Área do Aluno


ou



CUIDANDO DE GATOS

O gato é um animal muito mais independente quando comparado ao cachorro, não se submete facilmente às vontades do ser humano e é mais desconfiado. Mas, são extremamente carinhosos e também possuem toda uma rotina de cuidados.



Comportamento Felino e Linguagem Corporal

O gato é muito mais sensível à atitude dos tutores e ao tom de voz do que à linguagem humana, de forma que pode sentir suas emoções e prever o que você fará.

Grande parte do que se passa com um gato pode ser observado na região da cabeça como um todo, porque o formato de seus olhos e a posição das orelhas são indicadores precisos do que o gato quer expressar.


▪ Orelhas eretas, voltadas para frente e abertas e olhos arredondados indicam que o gato está neutro.

▪ Orelhas levantadas, retas e torcidas para o lado e olhos estreitos indicam um gato nervoso e irritado.

▪ Orelhas baixas e planas e pupilas arredondadas e dilatadas indicam que o gato está agressivo.

▪ Orelhas abertas, eretas e voltadas para a frente e olhos semicerrados com pupilas em fenda indicam que o gato está feliz.

▪ Rabo na vertical e tremendo: o gato está cumprimentando de forma amigável, pois o rabo na vertical é sinal de que ele está se sentindo feliz e confiante.

▪ Rabo enrolado: se ele enrola o rabo em volta da sua mão, do seu braço ou do seu pescoço, está demonstrando carinho e afeição.

▪ Rabo abaixado: se estiver bastante rígido e o gato está abanando de um lado para o outro é um sinal de que o felino está descontente com algo. Também indica que ele está procurando uma presa.

▪ Chicoteada com o rabo: indica que ele quer brincar com você.

▪ Rabo alto: normalmente acontece quando se sente confrontado por algum outro animal ou qualquer outra coisa. Se isso acontece junto a uma posição de costas arqueadas ele está respondendo à ameaça, pois essa combinação o faz parecer maior e mais assustador para o inimigo.

▪ Rabo torcido: significa interesse ou concentração em algo.

Se o gato esfrega a cabeça ou rabo nas suas pernas, é um indicativo de que ele se sente muito próximo de você e quer compartilhar seu cheiro (com os "ferormônios”). Isso não é sinal de que ele quer comida, então apenas retorne a afeição.

Se ele massageia seu colo, ele está se relembrando do tempo em que mamava a mãe. Logo, ele confia em você e está buscando aquele prazer que sentia durante a amamentação.

Quando o gato rola no chão ao te ver, ele está demonstrando submissão. Mas, ele só toma essa atitude com quem ele se sente completamente à vontade.

Quanto aos sons que o gato emite, atente-se para seus possíveis significados:

▪ Ronronar: é um sinal de contentamento e bem-estar. Mas, algumas vezes ele pode estar sofrendo ou ansioso e ronrona para aliviar seu estresse.

▪ Rosnar e sibilar: ele está te intimidando, porque ambos os sons fazem parte de sua estratégia de defesa.

▪ Miado curto e agudo: é usado para cumprimentar.

▪ Miado em tom médio: se for curto, provavelmente o gato está com fome. Se for um chiado mais longo, ele pode estar indicando falta de água no pote ou que a caixinha de areia dele está suja.

▪ Miado longo e grave: indica reclamação ou protesto.



Este artigo pertence ao Curso de Pet Sitter

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados