Conceitos Gerais da Informatica
Ao adentrar no mundo digital, é necessário conhecer alguns conceitos básicos, para conseguir compreender a linguagem daqueles que manuseiam os computadores.
A informática tem o seu próprio vocabulário e é por isso que é necessário se familiarizar com os diferentes termos que são referentes as partes dos computadores.
De forma simplificada, separamos os principais para que você possa compreender melhor. Acompanhe os seguintes parágrafos:
Hardware
Em tecnologia da informação, o hardware é a definição da parte física de um computador, tablet, celular e de outros dispositivos eletrônicos, sendo então as peças que compõem a máquina, isso inclui tanto a parte interna quanto a externa.
Para que o hardware funcione, é necessário um software, que são os programas e a parte de programação, falaremos mais sobre isso nos próximos capítulos. De forma resumida, o hardware é parte palpável.
Dentro da classe dos hardwares, é possível classificá-los em internos e externos.
- Hardware Interno
O hardware interno é aquele que a priori não está visível, pois está dentro do equipamento.
Sendo assim, temos como exemplo partes como placa mãe, memórias, processador e outras partes que formam e permitem o computador funcionar.
Para cada tipo de dispositivo haverá suas especificações com relação a componentes, mas em geral grande parte possui se não todos, alguns do exemplo citado.
- Hardware externo
O hardware externo é a parte em que o usuário interage diretamente, ou seja, os componentes que estão fora e que são visíveis externamente.
Para exemplificar, alguns desses elementos são o mouse, teclado, tela fone de ouvido e todos os outros que possam ter contato direto ou possa integrar de alguma forma o computador.
Diferente do interno, o hardware externo geralmente possui uma forma que uma pessoa consegue identificar a função, pois como há um contato direto com o usuário, é necessário estabelecer uma comunicação visual.
Por exemplo, um teclado é fácil de saber para que serve, pois as letras e a forma permitem uma leitura de como usar e sua função.
Software
Os softwares são uma parte do computador na qual não são palpáveis e que funcionam como um conjunto de instruções que são atribuídas para uma máquina e que devem realizar alguma ação ou um conjunto de ações.
Nós temos contato com os softwares a todo tempo. Isso porque essas tecnologias digitais estão presentes em todos os programas do computador, vídeo games, Smart TVs etc.
Para exemplificar melhor, um software pode ser um navegador, um jogo, um editor de áudio, vídeo e foto e aplicativos.
Os softwares desempenham funções essenciais para o funcionamento do computador. Ao todo, essas funções, bibliotecas e módulos geram no final do desenvolvimento um programa executável.
Os softwares podem ser divididos nas seguintes classificações:
- Software de programação
Essas são ferramentas utilizadas pelos programadores para criar softwares e programas. Os softwares de programação geralmente funcionam em sistemas operacionais comuns, ou seja, não é necessária uma máquina diferente para criar ou manipular softwares.
As instruções para o desenvolvimento de software são escritas em códigos específicos de acordo com a linguagem de programação utilizada. As linguagens mais conhecidas na área da computação é C/C++, Java, Python, Swift, PHP.
- Software de sistema
Os softwares de sistema são os programas que fazem a comunicação entre o computador que utiliza o sistema binário (de baixo nível) com o usuário, que necessita de uma interface de fácil utilização.
Ainda, os softwares de sistema funcionam como base para outros softwares. Ou seja, os programas, aplicativos, jogos, navegadores, são somente executados se o dispositivo contar com um software de sistema que esteja funcionando corretamente.
- Software de aplicação
Os softwares de aplicação são os mais conhecidos pelos usuários. Isso porque eles estão presentes no dia a dia e executam tarefas cotidianas.
Assim, os jogos, editores de textos, acessórios do sistema operacional, aplicativos, navegadores e redes sociais são exemplos de softwares de aplicação.
Processamento
Os computadores têm um ciclo para a execução das tarefas e os softwares se encaixam na etapa de processamento.
O processamento de dados é uma série de tarefas realizadas de forma ordenada e padronizada, com intuito de realizar a manipulação dessas informações para algum fim específico em que o usuário requisitou.
Para a realização dessas atividades, é necessário que haja etapas.
Sendo assim, o processamento de dados é feito basicamente em três fases: entrada, processamento e saída.
- Entrada
Nessa fase, são inseridas as informações ou valores para serem computados. Para facilitar, podemos usar o exemplo de uma soma, aqui o usuário informará 5+4.
- Processamento
Após as informações serem inseridas, o computador segue uma instrução, a qual irá processar essas informações enviadas de acordo com o que foi requisitado. Sendo assim, a soma informada vai ser calculada nessa parte.
- Saída
Com os dados processados, o computador emitirá o resultado que foi operado na fase anterior. Usando o exemplo anterior, a soma que o usuário informou e já foi calculada na fase na fase de processamento, nessa fase emitiria o resultado processado, ou seja, 9.
Como podemos observar no dia a dia, as operações de processamento vão além de contas aritméticas, há um universo de possibilidades que vai desde recepção e processamento de arquivos até operações mais complexas.
Este artigo pertence ao Curso de Digitação
Faça o Curso completo grátis!!