Criando um Logotipo
Para muitos, talvez, a grande dificuldade na hora de criar a identidade visual de uma empresa seja justamente a hora de fazer a criação do logotipo. Esse, por sua vez, é o símbolo máximo que irá representar uma marca, e pode ser composto de sinais, palavras e ícones.
Algumas vezes os três juntos e outros apenas um deles, como a da empresa “Nike” que tem com seu logotipo justamente o próprio nome da empresa. Inclusive, quando se apresenta apenas o nome, ou o logo, composto juntamente com uma palavra, é que de fato usamos a nomenclatura “logotipo”.
Entretanto, alguns logotipos não se utilizam, ao menos como recurso principal e visível, o uso de palavras. Como é o caso do logo da Pepsi, que consiste apenas na figura circular que foi desenvolvida para representar a empresa.
Com isso, nota que para que haja a criação de um logotipo não há que, necessariamente, haver uma regra. Pode ser que o uso de palavras caia bem em algumas ideias, porém em outras nem tanto, mas isso pouco importará no resultado final. O que importa, de fato, é que você crie esse instrumento de propaganda para fazer com que o seu público reconheça instantaneamente a sua marca todas as vezes em que ver aquele símbolo
Ainda assim, no caso da diagramação e criação de logotipos, que utilizem palavras, é importante que o designer se atente a algumas questões. Por exemplo, não se recomenda que haja a criação de um logotipo que possua mais de uma fonte diferente.
Até porque, se a ideia é marcar e fazer com que a pessoa encontre diretamente a sua empresa dentro daquela imagem, não dê o trabalho de fazê-la reconhecer fontes diferentes. Pelo contrário, pense que quanto mais básico for o seu logotipo, melhor será para o seu cliente que ele encontre-a.
- Qual a idade da persona do seu grupo de clientes?
- Como você o vê, como uma pessoa mais séria ou como uma pessoa mais descontraída? — Esse conceito é muito importante, já que, se você for trabalhar em cima da ideia de persona para desenvolver uma logo, será necessário que você decida isso quanto a ela. Por exemplo, você irá produzir uma logomarca que seja mais formal, caso seja essa a sua persona, ou uma mais leve, divertida, menos precisa que com relação a outras demais pessoas.
- Qual a história de vida da sua persona? — É de alguém que trabalhou muito e que por isso valoriza bastante o trabalho bem feito, bem executado? Ou é como aquela pessoa que teve acesso a alguns privilégios e por isso quer consumir aquilo que está na moda. Pensar essas questões precisa ser, fato, um exercício que não seja feito por meio de muitos filtros morais, pois você precisa de fato conhecer quem é a pessoa com quem sua empresa busca abrir diálogo.
- Onde o seu cliente mora e como ele terá acesso à sua marca? Pois pouco adianta um designer gráfico bem feito se ele não entrar em contato com as pessoas. Nesse caso, como você acha que você consegue chamar a atenção do seu consumidor para que ele conheça o seu trabalho? Talvez as suas redes sociais teriam surgido como uma das ferramentas principais. Por outro lado, pense nessa questão como algo grande e amplo. Pois esse conteúdo pode estar tanto na internet quanto em grandes outdoors em pontos estratégicos da cidade.
- Quais valores o seu cliente defende? — Consequentemente esse deve ser também os valores que a sua empresa precisa estar interessada em defender. Precisa haver uma visão estratégica para conseguir lidar com as demandas do mundo contemporâneo e investir em possíveis soluções na hora de conversar com o seu cliente.
Dessa maneira, quanto mais definida for a persona com quem a sua empresa precisa trabalhar, mais fácil será para fazer um logo. De qualquer forma, o logo precisa ser claro e básico, que pode ser acompanhado ou não do nome. Entretanto, todo o conceito deve estar apresentado naquela simples imagem, que irá repassar a essência do trabalho de vocês.
Este artigo pertence ao Curso de Design Gráfico Básico
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