas cuja função é manter cada peça em seu lugar.

• Unidade central de processamento (CPU): é o principal processador do computador, como se fosse o cérebro da máquina. A CPU é a responsável pela velocidade na qual a máquina opera em suas tarefas, como abrir um programa.

• Drive óptico: são os dispositivos que permitem que uma mídia óptica, como CD, DVD ou Blue Ray possa ser lida e reproduzida no computador. Alguns permitem ainda a gravação de mídias.

• Processador: trabalha a informação gerada durante a operação do computador, processando cada função acionada. Em suma, o processador, como o próprio nome já diz, é o responsável por todo o processamento de dados da máquina. Exemplo: interpretar as ações do botão do mouse e fazer com que o Word abra o arquivo solicitado.

• Cooler: altas temperaturas afetam o desempenho do computador, por isso há a necessidade de um componente que a regule por arrefecimento. O cooler é o item acoplado à CPU, mais especificamente sobre a área central da placa-mãe, para controlar e manter a temperatura dentro dos padrões normais requeridos. Também há outros tipos de cooler, como os ventiladores (joga o ar frio de fora para dentro do gabinete) e os exaustores (que retiram o ar quente interno).

• HD (HDD) / SSD: o hard disk ou HD é o responsável pelo armazenamento e, por isso, pode gravar e regravar informações. Salva dados de arquivo e sistema operacional. Os SSD’s, por sua vez, são um tipo evoluído de HD capazes de transmitir as informações em tempo recorde. Esse item é mais silencioso que o HD e apresentam maior durabilidade quanto a danos físicos. É importante lembrar que, sem o HD, não há espaço para instalar o sistema ou salvar arquivos.

• Memória RAM: é a memória de acesso rápido que armazena, de forma temporária, informações que precisem ser acessadas de maneira rápida pelo sistema operacional. Isso inclui arquivos do próprio sistema. Um detalhe importante é que a memória RAM perde as informações quando deixa de ser energizada, ou seja, quando o computador é desligado, mesmo que de forma rápida.

• Memória de leitura (ROM): um tipo permanente de armazenamento de memória usado pelo computador para dados importantes que não mudam.

• Basic input/output system (BIOS): um tipo de ROM que é usado pelo computador para estabelecer a comunicação básica quando o computador é iniciado.

• Cache: A área de armazenamento dos dados frequentemente usados em memória RAM, extremamente rápida, conectada diretamente à CPU.

• Memória virtual: Espaço no disco rígido usado para armazenar temporariamente dados na memória RAM, chaveando-os quando necessário.

• Placa-mãe: é a principal placa do computador e, por isso, interliga todos os outros componentes para fazer a máquina funcionar. Assim, permite a interligação lógica e física entre memória RAM, processador, HD, placa de vídeo, drive óptico, etc. Esse trabalho é feito por controladores responsáveis pela comunicação dos dispositivos e slot’s nos quais cada um se encaixa.

• Fonte de alimentação (ATX): um transformador elétrico responsável por alimentar os componentes do computador com tensões de 3.3, 5 e 12 volts. Em outras palavras, a fonte de alimentação recebe a energia da rede elétrica e a modifica para distribuir aos componentes da máquina.

• Disco rígido: é um depósito permanente e de grande capacidade, que guarda informações como programas e documentos

• Sistema operacional: software básico que permite ao usuário interfacear com o computador.

• Controlador IDE (Integrated Drive Electronics): interface primária com o disco rígido, CD-ROM e drive de disquete. (Dispositivo praticamente extinto).

• Barramento PCI (Peripheral Component Interconnect): maneira mais comum de conectar componentes adicionais ao computador, o PCI usa uma série de slots na placa-mãe nos quais as placas PCI se conectam.

• SCSI (Small Computer System Interface): pronuncia-se "scãzi" e é um método de adicionar dispositivos extras ao computador, como discos rígidos ou scanners.

• AGP (Accelerated Graphics Port): é uma conexão rápida usada pela placa gráfica para fazer a interface com o computador.

• Placa de som: usada pelo computador para gravar e reproduzir áudio, convertendo som analógico em informações digitais e vice-versa.

• Placa de vídeo: aquilo que você visualiza na tela do seu computador são gráficos gerados pela placa de vídeo. Esses gráficos são processados para sua exibição pela placa de vídeo através do monitor. A função resumida da placa de vídeo é processar arquivos já existentes no computador e exibi-los no monitor.

De posse das informações sobre os componentes de um computador, podemos afirmar que ele recebe as informações através do teclado, mouse, CD, modem ou placa de rede. A partir daí, pode processá-las e exibi-las para o usuário no monitor, armazená-las no HD ou enviadas à rede pelo modem ou placa de rede.

Este artigo pertence ao Curso de Técnico em Informática