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Criando um Logotipo

Para muitos, talvez, a grande dificuldade na hora de criar a identidade visual de uma empresa seja justamente a hora de fazer a criação do logotipo. Esse, por sua vez, é o símbolo máximo que irá representar uma marca, e pode ser composto de sinais, palavras e ícones.

Algumas vezes os três juntos e outros apenas um deles, como a da empresa “Nike” que tem com seu logotipo justamente o próprio nome da empresa. Inclusive, quando se apresenta apenas o nome, ou o logo, composto juntamente com uma palavra, é que de fato usamos a nomenclatura “logotipo”.

Entretanto, alguns logotipos não se utilizam, ao menos como recurso principal e visível, o uso de palavras. Como é o caso do logo da Pepsi, que consiste apenas na figura circular que foi desenvolvida para representar a empresa.

Com isso, nota que para que haja a criação de um logotipo não há que, necessariamente, haver uma regra. Pode ser que o uso de palavras caia bem em algumas ideias, porém em outras nem tanto, mas isso pouco importará no resultado final. O que importa, de fato, é que você crie esse instrumento de propaganda para fazer com que o seu público reconheça instantaneamente a sua marca todas as vezes em que ver aquele símbolo

Ainda assim, no caso da diagramação e criação de logotipos, que utilizem palavras, é importante que o designer se atente a algumas questões. Por exemplo, não se recomenda que haja a criação de um logotipo que possua mais de uma fonte diferente.

Até porque, se a ideia é marcar e fazer com que a pessoa encontre diretamente a sua empresa dentro daquela imagem, não dê o trabalho de fazê-la reconhecer fontes diferentes. Pelo contrário, pense que quanto mais básico for o seu logotipo, melhor será para o seu cliente que ele encontre-a.

E nisso consiste uma segunda ideia, que é justamente a ideia de você pensar em imagens mais simples. Veja por exemplo logotipos de grandes empresas, como a Chanel, ou a Coca Cola. São ideias razoavelmente simples, mas que foram executadas com grande êxito.

E nisso você pode explorar ainda mais o mercado comercial para que haja de fato inspiração. Afinal, não existe problema algum em você ir buscar inspiração em outras logos. Pelo contrário, é importante que você conheça muito dessas imagens e consiga rapidamente construir mentalmente o esquema de uma logo. E isso só se dará realmente na medida em que você for observando como que a logo está se comportando com relação ao seu público.

Outra questão que é muito importante, é voltar para o capítulo anterior e relembrarmos quem é o nosso público alvo. Isso porque a logo precisará trabalhar diretamente com ele, sendo de preferência um símbolo que o faça ser reconhecido como parte do público consumidor daquela marca.

E nesse sentido, uma marca que consegue representar bem isso é a “Chilli Beans”, uma das lojas de óculos escuros mais famosas do Brasil. Note que, além do nome, a “Chilli Beans” conta também com a figura da pimenta dentro da criação desse logotipo.

E certamente quem se vê como um provável público consumidor seja uma pessoa que esteja interessado em originalidade, que seja atraído pela ideia dos óculos escuros como fator importante para a criação da personalidade. E é justamente por isso que a Chilli Beans constrói toda a sua imagem visual — que vai desde a logomarca até a escolha de cores e decoração de lojas — para atrair esse público.

Sendo assim, é necessário que o criador de determinada empresa ou marca se reencontre novamente com o seu público alvo. E agora, entretanto, ele deve ter sobretudo, um encontro marcado com a “persona” da empresa. Mas o que seria exatamente “persona”? Esse conceito, embora ele possa parecer semelhante com a ideia de “público-alvo”, ele é um tanto diferente.

Isso porque, com o público alvo, você deverá pensar na totalidade de todo o grupo de pessoas que mais consomem o seu produto. Por outro lado, a ideia de “persona” irá trabalhar diretamente com a representação única de todo esse grupo. Ou seja, seria algo parecido com perguntar “quem é o seu público médio”, ou “qual o perfil de uma pessoa que consome a sua marca”. E então, você começará a pensar nisso como se estivesse de fato montando uma pessoa, que nesse caso você poderia facilmente chamar de “avatar”.

E são perguntas importantes para serem feitas na hora de criar a persona da empresa. Como, por exemplo:

  • Qual a idade da persona do seu grupo de clientes? 
  • Como você o vê, como uma pessoa mais séria ou como uma pessoa mais descontraída? — Esse conceito é muito importante, já que, se você for trabalhar em cima da ideia de persona para desenvolver uma logo, será necessário que você decida isso quanto a ela. Por exemplo, você irá produzir uma logomarca que seja mais formal, caso seja essa a sua persona, ou uma mais leve, divertida, menos precisa que com relação a outras demais pessoas.
  • Qual a história de vida da sua persona? — É de alguém que trabalhou muito e que por isso valoriza bastante o trabalho bem feito, bem executado? Ou é como aquela pessoa que teve acesso a alguns privilégios e por isso quer consumir aquilo que está na moda. Pensar essas questões precisa ser, fato, um exercício que não seja feito por meio de muitos filtros morais, pois você precisa de fato conhecer quem é a pessoa com quem sua empresa busca abrir diálogo.
  • Onde o seu cliente mora e como ele terá acesso à sua marca? Pois pouco adianta um designer gráfico bem feito se ele não entrar em contato com as pessoas. Nesse caso, como você acha que você consegue chamar a atenção do seu consumidor para que ele conheça o seu trabalho? Talvez as suas redes sociais teriam surgido como uma das ferramentas principais. Por outro lado, pense nessa questão como algo grande e amplo. Pois esse conteúdo pode estar tanto na internet quanto em grandes outdoors em pontos estratégicos da cidade.
  • Quais valores o seu cliente defende? — Consequentemente esse deve ser também os valores que a sua empresa precisa estar interessada em defender. Precisa haver uma visão estratégica para conseguir lidar com as demandas do mundo contemporâneo e investir em possíveis soluções na hora de conversar com o seu cliente.

Dessa maneira, quanto mais definida for a persona com quem a sua empresa precisa trabalhar, mais fácil será para fazer um logo. De qualquer forma, o logo precisa ser claro e básico, que pode ser acompanhado ou não do nome. Entretanto, todo o conceito deve estar apresentado naquela simples imagem, que irá repassar a essência do trabalho de vocês.



Este artigo pertence ao Curso de Design Gráfico Básico

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