Área do Aluno


ou



COMPONENTES QUE PODEM SER REPARADOS

Após o diagnóstico, você poderá começar a trabalhar efetivamente com o conserto e manutenção de celulares. O mau funcionamento do aparelho é um pesadelo para quem usa, mas certamente uma oportunidade interessante para quem o conserta. 

Às vezes, o problema é resolvido substituindo a tela ou removendo um pouco de poeira já na limpeza - algo que todo técnico de celular pode fazer. Entretanto, obviamente há problemas mais complicados.

Existem três tipos de falhas no telefone celular:


  • Falhas de hardware: ocorrem devido ao mau funcionamento de hardware
  • Falhas de software: ocorrem devido a problemas com software
  • Falhas de configurações: ocorrem devido a configurações erradas / inválidas

A seguir, veja os principais tipos de problemas que geralmente ocorrem nos celulares modernos e como solucioná-los.

Tela quebrada

Há grandes rachaduras na tela, ou ainda, ela não responde de forma adequada aos toques? É melhor substituí-la. Com isso, o painel da tela, o touchscreen e a camada protetora sobre a tela são renovados. A vantagem é que quase toda a frente do celular do cliente ficará com a aparência muito mais jovem. 

Sistema touchscreen

Na mesma linha do problema anterior, quando ocorre problemas nesse sistema, a primeira hipótese e a ser investigada é a tela e, em segundo caso, o cabo flat da placa do celular. Pode ocorrer também que o conector ou o circuito da placa, que faz as leituras do touchscreen, estejam com defeito, e não a tela. 

Microfone defeituoso

“O que você disse? Eu não ouço nada... Olá, alguém está aí?”. É assim que as conversas ocorrem em celulares com problemas no microfone. O aparelho ainda funciona bem, mas ninguém consegue ouvir a pessoa durante uma chamada. Felizmente, o microfone pode ser substituído na maioria dos smartphones.

Processador

O processador não é capaz de fazer um celular funcionar sozinho, mas ele certamente é um dos componentes mais importantes. Como em um computador, o ele é capaz de fazer cálculos matemáticos e acessar itens de memória em segundos, para executar o sistema operacional instalado e gerenciar as funcionalidades dos softwares.

Em muitos casos, pode ocorrer problemas nesse componente, levando todo o aparelho a uma pane. A solução é trocá-lo, conforme o modelo do celular.

Sistema operacional

Não menos importante, para que o celular seja de fato smart, ele precisa contar com um sistema operacional que seja capaz de extrair o que há de melhor nos componentes. Assim, sistemas como Android, iOS ou Windows Phone ficam encarregados de otimizar as funções de forma que todas as peças de smartphone trabalhem em conjunto e em sintonia.

Entretanto, após um tempo de uso, é comum que os celulares comecem a apresentar lentidão. Isso ocorre principalmente devido a problemas no sistema operacional. Nesta perspectiva, é importante ressaltar que todo aparelho tem um limite, que está relacionado a quantidade de aplicativos que se pode instalar e usar simultaneamente. Ademais, com o passar dos anos, muitos aplicativos são otimizados, ficando cada vez mais pesados. Portanto, aparelhos com mais de 5 anos geralmente começam a apresentar dificuldades para executar os apps atuais.

Outro fator que prejudica o sistema operacional de um celular é que, frequentemente, ao se instalar e remover alguns tipos de aplicativos, os arquivos relacionados são mantidos. Nesse caso, você poderá realizar alguns procedimentos de limpeza de cache e utilizar aplicativos de limpeza, como o CCleaner. 

Além disso, em casos mais extremos, será preciso realizar um reset, voltando o sistema operacional ao padrão de fábrica. Isso certamente resolve o caso. 

Os procedimentos citados ajudam a aumentar um pouco a vida útil do aparelho do cliente, mas, em muitos casos, quando o celular tem mais de 5 anos, a troca será inevitável.

Câmera quebrada

O seu cliente gosta de tirar fotos, mas o celular dele não “vê” mais nada, pois a câmera está quebrada? Fique tranquilo, uma câmera com defeito também pode ser consertada. Para isso, basta substituir a defeituosa por uma nova. Em muitos casos, este não é um procedimento complicado e o reparo é realizado rapidamente. Basta identificar o modelo do celular e solicitar uma câmera nova para seu fornecedor.

Problema na placa do celular

Em virtude da sua enorme importância, a placa do celular é vital para o funcionamento do aparelho. Entretanto, defeitos que ocorrem nesse item podem ser de difícil detecção, pois são confundidos, geralmente, com problemas em outros componentes.

Aparelho liga, mas trava na tela inicial

Problemas com chips de memória RAM, BIOS e controladores de periféricos do celular podem fazer com que o aparelho simplesmente trave na inicialização.

Botões que falham

Botões que não funcionam de forma correta podem indicar defeitos nos circuitos do smartphone. Analise a conexão com a placa.

Superaquecimento

Outro mal que ataca a placa dos celulares é o superaquecimento. Neste sentido, a temperatura em uso contínuo não deve ultrapassar os 42 °C.

Para resolver esse problema, você deve proceder da seguinte forma:


1. Verifique se o telefone celular superaquece quando um determinado aplicativo está em execução ou se o superaquecimento acontece o tempo todo.

2. Atualize o sistema operacional do software do telefone móvel para a versão mais recente. Isso pode resolver o problema de superaquecimento.

3. Superaquecimento do smartphone pode ocorrer se muitos aplicativos estiverem sendo executados ao mesmo Tempo. Feche todos os aplicativos e tente executar 1 aplicativo por vez.

Se o superaquecimento persistir, há algum problema de hardware interno, então troque a bateria para resolver o problema de aquecimento.

Smartphone não liga

Falhas na solda, oxidação ou umidade, por exemplo, podem causar este tipo de problema. A solução talvez esteja em revisar todas as soldas da placa.

Celular descarrega muito rápido

Neste caso, é provável que o problema esteja na bateria e que ela precise ser substituída por uma nova. Mas o circuito de carregamento da placa também pode estar com problema. Vamos conhecer um pouco sobre os dois possíveis problemas!

Bateria: as baterias de Lítion são projetadas para um certo número de ciclos de descarga de carga. Durante o uso a capacidade utilizável começa a diminuir até que a bateria não carregue mais toda a carga. 

Placa do sistema: a placa do sistema é o componente mais importante do dispositivo. Ele pode ter danos completamente diferentes, como resultado o smartphone ou tablet pode descarregar rapidamente.

Soluções para falhas de bateria

1. Verifique o conector da bateria e o plugue do carregador para ver se há algum problema.

2. Verifique se há poeira ou corrosão no conector ou algum pino quebrado. Limpe os pontos usando cotonetes de limpeza.

3. Verifique o conector da interface para ver se há poeira. Se houver poeira limpe ou substitua.

4. Se o problema da bateria não for resolvido, atualize o software para a versão mais recente.

5. Verifique se há algum curto-circuito.

6. Se houver um problema sério no nível do conselho, é melhor substituir o toda a placa mãe do celular.


Bateria com defeito

Se a bateria acabar logo após o carregamento, então, provavelmente há algum tipo de defeito. A solução para um celular com bateria substituível é muito simples: basta comprar uma nova bateria e instalá-la, sem precisar desmontá-lo. 

A grande maioria dos smartphones modernos, no entanto, não possui mais baterias facilmente substituíveis. É evidente que também é possível trocá-las, mas o celular deve estar desmontado para isso. Retire a bateria defeituosa e coloque a nova, assim, a duração ficará tão boa quanto a de um aparelho novo.

Por fim, vale destacar que uma das coisas mais estressantes sobre a bateria de smartphone é quando ela esquenta muito. A temperatura deve estar entre 0 e 35 °C. Oriente os clientes sobre esses cuidados.

Memória RAM

Esse é outro dos componentes de celulares modernos que merece a sua atenção como profissional. A memória RAM funciona como uma auxiliar do processador, sendo responsável por ler e armazenar dados que não precisam ser salvos. Portanto, cada aplicativo em execução consome um pouco dessa memória, para executar as suas funcionalidades. Em caso de defeito, todo o celular entra em pane, e a troca do componente será necessária.

Slot cartão SIM

O cartão SIM pode apresentar algum tipo de mau contato em seu slot. Se não for esse o caso e não existir um bloqueio no próprio cartão, então, o problema provavelmente está no contato eletrônico que faz a ligação entre a placa e o slot.



Este artigo pertence ao Curso de Conserto e Manutenção de Celulares Básico

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados