Conceitos fundamentais: mente consciente e inconsciente
Como já abordamos de forma breve, a PNL busca entender os padrões de pensamento e a sua relação com o comportamento. Dessa maneira, dois conceitos fundamentais se sobressaem, sendo o de mente consciente e mente inconsciente.
A respeito da mente consciente, ela é a parte da nossa mente que está envolvida de forma ativa na tomada de decisões, análise de informações e tudo que envolve a interação com o mundo exterior.
Assim, a mente consciente lida com processos cognitivos como raciocínio lógico, pensamento analítico e tomada de decisões. No contexto da PNL, a mente consciente desempenha um papel importante na definição de objetivos e na abordagem lógica das informações.
Por outro lado, a mente inconsciente é uma parte muito mais vasta, inexplorada e poderosa da nossa mente que opera abaixo do nível de consciência, cuidando de funções como controle de processos fisiológicos, armazenamento de memórias, processamento emocional e regulação de hábitos e comportamentos automáticos.
Junto a isso, a parte inconsciente de nossa mente é também responsável por formar as nossas crenças e valores, criando assim o nosso padrão de comportamento, responsável pela principalmente pela personalidade. Portanto, a mente inconsciente é a parte mais influente em nossas decisões, já que atua de maneira automática.
Esses conceitos fundamentais são a base da PNL, que utiliza desse entendimento para poder auxiliar na promoção de uma comunicação eficaz, facilitar a mudança pessoal, alcançar os objetivos, superar obstáculos e melhorar a qualidade de vida, explorando e trabalhando com esses dois aspectos da mente humana.
Este artigo pertence ao Curso de Básico de Programação Neurolinguística (PNL)
Faça o Curso completo grátis!!