Esta aula traz uma das melhores funções do Excel: seu poder de criar gráficos informativos e bonitos em poucos segundos. Aliás, o Excel é tão bom em criar gráficos que simplesmente possui diversas opções de criação, cobrindo desde as tradicionais até gráficos inusitados, como os mini gráficos (gráficos que cabem em apenas uma célula do Excel).
Nesta lição, vamos focar nos gráficos tradicionais e trabalhar com os valores que possuímos. A ideia é enfrentar alguns problemas que surgem naturalmente no dia a dia de quem trabalha com Excel, para você ficar afiado com a ferramenta. As barreiras vão aparecer durante nossa aula justamente porque estamos usando dados reais, sendo esse um dos diferenciais de nosso curso.
A criação de gráficos será feita no bloco Gráficos em Inserir.
Note que o Excel é bastante inteligente, sendo capaz de sugerir gráficos de acordo com os dados selecionados. Essa função é muito útil quando queremos realizar uma primeira exploração dos dados que temos em mãos, mas, primeiro, vamos aprender a criar gráficos manualmente.
Vamos começar analisando a faixa de preços contidas na coluna “Rent” de nossa planilha. Para deixar tudo organizado, clique no + na parte inferior da planilha para adicionar uma nova planilha. Clique com o botão direito do mouse na nova planilha e escolha Renomear, dando-lhe o nome de “Gráficos”.
Olhando para a coluna “Rent”, podemos ver que se trata de uma enorme distribuição de números e, nesses casos, o melhor tipo de gráfico é o histograma, pois ele vai avaliar a quantidade de valores dentro de intervalos fixamente espaçados.
Note que você pode escolher diversos gráficos dentro do Excel, cada um com sua finalidade. Os gráficos de Pizza, por exemplo, ajudam a entender a porcentagem de cada parte dentro de uma distribuição, deixando essa informação bastante visual. Já os gráficos de linhas são ótimos para analisar tendências e identificar padrões em conjuntos numéricos. Portanto, antes de criar um gráfico reflita sobre o formato para seu caso.
Dito isso, vamos criar um histograma manualmente para você não ter medo de usar essa funcionalidade no futuro!
Vá para sua planilha “Gráficos”, depois em Inserir > Gráficos > Histograma.
Ao clicar sobre essa opção, uma caixa branca aparecerá, pois, até o momento, não foram selecionados dados para criar o gráfico. Quando você clicar sobre a caixa que acabou de aparecer, duas novas guias vão surgir, a Design do Gráfico e a Formatar. Na guia Design do Gráfico, vá até o bloco Dados e clique sobre Selecionar Dados.
Uma nova caixa vai abrir para você e ela pode parecer um pouco intimidadora de início, mas rapidamente você vai pegar o jeito.
Note que o intervalo de dados do gráfico está em destaque. Isso significa que a ferramenta espera uma seleção e é isso que vamos dar a ela. Com essa caixa aberta, volte para a planilha com os dados e selecione todos os valores da coluna “Rent” usando a técnica do CTRL+SHIFT+SETA BAIXO que vimos anteriormente. Certifique-se de selecionar apenas os valores da coluna, e não seu título junto!
Feita a seleção, clique em OK na caixa para visualizar o gráfico que o Excel acabou de montar para você. Ficou bem ruim, não é verdade?! Isso porque estamos fazendo tudo no manual. Fique tranquilo pois você vai aprender a melhorar esse gráfico. Se você fez tudo certo, terá esse resultado:
Um dos principais truques para editar gráficos no Excel é selecionar uma célula qualquer, depois clicar na região que você quer editar. Vamos fazer isso para o eixo horizontal, aquele que contém os valores das casas. Se você fizer certinho, vai aparecer um menu na lateral direita de sua planilha.
É nesse menu que vamos deixar nosso gráfico funcional. Em primeiro lugar, temos que cuidar da formatação do eixo, pois não conseguimos ver os valores adequadamente. Um dos principais problemas é a enorme quantidade de compartimentos de nosso histograma. Para resolver isso, marque a opção Compartimento de estouro no menu lateral.
O gráfico está um pouco melhor, mas ainda não parece prático. Vamos alterar a formatação dos valores no eixo horizontal. Para isso, clique em Número nesse mesmo menu e explore as novas opções. Vamos remover as casas decimais para tentar diminuir o tamanho dos valores. Para isso, coloque “0” (zero) na opção Casas decimais dentro do menu Número que você acabou de abrir.
Como ainda não resolvemos o problema, vamos tentar uma abordagem mais “forçosa”: clique e arraste a bolinha branca na parte inferior central do gráfico. Faça alguns testes até ver todos números do eixo horizontal. Percebeu que o gráfico também foi esticado? Isso não é bom. É importante gerar gráficos quadrados para não confundir o leitor. Para isso, clique sobre a área do gráfico, ou seja, um ponto do gráfico que não seja uma de suas caixas de elementos. Um ótimo ponto é do lado esquerdo do eixo horizontal.
Ao clicar nessa região, o menu lateral vai mudar, liberando a opção de Propriedades de tamanho.
Como você encontrou a altura ideal para seu gráfico, ajuste a Altura da Escala e a Largura da Escala para 100%. Pronto, você tem um gráfico quadrado na região de plotagem. Note que o gráfico possui dimensões diferentes na largura e altura, mas o que importa é a região de plotagem, onde as barras aparecem.
Dê um duplo clique no “Título do Gráfico” e coloque “Contagem do Rent”.
Como prometido, vamos aprender a inserir gráficos recomendados. Basicamente, selecione a coluna “Rent” e clique em Gráficos Recomendados na guia Inserir. Após isso, na nova caixa que apareceu para você, vá até a guia Todos os Gráficos e selecione Histograma. Dê um OK nessa caixa para gerar o gráfico. Ele é exatamente igual ao gráfico que fizemos inicialmente, de forma manual. Portanto, você terá que formatá-lo da mesma forma que fizemos ao longo desta aula.
Para treinar mais um pouco, crie um histograma referente à coluna “Area Type” e veja se consegue relacionar as informações dos gráficos feitos até aqui.
Vídeoaula:
Gostou desta aula? Você está indo muito bem. Continue dando seu máximo!
Este artigo pertence ao Curso de Pacote Office Básico
Baixe nosso App
Estude Offline, com o app poderá baixar o conteúdo.
Instalar
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.