Criando uma Identidade Visual
Depois de compreendermos todos os conceitos mais básicos que são necessários para criar um design gráfico. E também de aprendermos o básico de como se virar dentro dos programas de edição, é hora de pensar na ideia de uma identidade visual. Ou seja, esse é o momento em que vamos criar do nada a mensagem específica de uma empresa para que ela se apresente dignamente aos seus clientes.
E isso é muito importante, já que grande parte daquilo que uma empresa é, certamente diz respeito ao modo como ela se apresenta visualmente. Por exemplo, uma empresa que investe pesado em uma identidade visual que seja interessante e bonita, passará uma ideia de maior profissionalismo e comprometimento. Ou seja, mesmo que o trabalho de uma outra marca seja melhor que, os clientes nunca ficarão sabendo, pois pela primeira impressão, eles irão escolher a marca que melhor se apresentou. E assim você percebe que a apresentação de uma empresa é bastante semelhante à apresentação pessoal. Se você vai a um encontro amoroso com alguém, por mais que você seja uma boa pessoa, se você estiver sujo e mal apresentado não vai surgir interesse.
E é assim que muitas marcas vêm se comportando dentro do mercado de trabalho, ignorando totalmente o fato de que o modo como elas se apresentam importa. Sim, todos os investimentos em qualidade que buscam oferecer a melhor possibilidade de realização de processos é importante, mas tudo será inútil se não for apresentado. Inclusive, isso é algo que você enquanto designer gráfico consiga passar para o seu cliente: a certeza de que ele está investindo em algo válido. Que mesmo que o seu preço possa parecer “caro”, na verdade aquele investimento é indispensável, caso ele deseje sucesso.
E por isso você precisa trabalhar muito a mentalização de ideias e ligações visuais. Pois quando uma determinada empresa aparecer para você, você deve conseguir rapidamente compreender o que aquela empresa quer passar ao seu público consumidor. Como, por exemplo, uma empresa de serviços de informática. Esse conceito de identidade visual é praticamente pronto, mas existe muito espaço para trabalhar, além de apenas utilizar ícones coloridos de computadores e cabos. Por exemplo, você pode trabalhar com objetos e fotos que remetem diretamente à tecnologia de ponta, de modo a mostrar ao seu cliente que o diferencial é a qualidade. Explore sempre o que há de melhor dentro da empresa para que as pessoas fiquem sabendo como essa empresa trabalha. E, nesses casos, especificamente, há também a necessidade de realçar de maneira a chamar a atenção. E para isso não economize atributos gráficos que serão ótimos na hora de convencer o cliente de que aquele produto especificamente é o melhor.
Porém, para algumas pessoas, iniciar o projeto gráfico de uma empresa pode ser bem difícil. Afinal, existem muitas opções que podem ser consideradas, bem como o bloqueio criativo pode faltar na hora principal. Porém, é importante notar que nesse momento nós podemos nos apegar a alguns detalhes específicos da ideia central da empresa para favorecer. Pense, inicialmente, que é absolutamente tudo sobre a mensagem, e que design gráfico é uma atividade de comunicação. Ou seja, quanto mais da mensagem você conseguir transmitir para as pessoas, mais bem sucedido está sendo o seu projeto gráfico.
Portanto, o passo inicial é de fato conhecer a empresa e descrever a mesma, para que você tenha em mente o que precisa ser dito. Quanto à forma de dizer, essa pode ser a mais variada possível, desde que dentro dos conceitos básicos de harmonização que já foram apresentados. Ainda assim, para deixar bem explícito o que deve ser feito e como deve ser feito, separamos um passo a passo. E então, se você seguir cada um dos passos cumprindo plenamente os requisitos apresentados, certamente obterá sucesso na hora da criação gráfica, confira!
Este artigo pertence ao Curso de Design Gráfico Básico
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