Área do Aluno


ou



Dentística Restauradora

A dentística se trata de uma área que na verdade combina os procedimentos relacionados à saúde dos dentes e as suas questões estéticas.

Ou seja, além de tratar, a dentística é responsável por manter a arcada dentária em um estado melhorado, mais bonito e confortável para o paciente.

Através da dentística os problemas que afligem a integridade bucal podem ser solucionados, auxiliando na melhor apresentação do sorriso.


O que é dentística restauradora?

A dentística restauradora se trata de uma área da dentística na qual o profissional da odontologia se preocupa com a restauração dos dentes, incluindo no seu quesito estético.

Nesses procedimentos, o auxiliar de saúde bucal ajuda o profissional da saúde bucal nesse processo de troca dos dentes que faltam ou que estejam prejudicados.

Dentre os procedimentos mais realizados da dentística restauradora estão as coroas, pontes, restaurações e implantes.

Essas peças permitem que o paciente tenha a aparência do seu sorriso renovada e, é claro, uma cavidade oral mais funcional, com as funções de mastigação em ordem.

Através da dentística restauradora o paciente pode tratar um problema que pode ser visto como pequeno enquanto ele não se torne mais complexo, prevenindo assim complicações.

Além da dentística restauradora, ainda existe a dentística estética, uma especialização mais voltada para a valorização da imagem e renovação da autoestima do paciente.

Na dentística estética os procedimentos mais comuns são a aplicação de lentes de contato e facetas de porcelana, trazendo a perfeição para a arcada dentária.


A importância da dentística restauradora

A dentística restauradora é uma especialização de suma importância da odontologia, na qual o auxiliar de saúde bucal tem grande importância nos procedimentos para auxiliar o dentista.

Nesses procedimentos o paciente pode ter uma série de benefícios e, a depender do seu caso, diversas variáveis como a estrutura do dente, formato e até mesmo a cor podem ser alteradas para promover maior satisfação ao paciente.

Hoje, com a grande valorização da autoestima e da estética, a área da dentística restauradora tem crescido, graças à recorrente busca por procedimentos que solucionem desconfortos.

No quesito problemas relacionados à dentística restauradora, a restauração com o preenchimento dos espaços vazios é um dos procedimentos mais procurados.

Essa restauração pode ser tanto nos espaços entre os dentes, quanto para o alinhamento correto da dentição.

Além disso, a dentística envolve implantes e próteses em locais de dentes que faltam na arcada dentária que são devido a complicações anteriores ou pela própria ausência de evolução.

Para que qualquer um desses procedimentos seja realizado é necessário que o profissional em dentística restauradora realize a avaliação da arcada dentária e do estado da saúde bucal.

Dessa forma, é possível diagnosticar o problema e finalmente definir qual o melhor tratamento.


Principais procedimentos da dentística restauradora

E por falar em tratamento, vejamos quais são os principais procedimentos da dentística restauradora:


Restauração dentária

Sem dúvidas, a restauração dentária é um dos procedimentos da dentística restauradora mais conhecidos e realizados nas clínicas odontológicas.

Esse procedimento tem como objetivo remover todo o tecido acometido pela cárie e em seguida o espaço criado é preenchido por um material restaurador.

Dentre os materiais utilizados, os mais comuns são as resinas composta e porcelana, porém existem dentistas que trabalham com material plástico na cor do dente ou até mesmo ouro.

As restaurações feitas em amálgama já não são mais utilizadas, devido a presença de mercúrio, sendo proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).



As pontes dentárias são as próteses que podem ser fixadas na arcada dentária ou parcialmente fixadas.

Essas próteses têm como objetivo preencher espaços que existem dos dentes que faltam.

Como você pode visualizar na figura acima, uma ponte é formada por um dente artificial que conta com uma coroa que auxilia a fixação na gengiva.

Essas pontes servem para evitar que o dente inserido não se solte além de prevenir a gengivite.

Após aplicadas a ponte tem a mesma função de um dente natural, sendo funcional para a mastigação e auxílio da fala.

Essas pontes cimentadas nos dentes podem ser aplicadas tanto para substituir um dente ou vários, a depender da situação do paciente.


Coroas dentárias

A coroa dentária se trata da parte superior dos dentes, a região visível que dá formato e que exerce funções.

Devido a presença das cáries, traumas e outros problemas a coroa pode ser comprometida, por isso, a dentística restauradora trabalha com a implantação de coroas dentárias também.

Para reabilitar o sorriso podem ser utilizadas coroas de porcelana ou de outros materiais.

Essas próteses são como uma espécie de capa que são capazes de revestir o dente natural de forma a recuperar suas funções.

As coroas dentárias são utilizadas há muito tempo, desde o final do século XX, porém, a sua tecnologia foi se aperfeiçoando com o passar dos anos.


Implantes dentários

O implante dentário é um dos principais procedimentos da dentística restauradora, sendo bastante aderido entre os pacientes que não se sentem confortáveis com as próteses mais superficiais.

Esse procedimento consiste na implantação de um pino de titânio para sustentar a prótese desde a sua raiz, sendo úteis para pacientes que têm a parte superior do dente já prejudicada.

O implante total consiste em uma âncora de metálica presa em um enxerto ósseo e uma coroa falsa permite a recuperação do sorriso.

Os pacientes implantados se sentem mais seguros, tendo em vista que esse procedimento permite uma maior firmeza, promovendo a funcionalidade de um dente natural.


Benefícios da dentística restauradora

Sem dúvidas, a dentística restauradora promove diversos benefícios ao paciente, são procedimentos seguros e minimamente invasivos.

Dessa forma, o paciente pode ter uma recuperação tranquila, desde que siga as orientações do dentista.

  • Além disso, o paciente pode desfrutar dos seguintes benefícios:
  • A melhora nas funções da arcada dentária como a mastigação e respiração do paciente;
  • Aparência do sorriso mais harmônica;
  • Melhora na autoestima e autoconfiança do paciente
  • Qualidade de vida;
  • Saúde bucal.


Este artigo pertence ao Curso de Auxiliar de Saúde Bucal

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados