Embora o Excel tenha como seu principal objetivo trabalhar com planilhas e arquivos locais, do próprio computador, nada impede o consumo de dados da internet.
Aliás, é importante dizer que o Excel possui recursos nativos para explorar e trazer informações de sites da Web automaticamente, requerendo apenas uma URL válida e que os dados estejam minimamente formatados como uma tabela.
Dedicamos este tópico a aprender sobre consumo de dados de páginas Web.
Para começar, devemos escolher uma página com algumas informações de interesse, e cuja formatação esteja mais ou menos próxima de uma planilha. Uma básica bastante usada em exemplos é a List of Lakes by Area, do Wikipédia. Você pode consultar a página pelo link (https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_lakes_by_area).
Logo no começo podemos ver que a página tem o formato de planilha, portanto está apta a ser usada pelo Excel. Em seu navegador, copie a URL da página e abra um novo documento Excel. Vá em Dados > Obter e Transformar Dados > Da Web. Cole a URL e clique em OK. Vai levar um tempo até o Excel acabar de ler a página.
Assim que o Excel terminar de ler a página Web, ele abrirá um menu com algumas opções de tabelas. Isso deixa claro que o Excel lê páginas Web como planilhas, por isso é importante que a página tenha uma mínima estrutura de tabela. Clique nas tabelas e veja uma prévia.
Vamos comparar estas listas à página que fornecemos ao Excel.
Fica claro que o Excel conseguiu extrair as informações das seções “Conventional list” e “Geological list” da página Web, organizando tudo em uma planilha.
Vamos tratar os dados coletados da “Conventional list” usando o Power Query. Para isso, selecione a “Conventional list” e clique em Transformar Dados.
A primeira linha está com problema, pois trata-se do nome das colunas, mas o Power Query já identificou e adicionou os nomes às colunas. Portanto, temos que apagar a linha. Para isso vá em Página Inicial > Reduzir Linhas > Remover Linhas > Remover Linhas Superiores. Coloque “1” em Número de linhas e clique em OK.
As duas primeiras colunas não têm sentido para nossa planilha, portanto podemos removê-las.
Pronto, podemos clicar em Fechar e Carregar para jogar os dados na planilha de Excel.
E é assim que conseguimos extrair dados da internet usando Excel.
Parabéns por concluir esta aula. Continue engajado em sua jornada de aprendizagem!