A historia do Bonsai

Como dito anteriormente, a história do Bonsai teve início no Império Chinês. Entretanto, a arte de cultivo dessas plantas em pequenos recipientes, como as bandejas, só foi realizada após a chegada da cultura no Japão.

Enquanto isso, na China, essas pequenas árvores eram cultivadas diretamente no solo, fazendo aglomerações para a construção de jardins esteticamente valorizados. Essa mini floresta era chamada de Pun-ching e seu principal objetivo era simular o ambiente natural dentro dos grandes palácios chineses.

Agora, quando nos referimos ao cultivo das árvores anãs em bandejas e potes, podemos também encontrar referências desta forma de cuidar do bonsai como Pun-sai. O Pun-sai surgiu através dos monges budistas.

Imagem Interna

Esses líderes religiosos foram os principais responsáveis pela expansão do Bonsai ao redor do mundo, visto que eram os monges que forneciam suas artes para os mercadores que realizavam a interligação do comércio entre a China e o Japão.

Dessa forma, os Bonsais adquiriram um valor muito maior, deixando de serem simples plantações. Na verdade, as pequenas árvores eram dadas de presente como artigos de luxo. Os potes onde eram colocados também exerciam forte influência na valorização do seu presente.

Outro ponto importante é que os bonsais eram utilizados para replicar paisagens reais, como consequência da Teoria dos Cinco Elementos.

Teoria dos Cinco Elementos

A medicina tradicional chinesa possui algumas divergências dos conceitos aplicados na medicina ocidental. Os chineses possuem uma relação especial com elementos presentes à sua volta e por isso, a base da medicina chinesa é apresentada pelos elementos naturais e suas interações entre si e com o homem.

Dessa forma, a Teoria dos Cinco Elementos, é um modelo teórico que foi desenvolvido pelo mestre Tsu Yen (350-270 aC) durante a Dinastia Qing. Tsu Yen e seus aprendizes criaram essa teoria no século 4 a.C., com o objetivo de desmistificar a natureza e criar um sistema teórico intelectual, racional, que fosse capaz de explicar a influência dos elementos naturais com a integridade humana.

Essa teoria, entretanto, não surgiu do nada. Este estudo é na verdade uma extensão do conceito do Ying Yang, onde acredita-se que nem tudo que é bom, é puramente bom, da mesma forma que nem tudo que é mau é completamente tomado pelas trevas. As pessoas e as coisas coexistem em uma relação de equilíbrio que precisa ser mantida para que a ordem seja estabelecida.

Antes de mais nada, trata-se de uma relação de respeito e cuidado com os recursos à nossa volta, tomando como base o entendimento que esses elementos influenciam na nossa qualidade de vida.

Com isso, os cinco elementos nada mais são que a representação das emoções, energias e materiais a partir da natureza. As árvores, por exemplo, são produtos da terra, que podem representar estabilidade, maturação e fertilidade.

Dessa forma, ao dar um presente como uma árvore de Bonsai era entendido que aquela pessoa estava desejando boas vibrações, saúde e perseverança que eram transmitidos pela árvore.

Se essas árvores fossem utilizadas para replicar um cenário, por exemplo, quanto mais fidedigno essa arte fosse da imagem original, acreditava-se que mais energia seria transmitida daquela arte para o presenteado.

O cultivo de Bonsai permaneceu na história das culturas chinesas e japonesas, se espalhando pelo mundo como uma arte milenar. Hoje temos diversos eventos para a exposição dessas obras, derivadas do século XIX.

Nessa época, a cidade de Takamatsu já estava cultivando campos de pinheiros anões como fonte de renda. Essas árvores já estavam sendo modeladas na época a partir da aplicação de técnicas mais avançadas de cultivo, fazendo com que a planta crescesse tomando uma forma mais específica.

Isso fez com que o termo Pun-tsai ganhasse mais força. O Bonsai é a pronúncia japonesa para o chinês do Pun-tsai. Ele era utilizado para diferenciar as árvores com técnicas mais sofisticadas do hachi-no-ki, que também eram cultivos realizados em bandejas, mas que não tiveram a aplicação bem sucedida das técnicas de cultivo.

Imagem Interna

Por isso, é importante que saibamos que o cultivo de bonsais não se trata apenas de um processo de rega ou alimentação do solo. Essa arte milenar é derivada de um estudo complexo realizado por anos e o sucesso de aplicação dessas técnicas implica até hoje no valor comercial dessas plantas.

Para que uma árvore de Bonsai possa adquirir um grande valor de mercado, é necessário que ela esteja por dentro dos padrões de cultivo, corte, poda e condução estabelecidos por normas estéticas. Logo, não é por que uma árvore está sendo cultivada em sua forma anã que ela poderá ser considerada como um Bonsai de alto valor comercial.

Este artigo pertence ao Curso de Técnicas de Cultivo de Bonsai