COMUNICAÇÃO
A comunicação é a maneira pela qual, através da voz, da escrita, de sinais e gestos, transmitimos informações, ideias, etc.
Em se tratando de comunicação nas empresas, quando há falha na comunicação, isso pode trazer muitas consequências negativas, como clientes insatisfeitos. Por isso a importância de uma comunicação eficaz.
Então, podemos definir a comunicação como o conjunto de ações que a empresa coordena com o objetivo de ouvir e repassar informações que são úteis para todos.
O objetivo da comunicação é fazer de cada colaborador um aliado na formação da imagem positiva da empresa. E para você, futuro recepcionista, alcançar estes objetivos, significa aprender a se comunicar.
Um simples e-mail mal redigido dificulta o processo de comunicação e ainda passa uma imagem de falta de profissionalismo. A comunicação é, portanto, um meio de troca de informações que, quando mal interpretadas, podem causar sérios prejuízos financeiros.
Por isso, são necessários alguns elementos para que a comunicação ocorra. Uma falha pode comprometer todo o processo de comunicação. São eles:
Emissor: quem envia a mensagem;
Receptor: para quem a mensagem é destinada;
Mensagem: é aquilo que é comunicado;
Código: é formado por um conjunto de sinais (signos), organizados de acordo com determinadas regras. Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, sons, cores etc. Toda comunicação é feita através de códigos. Um exemplo de código é o idioma, que no nosso caso é o português;
Canal: trata-se do meio físico ou virtual, através do qual a mensagem é transmitida. Exemplos: carta, livro, telefone, fax, e-mail, rádio, TV, etc.;
Ruído: é qualquer elemento que atrapalha o processo da transmissão de uma mensagem de um emissor para um receptor;
Feedback: é a confirmação de que a mensagem foi recebida;
Contexto: é o contexto em que a troca de mensagens acontece.
A comunicação eficaz é um fenômeno essencial e imprescindível ao bom funcionamento de uma organização.
Para que a comunicação atinja seus objetivos, é necessário que seja clara e passe credibilidade. Muitas vezes pode haver a informação, mas não a comunicação, porque comunicação só existe quando a outra parte entende.
Outro fator que influencia na qualidade da comunicação são os veículos e instrumentos utilizados. Sim, a palavra dita é a forma de comunicação mais rápida e a mais utilizada, mas há ainda vários canais através dos quais a comunicação pode ocorrer, são alguns deles:
Telefones;
Gráficos;
E-mails.
Semáforos;
Manual de recepção;
Jornal da empresa;
Circulares e panfletos;
Cartas diretas ao pessoal;
Boletins e murais.
A importância do feedback
O feedback tem como objetivo informar o emissor acerca da recepção e da eficaz decodificação (compreensão) da mensagem por parte do receptor. O feedback provoca:
Segurança para o emissor;
Confiança entre emissor e receptor;
Mais comunicação (futura).
Feedback servem para:
Confirmar ou reprovar a mensagem recebida;
Mostrar compreensão da mensagem enviada;
Concordar;
Discordar;
Acrescentar algo ao que foi dito.
Fatores que dificultam o feedback
Não conhecer o assunto;
Falta de meios de comunicação apropriados;
Ausência de ambiente favorável;
Dificuldade de se expressar;
Receio de magoar, desapontar ou de ser mal interpretado.
Por conta desse motivo, muitos dos problemas de comunicação nas empresas decorrem de interferências no feedback. O recepcionista deve ter em vista que em primeiro lugar é necessário saber ouvir muito bem, e construir com cuidado as mensagens que deseja expressar, tanto em relação à forma quanto ao conteúdo, para um melhor desempenho no seu trabalho.
Este artigo pertence ao Curso de Recepcionista
Faça o Curso completo grátis!!