Entrar/Criar Conta
CUIDANDO DO AMBIENTE DO BAR
- O bar é, literalmente, o ambiente de trabalho do bartender ou barman. Por isso, é necessário cuidar da sua gestão, deixando ao ambiente seguro e agradável, tanto para o profissional, quanto para os clientes. Veja regras básicas a seguir:
Cuide da segurança do ambiente.
Como cliente, ninguém quer se sentir inseguro ao chegar a um bar, até porque quem vai a esse tipo de estabelecimento procurar relaxamento, não mais stress. Por isso, além de uma equipe de alta performance para o atendimento, é imprescindível atentar-se para algumas situações, tais como:
- Observar o fluxo de entrada e saída do bar, cuidando de comunicar ao responsável pela segurança ou supervisão qualquer situação estranha
- Mesmo com a correria do trabalho, é de bom tom observar os pertences dos clientes
- Observe os clientes que passem um pouco da conta quanto a bebida, atentando-se a possíveis acidentes, danos materiais ou situações inconvenientes
- A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos, portanto, cuidado!
- Identifique situações de risco, como cheiro de fumaça no ar; tomadas de equipamentos descascadas; portas com dobradiças soltas; mesas e cadeiras bambas, etc. Aja imediatamente para evitar acidentes.
Prepare o ambiente para a prestação dos serviços
O cliente vai ao bar procurando por um bom ambiente e, claro, prestação de serviços de excelência. Isso inclui bebidas e alimentação adequados e de qualidade. A agradabilidade dos ambiente envolve limpeza, aroma, organização, iluminação adequada, entre outros itens.
As atribuições do bartender incluem o preparo do ambiente conforme o padrão estabelecido pelo bar ou restaurante onde o profissional trabalha. Isso diz respeito ao atendimento das expectativas de um cliente. Para facilitar, é interessante prestar atenção a determinadas dicas, tais como:
- Conhecer o estilo e a decoração do bar.
- Saber a posição de cada item, o que ajuda na hora da arrumação.
- Saber ajustar a temperatura do ambiente e o volume do som (se houver).
- Conhecer os equipamentos existentes e saber operá-los.
- Limpeza.
- Mais uma vez, frisamos que a limpeza das áreas de preparação e serviço deve ser um dos pontos de maior cuidado para não colocar em risco a segurança dos alimentos e bebidas. Isto significa que todo estabelecimento deve ter um eficiente programa de limpeza, no qual deve incluir o que deve ser limpo, a frequência, a forma e os responsáveis.
Veja, a seguir, um modelo de plano de limpeza adaptável a qualquer tipo de estabelecimento:
Ainda quanto ao plano, a recomendação é que, caso as atividades de limpeza envolvam funcionários de outro setor, tudo deve ser supervisionado. O ideal é usar álcool volume 70% no polimento dos utensílios, além dos cuidados para evitar contaminação química dos alimentos. Por isso, sempre deixe os produtos longe do que for comestível.
De posse do plano de trabalho, ajuda elaborar um check-list contendo ações de verificação e limpeza. A partir dele, o funcionário pode estabelecer prioridades. O primeiro modelo traz ideias para a verificação do que deve ser feito antes do início das atividades. O segundo traz limpeza profunda e criteriosa. Ambos podem ser adaptados a qualquer o estabelecimento.
Observe que cada modelo exige diferentes formas e produtos de limpeza, mas é interessante observar as seguintes recomendações quanto a ferramentas de limpeza:
Este artigo pertence ao Curso Bartender Básico
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesAmei o curso esse foi meu primeiro passo para entrar como bartender profissional
Muito feliz por participar
Amei o curso esse foi meu primeiro passo para entrar como bartender profissional