Entrar/Criar Conta
DESTILAÇÃO
A destilação é o processo no qual duas substâncias são separadas através do aquecimento. O whisky, por exemplo, é obtido a partir da destilação e, a propósito, é uma das bebidas que possui maior teor alcoólico. Outro exemplo de bebida destilada é a cachaça, apesar de vendida a preço inferior ao whisky.
A matéria prima usada para produção da aguardente é a cana-de-açúcar e é a destilação do mosto, o caldo de cana, que dá forma a bebida. Mais dois exemplos de bebidas destiladas são o conhaque e a vodka. A primeira é o resultado da destilação do vinho, enquanto a popular bebida russa é originada pela batata e trigo.
O que muitos não sabem sobre a destilação é que todo destilado precisa, antes, ser fermentado. Isto significa que o líquido posto no destilador necessita, primeiro, passar pela fermentação que produzirá o álcool. O processo de destilação é o aquecimento do fermentado na temperatura de ebulição do álcool para separá-lo do resto do líquido.
O etanol em forma de gás que, junto a parte desse líquido que já entrou em ebulição, passa por um tipo de cano resfriado que irá condensar o gás. Em outro recipiente, será armazenado o destilado líquido. Graças a isso, a maior parte dos destilados possui graduação alcoólica maior que os fermentados.
Todo fermentado pode passar por mais de uma processo de destilação. Como já citado, os destilados mais comuns e suas origens são:
Uísque – destilado de cereais envelhecidos e milho;
Pinga – destilado de caldo de cana;
Conhaque – destilado de vinho;
Vodca – destilado de batata ou trigo;
Este artigo pertence ao Curso Bartender Básico
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesAmei o curso esse foi meu primeiro passo para entrar como bartender profissional
Muito feliz por participar
Amei o curso esse foi meu primeiro passo para entrar como bartender profissional