COMPUTADORES PRÉ-MODERNOS

Imagem Interna

A primeira metade do século XX reuniu o desenvolvimento de vários computadores mecânicos com a adição de componentes eletrônicos aos projetos originais. Em 1931, Vannevar Bush implementou um computador com a arquitetura binária propriamente dita, ou seja, usando os bits 0 e 1.

Essa base decimal exigia que a eletricidade assumisse 10 voltagens diferentes, algo muito difícil de ser controlado. Assim, Bush fez uso da lógica de Boole, onde somente dois níveis de voltagem já eram suficientes. No período da Segunda Guerra Mundial, a desencriptação de mensagens e criação de armas mais inteligentes foram decisivas para a computação.

Entre os projetos desenvolvidos nesse período, destacam-se o Mark I, no ano de 1944, criado pela Universidade de Harvard (EUA), e o Colossus, em 1946, criado por Alan Turing. Esse focou sua pesquisa na descoberta de problemas formais e práticos que poderiam ser resolvidos através de computadores.

Para os que apresentavam solução, foi criada a teoria da “Máquina de Turing”, que, através de um número finito de operações, resolvia problemas computacionais de diversas ordens.  A máquina foi colocada em prática através do computador Colossus, também supracitado.

Este artigo pertence ao Curso de Técnico em Informática