CONTEXTO HISTÓRICO DA BRINQUEDOTECA
A discussão sobre a importância do brincar para a criança tem uma longa história descrita por muitos estudiosos e pensadores do meio educacional. O brincar sofreu transformações no processo histórico desde o seu reconhecimento como elemento importante para a formação do ser humano. Em 1959, a importância do brincar foi reconhecido mundialmente, conforme descrito no Princípio 7º da Declaração Universal dos Direitos da Criança, (1959 s/p.) cujo texto diz, "A criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a atividades recreativas, que devem ser orientadas para os mesmos objetivos da educação; a sociedade e as autoridades públicas deverão esforçar-se por promover o gozo destes direitos".
A história relata que a Brinquedoteca surge com várias denominações como: Toy-Library (biblioteca de brinquedo), na Inglaterra; Ludothéque, na França; Lekoteks na Suécia; no Brasil Brinquedoteca ou Ludoteca, sob influências portuguesas que se instalaram em diversos pontos do mundo. O sistema de compartilhamento de brinquedos surgiu em 1934, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Nessa época, o país passava por uma forte depressão econômica e as crianças estavam furtando os produtos de uma loja de brinquedos. A fim de acabar com o problema, o dono da loja resolveu criar um serviço de empréstimo de brinquedos, utilizado até hoje nas brinquedotecas.
Ainda existe, nos EUA, a brinquedoteca chamada de 'Toy Loan' ou 'Toy Libraries', com propósito apenas de emprestar brinquedos, caracterizado como recurso comunitário". A expansão deste serviço ocorreu com mais intensidade na década de 1960, com disseminação para a Europa em países como: Suécia, Inglaterra, Bélgica e França, mas, com propósitos ligados à orientação e empréstimo de brinquedos aos pais de crianças com deficiências, para estimular, no âmbito domiciliar, à aprendizagem por meio do brincar, evidenciando-se assim, o surgimento de outras funções da Brinquedoteca: a educacional e a terapêutica.
Na Inglaterra, se propôs a biblioteca de brinquedos com propósito de emprestar os brinquedos para levar à casa. Em outros países da Europa, como Suíça, Bélgica, França e Itália, denominaram o espaço lúdico de Ludotecas, com empréstimo para uso local ou domiciliar. A expansão e o reconhecimento da importância do brincar e do brinquedo para o desenvolvimento na infância foram tão profundos, que em 1976, realizou-se em Londres o primeiro Congresso sobre o trabalho iniciado com o empréstimo de brinquedos.
Anos depois, 1981, ocorreu o II Congresso de Brinquedotecas em Estocolmo, na Suécia; em 1987 - Congresso Internacional de Toy Libraries no Canadá; em 1990, V Congresso Internacional de Brinquedotecas em Turim, Itália e por fim, 1993, Encontro Mundial sobre o brincar na Austrália.
No Brasil o primeiro projeto de brinquedoteca surgiu na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em 1971. Neste ano, uma grande exposição de brinquedos pedagógicos para os pais dos excepcionais, professores e alunos foi realizada pela associação. Como a exposição foi um sucesso, a APAE implantou a Ludoteca, um sistema de rodízio de brinquedos e materiais pedagógicos. Nesse espaço os brinquedos passaram a ser utilizados no formato das bibliotecas tradicionais, com empréstimo e devolução.
Depois desse primeiro passo, a primeira brinquedoteca, da forma como ela é conhecida atualmente, voltada para o ato de brincar, foi criada pela escola de educação especial Escola de Indianópolis, hoje Instituto Indianópolis, em São Paulo. Devido a grande importância da brinquedoteca na educação infantil, em 1984 foi criada a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri), uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivos divulgar o conceito de brinquedoteca e evidenciar sua relevância.
Após a criação da ABBri, houve expansão de Brinquedotecas por todo Brasil, mas, foi em São Bernardo do Campo (SP), que implantou-se a primeira Brinquedoteca pública. No Brasil, existem cerca de 180 brinquedotecas inscritas, desde 2005, em diferentes regiões do país, com variados objetivos e características.
Este artigo pertence ao Curso de Brinquedoteca e Aprendizagem Infantil
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