Criação de apresentação de produto

Em nossa última aula do módulo aprenderemos a criar uma apresentação de produto. Para isso usaremos o PlayStation 5 como exemplo, conseguindo suas informações pelo Mercado Livre.

Uma boa apresentação de produto deve conter elementos que chamem a atenção dos consumidores. Para isso, usaremos alguns jogos exclusivos do PS5, suas especificações técnicas e mais algumas informações complementares que possam influenciar a decisão de compra do consumidor.

Usaremos as imagens do Mercado Livre para compor nossos slides. Para baixar as imagens, basta ir até a página do produto, clicar na imagem para ampliá-la e usar a Ferramenta de Captura do Windows (ou seu atalho Windows+SHIFT+S), selecionando a área da imagem. Feita a captura, usamos o atalho colar (CTRL+V) no slide para colar a imagem.

Vamos pensar na seguinte estrutura de apresentação:

• O primeiro slide deve trazer o nome do produto;
  • O segundo deve trazer fotos do produto e um texto contextualizado;
  • O terceiro trará suas especificações técnicas;
  • O quarto informa seu preço.
Abra um novo documento PowerPoint e vamos iniciar nosso trabalho. Lembre-se de usar os recursos de criação de slides do PowerPoint como vimos no curso básico.

Na tela de título, usamos os seguintes dizeres: “PlayStation 5” e “Por que suas horas de diversão devem valer a pena!”. Essa frase causa um impacto positivo no leitor e posiciona o produto como um item de entretenimento, preparando-o para os próximos slides.

Nesse primeiro momento, vamos deixar de lado o design dos slides. Vamos trabalhar detalhes após preenchermos a estrutura planejada. Fique livre para trabalhar o design enquanto cria sua apresentação, se preferir.

Vamos usar algumas fotos do produto no segundo slide. Temos uma foto que traz o videogame de frente e outra que apresenta o conteúdo da caixa. Parecem perfeitas para nossa apresentação.

Vamos usar o tipo de slide Duas partes de conteúdo para termos duas partes perfeitamente separadas. Assim a apresentação fica mais apelativa para o consumidor.

Demos um zoom na figura da direita para tornar mais visíveis as peças inclusas no pacote.

Para as especificações técnicas, vamos colocar uma foto do produto na caixa e as especificações resumidas que encontramos no Mercado Livre.

Usamos o modelo de slide Imagem com Legenda para simular a experiência de consultar o produto na plataforma Mercado Livre.

Recortamos as informações e colamos no slide. Essa prática não é recomendada, pois a fonte da letra não sofrerá alteração quando mudarmos no futuro. O ideal seria digitar as informações manualmente, mas o produtor deste curso é um homem simples: se ele pode copiar e colar alguma coisa, ele copia e cola a coisa.

Para encerrar, vamos trazer o preço do videogame. Para nossa sorte, o Mercado Livre compara o preço desse videogame e de algumas outras opções de mercado, facilitando nosso trabalho.

Vamos copiar a tabela até o preço dos produtos. As opiniões serão um extra bem interessante para nossa apresentação de produto.

Para este último slide, usamos o modelo Título e Conteúdo, perfeito para a apresentação dos preços.

Agora faltam alguns toques finais em nossa apresentação. Um dos detalhes que estão deixando o instrutor com os olhos sangrando é a fonte dessa apresentação. É sério, ela é muito ruim, vamos trocá-la o quanto antes!

Para isso, vamos na guia Design > Variantes, em seguida expandimos o menu de variantes e selecionamos fontes. Uma fonte menos feia (não quer dizer bonita) é a Constantia-Frankling Gothic Book.

Decidimos inserir um último slide com os dizeres “Peça já o seu!” para completar nossa apresentação de produto. Agora nossa apresentação tem começo, meio e fim, como toda boa apresentação profissional deve ter.

Prontinho, agora você já sabe como montar uma apresentação básica de produto no PowerPoint. Isso com certeza vai ajudá-lo bastante durante sua jornada no mercado de trabalho, por isso sempre pratique essa habilidade ocasionalmente.

Esta aula encerra nosso módulo de PowerPoint intermediário. Nossos sinceros parabéns pela sua conquista.

No próximo módulo, estudaremos alguns segredos do Excel que serão muito úteis no dia a dia em um escritório.

Esperamos você lá!

Este artigo pertence ao Curso de Pacote Office Intermediário