Controle Orçamentário
Em todo o mundo, o único problema pertinente que se agiganta e aterroriza todas as nações é como utilizar eficientemente os recursos já escassos e esgotados. Ao longo dos anos, isso se transformou em um problema que cada empresa, cada governo e cada um de nós em nossas famílias e como indivíduos enfrenta de alguma forma em algum momento.
Onde quer que haja um problema, soluções são inventadas.
Bancos e outras instituições de crédito também alocam recursos escassos entre as empresas, por meio de suas decisões de crédito e empréstimo. Os governos também fazem alocação de recursos escassos em diferentes segmentos da sociedade. Isso é feito coletando impostos de empresas e indivíduos e, em seguida, alocando adequadamente esses recursos escassos para alcançar objetivos sociais e econômicos.
A Contabilidade Financeira é utilizada como fonte primária de informação para essas decisões de alocação por todas essas instituições. Investidores e analistas de ações revisam as demonstrações financeiras corporativas. Tanto as demonstrações financeiras quanto as projeções de fluxos de caixa e desempenho financeiro são revisadas pelos bancos.
Assim, o principal objetivo da contabilidade financeira e da contabilidade gerencial é a alocação correta dos recursos escassos. A contabilidade financeira é a principal fonte de informação para decisões sobre como alocar recursos entre as empresas; a contabilidade gerencial é a principal fonte de informação para decisões de como alocar recursos dentro de uma empresa.
A Contabilidade Gerencial fornece informações que ajudam os gerentes a controlar as atividades dentro da empresa e a decidir quais produtos vender, onde vendê-los, como obter esses produtos e a quais gerentes confiar os recursos da empresa.
As informações de contabilidade gerencial são proprietárias. Isso significa que não é obrigatório que as empresas públicas divulguem dados contábeis gerenciais ou muitas especificações sobre os sistemas que geram essas informações.
Normalmente, as empresas divulgam muito pouca informação de contabilidade gerencial para investidores e analistas além do que está contido nos requisitos de relatórios financeiros. Uma empresa divulga esse tipo de informação essencial, como vendas unitárias por categoria de produto principal ou custos de produto ou tipo de produto, somente quando a administração tem certeza de que a divulgação voluntária dessas informações será vista como “boa notícia” pelo mercado.
Os sistemas de contabilidade gerencial geralmente funcionam bem. Portanto, torna-se difícil para uma empresa ter vantagem sobre seus concorrentes, empregando um melhor sistema de contabilidade gerencial.
No entanto, esta observação não implica que os sistemas de contabilidade gerencial não sejam importantes para as organizações. Pelo contrário, sistemas de contabilidade de gestão deficientes podem afetar significativamente a percepção da comunidade de investimentos sobre as perspectivas de uma empresa.
Definição e Escopo da Contabilidade Gerencial
A contabilidade gerencial ou contabilidade gerencial está preocupada com as provisões e uso de informações contábeis para os gerentes dentro das organizações. Destina-se a fornecer-lhes a base para tomar decisões de negócios informadas que lhes permitirão estar mais bem equipados em suas funções de gerenciamento e controle. É o processo de mensurar e relatar informações sobre a atividade econômica dentro das organizações para serem utilizadas pelos gestores no planejamento, avaliação de desempenho e controle operacional.
Planejamento: O planejamento é um processo destinado à realização. É um plano de crescimento de negócios e um roteiro de desenvolvimento. Ajuda na fixação de objetivos em termos quantitativos e qualitativos.
É o estabelecimento de metas com base em objetivos, de acordo com os recursos, por exemplo, decidindo quais produtos fazer e onde e quando fazê-los. Também determina os materiais, mão de obra e outros recursos que são necessários para alcançar o resultado desejado. Em organizações sem fins lucrativos, decidir quais programas financiar também é planejamento.
Avaliação de desempenho: Refere-se à avaliação da rentabilidade de produtos individuais e linhas de produtos. É um método pelo qual o desempenho no trabalho de um funcionário é avaliado (geralmente em termos de qualidade, quantidade, custo e tempo), geralmente pelo gerente ou supervisor correspondente.
O principal objetivo da avaliação de desempenho é avaliar até que ponto um indivíduo adicionou riqueza à empresa e se seu desempenho está acima ou abaixo das normas do mercado ou da indústria. Também determina a contribuição relativa de diferentes gerentes e diferentes partes da organização. Nas organizações sem fins lucrativos, é a avaliação da eficácia dos gestores, departamentos e programas.
Controle operacional: É a autoridade investida na administração para liderar as atividades de uma organização. É garantir que as ações do dia a dia sejam consistentes com os planos e objetivos estabelecidos. Ações corretivas são tomadas quando o desempenho não atende aos padrões.
Envolve também a atribuição de tarefas, designando objetivos e dando direção autoritária necessária para atingir os objetivos de uma organização. Os exemplos incluem (a) saber quanto trabalho em processo está no chão de fábrica e em quais estágios de conclusão (b) ajudar o gerente de linha a identificar gargalos e manter um fluxo suave de produção.
Além disso, o sistema de contabilidade gerencial geralmente alimenta o sistema de contabilidade financeira. Em particular, o sistema de custeio do produto é geralmente usado para determinar os valores do balanço patrimonial de estoque e o custo das vendas para a demonstração de resultados.
As informações de contabilidade gerencial geralmente são de natureza financeira e denominadas em rúpias, embora cada vez mais os sistemas de contabilidade gerencial também coletem e relatem informações não financeiras.
As empresas podem ser categorizadas pelo setor da economia em que operam. Por exemplo, a principal função de uma empresa manufatureira é converter matérias-primas em produtos acabados. As empresas agrícolas e de recursos naturais também estão incluídas nas empresas manufatureiras. Por outro lado, as empresas de merchandising compram produtos acabados para revenda.
A assessoria jurídica, cabeleireiro e televisão a cabo estão incluídos na categoria de empresas do setor de serviços, pois vendem serviços e possuem estoques limitados, se houver. As empresas também podem ser categorizadas por sua estrutura legal: corporação, parceria, propriedade. Finalmente, as empresas também podem ser categorizadas por seu tamanho.
Todas essas organizações usam a contabilidade gerencial extensivamente. A contabilidade gerencial também é usada por indivíduos na tomada de decisões econômicas em suas vidas pessoais, como compra de casa e automóvel, planejamento de aposentadoria e divisão do custo de um aluguel de temporada com amigos.
Este artigo pertence ao Curso de Administração Contábil e Financeira
Faça o Curso completo grátis!!