Derme
A derme é a camada intermediária da nossa pele, dessa forma, ela também pode ser conhecida como região subcutânea. De maneira geral, a derma é uma estrutura superior grossa, quando nos referimos a região subcutânea e uma camada inferior no formato de ondas quando nos referimos a região da epiderme.
Devido à sua posição intermediária, a derme apresenta características bem acentuadas em sua composição, sendo ela uma estrutura elástica e firme, composta por duas subcamadas:
A camada inferior
Também pode ser chamada de camada reticular. Ela é a região mais profunda da derme, que forma uma fronteira líquida com a região subcutânea da pele. De maneira geral, a camada reticular é formada por um tecido bem denso que não possui uma modelagem específica, ou seja, um formato específico.
Nessa região é onde podemos encontrar os capilares sanguíneos que irrigam a região da pele, bem como fibras elásticas e de colágeno,algumas células denominadas de fibroblastos, vasos linfáticos e terminações nervosas.
A camada superior
Também conhecida como camada papilar, a região superior da derme forma uma fronteira definida, em forma de onda, já que tem como base a estrutura padrão da epiderme. Diferente do exemplo anterior, a camada papilar é formada por um tecido frouxo, permitindo assim que ela consiga adquirir o formato de onda. É justamente devido a esse formato que a camada papilar recebe esse nome, visto que as suas estruturas são parecidas com dedos ou papilas em suas extremidades.
Em termos de composição, sabemos que os fatores estruturais da derme são principalmente o colágeno e a elastina, que juntamente com os tecidos conjuntivos dão força e flexibilidade necessária para que a pele consiga exercer a sua função protetora, retardando o processo de envelhecimento.
É importante ressaltar ainda que todos esses componentes estão presos a uma estrutura gelificada que tem alta capacidade de fixar a água e contribuir para manter o volume da pele. Entretanto, sabemos que o processo de envelhecimento não é algo que possa ser freado apenas com esses componentes.
Condições como o estilo de vida, fatores ambientais externos, estresse e acesso a saneamento básico, por exemplo, impactam diretamente nos níveis de colágeno e elastina presentes na pele, o que, como consequência, também interferem na estrutura da dessa camada presente na derme.
Além disso, à medida que o tempo passa, o corpo humano não consegue mais produzir a mesma relação de colágeno e elastina como na infância. O resultado disso é que naturalmente também perdemos a nossa capacidade de fixar água na pele, gerando assim aquele aspecto enrugado, sensível e mais fragilizado que encontramos na pele de muitos idosos.
Além da questão da manutenção do aspecto vital da nossa pele, garantindo uma melhor aparência estética, a derme também possui a função de proteger o nosso corpo das influências externas capazes de gerar respostas inflamatórias. Dessa forma, mesmo não sendo uma região de contato direto com o meio externo, a derme consegue gerar proteção ao nosso corpo de dentro para fora.
Isso acontece inclusive em situações onde o nosso corpo sofre algum tipo de impacto, como golpes externos e pancadas. Nesses casos, a estrutura grossa e firme da derme consegue auxiliar a amortecer esses impactos e promove ainda uma recuperação mais rápida e eficiente das lesões.
- Vasos sangüíneos responsáveis pela nutrição da epiderme enquanto retiram resíduos.
- Glândulas sebáceas, responsáveis pela distribuição de sebo ou óleo à superfície da pele;
- Glândulas sudoríparas, responsáveis pela distribuição de água e ácido lático para a regulação da temperatura da pele;
- Vasos linfáticos;
- Receptores sensoriais, responsáveis por transmitir as sensações de calor, frio e dor;
- Raízes pilosas, é a região onde encontramos o folículo piloso, ou seja, o nascimento dos fios de cabelo que também são responsáveis por proteger a região da pele;
- Células adiposas;
- Fibras de colágeno;
- Queratinócitos;
É importante ressaltarmos que a pele é um órgão extremamente variável, ou seja, durante a vida de uma pessoa, a sua pele pode passar por diversas transformações que afetará diretamente a forma como essa pessoa vai reagir aos agentes externos. Essas mudanças podem ser tanto positivas, como a redução da acne com o passar da idade, como também podem ser negativas, como o envelhecimento e o aparecimento de rugas ou doenças de pele.
Este artigo pertence ao Curso de Básico de Limpeza de Pele
Faça o Curso completo grátis!!