DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA COMPORTAMENTAL
No mercado de trabalho contemporâneo, adquirir novos conhecimentos, habilidades e ter competência é algo fundamental para garantir um bom emprego. Concomitantemente, aqueles profissionais que se acomodam com a sua formação ou experiência e acham que elas são suficientes acabam preteridos por outros que buscam sempre evoluir.
Por isso, profissionais que se acomodam e não se reciclam estão fadados a perder grandes oportunidades de crescimento na carreira.De modo geral, existem características profissionais que são valorizadas pelo mercado, independente da área de atuação, que são essenciais para alcance do sucesso em sua carreira.
Para obter posições de destaque numa organização, todo colaborador deve ter determinadas competências comportamentais. Atualmente uma das mais valorizadas pelas empresas é a capacidade de adaptar-se a novas rotinas de trabalho e de assumir atribuições diferentes, ou seja, a predisposição para aceitar mudanças e novos desafios.
1) Capacidade de decisão: saber ponderar os prós e os contras para seguir o melhor caminho no momento de escolher algo importante é uma das características básicas para quem deseja destacar-se profissionalmente. Rapidez, raciocínio lógico e visão de futuro são qualidades importantes dentro de uma empresa.
2) Empatia: você já procurou colocar-se no lugar do colega de trabalho e compreender o seu ponto de vista, mesmo sem concordar com o mesmo? Essa capacidade, chamada de empatia, é muito importante para desenvolver projetos em grupo e superar as expectativas.
3) Liderança: ter a habilidade de motivar e influenciar as pessoas é uma competência muito visada pelas empresas e que deve ser desenvolvida mesmo por quem não ocupa um cargo de chefia.
4) Controle emocional: é comum que o trabalho coloque as pessoas em situações de grande estresse. Por isso, para adotar as decisões mais sensatas e coerentes, é necessário priorizar a razão e evitar atitudes impulsivas. Ter controle emocional é uma característica essencial para evitar conflitos com os colegas e constrangimentos no ambiente organizacional, fatores que podem prejudicar a produtividade da equipe.
5) Antecipação: considerada uma das principais habilidades estratégicas, é muito requisitada em empresas que querem estar sempre à frente da concorrência. Essa competência requer bom conhecimento de mercado e é primordial para estabelecer vantagens competitivas e prevenir eventuais crises.
6) Automotivação: ser capaz de manter-se motivado é mais uma competência comportamental importante, pois assegura um bom rendimento profissional, independentemente das circunstâncias, e pode ser uma característica importante não só para o indivíduo, mas para motivar todo o grupo.
7) Busca por conhecimento: profissionais que fogem da estagnação estão sempre em busca de desenvolvimento, e a zona de conforto não faz parte de sua natureza! Busque continuamente cursos de atualização, novos conhecimentos, aprimoramentos em sua profissão, como também seja bem informado sobre seu campo de atuação e atualidades gerais.
8) Adaptabilidade: mudanças acontecem e acompanhá-las é preciso para manter os resultados satisfatórios. Ser aberto a novo métodos de trabalho e desafios que o mercado possa proporcionar é uma característica de extremo valor para as empresas, uma vez que pessoas que têm problemas de adaptação podem causar conflitos na organização e se tornam resistentes a mudanças positivas.
Este artigo pertence ao Curso de Introdução ao Coaching
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