Bonsai e seus cuidados
Rega
A parte mais importante de cuidar de suas árvores de bonsai é a forma como realizaremos a sua rega. A rega, é a aplicação de água visando a hidratação e a manutenção das funções vitais de uma planta. Existem pessoas que acreditam que o processo de rega deve ser feito em “x” dias ou a cada “y” semanas, mas não é bem assim que funciona.
A frequência com que uma planta precisa ser regada, independente se ela for um bonsai ou não, vai estar relacionada à vários fatores como o tipo de sua espécie vegetal, o tamanho da planta, se ela está alocada diretamente ao solo em um vaso, o tamanho da bandeja, a época do ano, o tipo de solo e substrato em que se encontra e as condições climáticas do seu ambiente. Por isso destacamos: é impossível dizer de forma precisa quantas vezes você deve regar o seu bonsai.
Uma árvore em seu desenvolvimento normal, localizada na natureza necessita de uma considerável quantidade de água para garantir a sua sobrevivência. Isso só será possível pois a água das árvores são obtidas pelo desenvolvimento em profundidade e extensão das suas raízes em direção ao solo.
Agora, quando falamos de um bonsai, sabemos que não vai ser bem assim que o processo de obtenção de água irá funcionar. As árvores de bonsai necessitam de rega frequente, principalmente quando nos referimos aos meses de verão. Entretanto, essa água precisa vir de uma fonte confiável, livre de substâncias tóxicas ou aditivos indesejados.
Alguns autores colocam que o ideal para qualquer tipo de planta é que seja coletada a água da chuva, mas esta não é uma prática muito viável, já que para isso teríamos que distribuir recipientes no chão, podendo inclusive gerar a proliferação de vetores urbanos, como a dengue.
Por isso, uma das formas de conferir uma água “limpa” para o bonsai é realizando o processo de purificação da água. Devemos ter cuidado com a água disponível pelo nosso sistema de saneamento básico, pois no geral elas são tratadas com cloro, o que, apesar de não causar nenhum dano para nós como seres humanos, podem acabar intoxicando a planta.
O recomendado nessa situação é que a água seja colocada em um recipiente onde possa ficar em repouso por algumas horas. Isso fará com que o cloro precipite, viabilizando a sua aplicação nas árvores de bonsai.
A utilização da água em temperaturas muito quentes ou muito frias também não é recomendado. A água fria pode causar um choque térmico nas plantas, enquanto a água quente provoca o seu cozimento. Aqui vai algumas dicas para que você entenda o momento ideal para realizar a rega de suas plantas:
Regue suas árvores quando o solo ficar um pouco seco
Isto não significa que você deve esperar até que a árvore fique completamente desamparada. Na verdade, queremos dizer que você não deve regar sua árvore quando o solo ainda estiver molhado, ou você vai acabar “afogando” a sua planta.
Opte por realizar as regas quando sentir que o solo da planta está um pouco seco. Para isso, você pode utilizar seus dedos para verificar o solo inserindo-o até cerca de um centímetro de profundidade.
- Dê a preferência de vasos não vitrificados para bonsais como coníferas e pinheiros.
- Para as árvores de folhas caducas podemos optar tanto por vasos vitrificados, como para as opções não vitrificadas. Entretanto, é importante evitar a utilização de esmaltes muito reluzentes, com uma ressalva para plantas com flores ou frutos, como a cerejeira.
- Use um vaso com uma largura de aproximadamente 2/3 da altura da árvore.
- A profundidade do vaso deve ser igual a 1-2 vezes a espessura do tronco na sua base. Portanto, não se atenha a alguns mitos que dizem que os bonsais só podem ser cultivados em pequenas bandejas, isso pode danificar a sua planta.
- Para árvores com estética menos robusta use vasos angulares, enquanto que para árvores mais delicadas os vasos arredondados se encaixam mais harmonicamente.
Por fim, devemos lembrar que independente do padrão estético, o vaso ideal para uma árvore é aquele capaz de sustentar as suas necessidades estruturais, garantindo um bonsai saudável. Muitas vezes os vasos mais simples são os que melhor se encaixam tanto com o padrão estético da planta, quanto para suas necessidades.
Cuidados com o Transplante
Este artigo pertence ao Curso de Técnicas de Cultivo de Bonsai
Faça o Curso completo grátis!!