Área do Aluno


ou



Criação de tabelas e listas

É importante recordarmos um dos grandes diferenciais do pacote Office: todas as ferramentas são integradas nativamente, permitindo usar um mesmo material em diferentes ferramentas.

Só para exemplificar, você pode criar uma tabela no Excel, com o formato que desejar, e colocar essa mesma tabela em um documento Word, sem perder qualidade ou a formatação. Aliás, uma tabela feita dessa forma usará os recursos do Excel dentro do Word, ou seja, é como se a janela da tabela fosse uma janela do Excel, só que no interior do documento Word.

O contrário também acontece: você pode criar uma tabela no Word e puxá-la para outros softwares, como o Excel, nativamente. Embora seja menos comum, essa opção é ótima quando queremos analisar informações de documentos de terceiros, mas não estamos em posse dos dados originais, fora o documento Word.

Para essa aula, vamos usar os seguintes dados:

Produto            Preço (R$)        Em estoque

Frutas             1,00                100

Legumes          0,50                200

Carnes              10,00             50

Aves              5,00                100

Peixes             8,00                150

Perceba que esse esqueleto de tabela está com aparência ruim e a formatação pode ser perdida com facilidade porque as separações nada mais são que espaços e mudanças de linha. Como queremos uma tabela profissional, não devemos usar configurações desse tipo em nosso documento. A melhor saída para essa tabela é usar o criador de tabelas do Word. Ele está localizado em Inserir, no bloco Tabelas.

Existem duas formas para construir uma tabela com dados formatados como os presentes: podemos criar o esqueleto da tabela e ir adicionando os valores; ou selecionar os valores e inserir a tabela de forma inteligente, no entanto, nem sempre funciona bem.

Vamos focar no primeiro método!

Clique em Tabela e crie uma tabela 3 x 6 (3 colunas e 6 linhas). Com a tabela feita, copie cada elemento da tabela dada em seu respectivo espaço. O resultado será esse:


Já está bem melhor, não é verdade? Mas ainda precisa de alguns toques especiais e é nisso que vamos trabalhar agora. Clique em alguma parte da tabela e olhe para as guias do Word. Existem duas novas guias chamadas Design da Tabela e Layout. 


Na guia Design da Tabela, temos diversos elementos que tornam a tabela mais bonita, mas nenhuma opção relacionada ao formato da tabela. Já na guia Layout a história muda, pois todas as ferramentas estão voltadas à estrutura da tabela, e isso é muito importante para deixar tudo organizado.

Parece que os tamanhos das células são muito grandes, vamos ver o que podemos fazer sobre isso. Clique no número 50 da tabela e vá até Layout. Dentro da guia, vá no bloco Alinhamento e escolha Centralizado. Opa, somente o número 50 sofreu alterações. Para resolver isso, clique sobre o número 50 e, em seguida, no pequeno quadrado branco ao lado do canto inferior direito da tabela. 


Ao fazer isso, toda a tabela é selecionada.

Tente aplicar a centralização agora!

Com toda a tabela selecionada, vá até Design da Tabela e, no bloco Estilos de Tabela, escolha um de seu agrado. Nós gostamos da Simples Tabela 1. Para encerrar, vamos diminuir um pouco essa tabela. Mais uma vez, selecione toda a tabela e vá até a guia Layout. No bloco Tamanho de Célula, clique em Ajuste Automático e em Autoajuste de Conteúdo. O resultado será este:


Uau, ficou muito bom, não é verdade?! Essa tabela parece bastante profissional e, com certeza, pode fazer parte de um relatório. Não gostou de vê-la na esquerda da página? As tabelas funcionam como pedaços de texto. Portanto, você pode selecionar a tabela, ir em Página Inicial > Parágrafo e clicar em Centralizar (ou usar o menu rápido após selecionar a tabela).

Fique à vontade para explorar todos os recursos que as novas guias relacionadas à tabela têm a oferecer.

Agora que vimos o básico sobre tabelas, vamos complementar um estudo que começamos em uma aula anterior, mas que não abordamos por inteiro: as listas. Para estudar, vamos usar uma lista simples de nomes:

Guilherme
Juliano
Breno
Karol

Selecione todos os elementos dessa lista, vá em Página Inicial > Parágrafo e clique em Lista de Vários Níveis. Escolha um estilo de lista que o agrade; nós vamos escolher o tradicional Marcadores.

Um fato importante a ser destacado é que todas as listas funcionam com hierarquias. No caso do Word, a hierarquia é estabelecida pela tecla TAB. Vamos supor que Juliano seja subordinado de Guilherme, e que a Karol responda ao Breno, dentro de uma empresa fictícia. Após estabelecer um padrão de lista, vá clique no nome Juliano, vá até a esquerda da letra J e clique em TAB no seu teclado. Faça o mesmo para o nome Karol. O resultado será assim:


Para retornar a lista original, basta apertar Backspace (aquela setinha para esquerda acima do ENTER) no teclado, atrás da primeira letra do nome desejado. Você pode dar diversos TAB se desejar. Só tome cuidado com o passo que o elemento dá em cada mudança de hierarquia.

Isso encerra nossa aula. Parabéns por completar!


Este artigo pertence ao Curso de Pacote Office Básico

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados