Contratação e gestão de funcionários de salão

Nenhum líder pode dirigir qualquer coisa efetivamente sem colocar as pessoas certas nos empregos certos. Isso significa que os gerentes de salão terão que dedicar algum tempo à criação de aplicativos para profissional do salão, recepcionistas e assistentes, além de lidar com o processo de entrevista. Embora possa parecer esmagador para um gerente iniciante, o processo é relativamente simples com as seguintes práticas recomendadas em mente:

Prepare respostas para perguntas de candidatos

A primeira coisa a lembrar é que você não está apenas entrevistando candidatos - eles estão verificando se seu salão é um bom ajuste para eles. Portanto, inclua detalhes relevantes para o papel em sua aplicação, e esteja preparado para responder perguntas sobre:

• A faixa salarial para este cargo
  • O tamanho da equipe
  • Uma clara divisão das responsabilidades regulares e irregulares para o papel

Anuncie em toda parte

Se você está procurando profissional para o salão em 2020, não faltam canais de aplicação para escolher. Procure em quadros de emprego online, vincula-se às suas páginas de mídia social e não se esqueça das postagens de jornais locais. A chave aqui é a visibilidade — você quer candidatos que são locais ou dispostos a viajar, então certifique-se de que é onde quer que eles vão olhar.

Acione a sua rede profissional

Em alguns casos, os melhores profissionais do salão vêm de referências profissionais. Quando você colocar a palavra para fora, verifique com sua rede profissional para ver se seus colegas profissionais do salão e gerentes de salão sabem de alguém que seria um bom para o cargo. Você ainda precisará realizar uma entrevista, mas recomendações de alguém em quem você confia podem ajudá-lo a se sentir mais confiante em uma decisão final.

Tenha políticas claras no local de trabalho que todos possam entender

Agora que você tem um novo empregado, é hora de treiná-lo. Mesmo um profissional do salão totalmente licenciado precisa se familiarizar com um novo salão, desde políticas de trabalho e horários semanais até processos de reserva. Cada salão faz as coisas de forma diferente, então esteja preparado para um período de onboarding para que todos estejam na mesma página.

Um salão só pode ser tão grande quanto seus profissionais do salão, por isso é essencial escolher as pessoas certas para o trabalho. Como gerente, você provavelmente desempenha um papel na criação de vagas de emprego, escolha de candidatos, realização de entrevistas e tomada da decisão final de contratação. Fazer tudo isso nem sempre é fácil — as habilidades de contratação são distintas do treinamento de beleza, e pode levar tempo para se sentir confortável com o processo.

Ao tomar sua decisão, lembre-se que você não está apenas procurando por beleza e experiência de cabelo em um currículo. Você também precisa de alguém compatível com sua cultura de trabalho. Seu salão é profissional, mas divertido? Seus profissionais do salão estão tão animados para conversar com clientes como uns aos outros? Quando um candidato tem personalidade e habilidades sociais que correspondem à sua marca, será muito mais fácil integrá-los à sua equipe.

Contratar o talento certo é a parte desafiadora: certifique-se de que você está adicionando-os em sua plataforma de gerenciamento de negócios para gerenciar seus horários, horas e relatórios de comissão.

Por fim, não se esqueça do básico da contratação. Escreva perguntas de entrevista que destaca experiências anteriores em salão. Entre em contato com suas referências e descubra se outros empregadores estão satisfeitos com seu desempenho. Trabalhar durante o processo de contratação é a melhor maneira de construir uma equipe forte.

Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Salão de Beleza