Dentística Restauradora
A dentística se trata de uma área que na verdade combina os procedimentos relacionados à saúde dos dentes e as suas questões estéticas.
Ou seja, além de tratar, a dentística é responsável por manter a arcada dentária em um estado melhorado, mais bonito e confortável para o paciente.
Através da dentística os problemas que afligem a integridade bucal podem ser solucionados, auxiliando na melhor apresentação do sorriso.
O que é dentística restauradora?
A dentística restauradora se trata de uma área da dentística na qual o profissional da odontologia se preocupa com a restauração dos dentes, incluindo no seu quesito estético.
Nesses procedimentos, o auxiliar de saúde bucal ajuda o profissional da saúde bucal nesse processo de troca dos dentes que faltam ou que estejam prejudicados.
Dentre os procedimentos mais realizados da dentística restauradora estão as coroas, pontes, restaurações e implantes.
Essas peças permitem que o paciente tenha a aparência do seu sorriso renovada e, é claro, uma cavidade oral mais funcional, com as funções de mastigação em ordem.
Através da dentística restauradora o paciente pode tratar um problema que pode ser visto como pequeno enquanto ele não se torne mais complexo, prevenindo assim complicações.
Além da dentística restauradora, ainda existe a dentística estética, uma especialização mais voltada para a valorização da imagem e renovação da autoestima do paciente.
Na dentística estética os procedimentos mais comuns são a aplicação de lentes de contato e facetas de porcelana, trazendo a perfeição para a arcada dentária.
A importância da dentística restauradora
A dentística restauradora é uma especialização de suma importância da odontologia, na qual o auxiliar de saúde bucal tem grande importância nos procedimentos para auxiliar o dentista.
Nesses procedimentos o paciente pode ter uma série de benefícios e, a depender do seu caso, diversas variáveis como a estrutura do dente, formato e até mesmo a cor podem ser alteradas para promover maior satisfação ao paciente.
Hoje, com a grande valorização da autoestima e da estética, a área da dentística restauradora tem crescido, graças à recorrente busca por procedimentos que solucionem desconfortos.
No quesito problemas relacionados à dentística restauradora, a restauração com o preenchimento dos espaços vazios é um dos procedimentos mais procurados.
Essa restauração pode ser tanto nos espaços entre os dentes, quanto para o alinhamento correto da dentição.
Além disso, a dentística envolve implantes e próteses em locais de dentes que faltam na arcada dentária que são devido a complicações anteriores ou pela própria ausência de evolução.
Para que qualquer um desses procedimentos seja realizado é necessário que o profissional em dentística restauradora realize a avaliação da arcada dentária e do estado da saúde bucal.
Dessa forma, é possível diagnosticar o problema e finalmente definir qual o melhor tratamento.
- Além disso, o paciente pode desfrutar dos seguintes benefícios:
- A melhora nas funções da arcada dentária como a mastigação e respiração do paciente;
- Aparência do sorriso mais harmônica;
- Melhora na autoestima e autoconfiança do paciente
- Qualidade de vida;
- Saúde bucal.
Este artigo pertence ao Curso de Auxiliar de Saúde Bucal
Faça o Curso completo grátis!!