Conceito de Trabalho em Altura
O trabalho em altura é toda atividade executada acima de dois metros do solo, onde haja qualquer risco de queda do profissional.
Adotou-se essa medida de dois metros como referência por ser um padrão de nível em várias normas regulamentadoras.
Dessa forma, facilita a compreensão e a praticabilidade, eliminando dúvidas de entendimento da Norma e as medidas de proteção a serem implantadas.
Entretanto, não significa que essas medidas não devem ser implantadas para anular ou minimizar os riscos nos trabalhos realizados em altura igual ou inferior a dois metros.
Este tipo de trabalho requer cuidados especiais para que seja realizado com segurança, minimizando o risco aos trabalhadores e oferecendo todas as garantias de segurança para a realização das atividades de forma satisfatória.
Muitas atividades exigem trabalhos de grande altitude, como manutenção, reparo, construção, restauração de edifícios ou obras de arte, montagem estrutural e limpeza especial.
Por exemplo, trabalhos realizados em andaimes, escadas, postes e plataformas, bem como atividades de alto mar, como escavação, estão em risco.
Portanto, somente profissionais devidamente treinados e protegidos podem realizar essas atividades. Nesse viés, a NR 35 especifica como esse trabalho deve ser executado e as principais medidas para evitar acidentes.