Área do Aluno


ou



Dicas Para Ensinar as Crianças Sobre Higiene Pessoal

Uma vez que você começou a praticar o básico da higiene pessoal com as crianças, não significa que você sempre vai vê-los executar todas as tarefas quando você não está por perto porque as crianças têm uma tendência a não o ouvir. Então, apenas dizer e aconselhar as crianças o que fazer pode não funcionar o tempo todo.

Você tem que fazer as crianças entenderem que higiene pessoal faz parte da vida. Ter bons hábitos de higiene pessoal não só te mantém seguro, mas também fala sobre sua personalidade.

Abaixo está uma lista de tarefas que você pode fazer para ensinar bons hábitos pessoais para as crianças de forma eficaz.

1. Introduzir os conceitos de germes e bactérias

Você deve começar a explicar os conceitos de germes e bactérias para as crianças desde cedo. Se as crianças souberem como podem pegar germes e o que acontecerá se eles não mantiverem a limpeza, eles crescerão com uma melhor compreensão da manutenção da higiene pessoal.

2. Mostrar bons e maus hábitos

As crianças são principalmente impulsionadas por seus instintos e interesses. Isso significa que eles nem sempre pensarão claramente antes de se envolver em qualquer tarefa, muito menos diferenciar bons hábitos dos maus. Portanto, você deve ensinar às crianças o que é considerado um bom hábito e um mau hábito.

Listar bons e maus hábitos de higiene pessoal vai ajudá-lo a explicar claramente para as crianças. Mas você também deve garantir que você está contando aos as crianças sobre hábitos de higiene enquanto brinca ou se diverte. Aprender através de atividades divertidas é a melhor maneira de ir. Lembre-se sempre de elogiar as crianças quando eles exibem bons hábitos de higiene pessoal.

3. Comece sempre com o básico

Despejar muitas informações e instruções sobre higiene pessoal na mente das crianças não produzirá nenhum resultado. Porque a mente das crianças não consegue compreender toda a informação, e elas podem achar as coisas esmagadoras.

Então, você deve começar com atividades simples como lavar as mãos ou tomar banho regularmente. Uma vez que as crianças começam a fazer essas atividades regularmente, você pode colocá-las na próxima tarefa básica de higiene.

4. Utilize os recursos certos

Se você quer que as crianças realizem atividades de higiene pessoal corretamente, você precisa ter certeza de que você tem todos os recursos necessários disponíveis em sua casa. Por exemplo, manter o sabão no dispensador, tecidos, toalhas de papel e lixeiras no lugar etc. Se você mantiver os suprimentos em estoque, as crianças não vão pular nenhuma das tarefas de higiene pessoal nem eles encontrarão qualquer desculpa para não seguir rotinas de higiene pessoal.

Então, você deve começar com atividades simples como lavar as mãos ou tomar banho regularmente. Uma vez que as crianças começam a fazer essas atividades regularmente, você pode colocá-las na próxima tarefa básica de higiene.

5. Fale sobre o cheiro agradável e o mau cheiro

O nariz humano pode reconhecer e distinguir uma ampla gama de cheiros. E instintivamente saber quais perfumes são bons e quais são sujos. Mas uma criança pode rotular o bom e mau odor? Sim, eles podem, mas não o tempo todo. Portanto, você deve ajudar as crianças a aprender a diferença entre cheiros bons e ruins. Explique-lhes que um odor é um cheiro desagradável.

Encontrar diferentes itens em sua casa e discutir o cheiro pode ajudar as crianças a entender as diferenças. Por exemplo, vários itens na sua geladeira, sejam fedidos ou perfumados, o cheiro de diferentes flores, o cheiro de padaria doce e algo salgado podem ajudá-los a aprender a diferença entre cheiro bom e ruim.

Se as crianças entenderem quando suas roupas, corpo ou pés cheiram mal, eles vão arrumar para manter o cheiro fedido longe.

6. Fale sobre a aparência

Ser provocado ou intimidado na escola por causa da aparência desajeitada é muito comum. Mas para evitar isso, você precisa garantir que as crianças usem roupas limpas, que cheirem bem e fiquem higienizadas na escola. Você deve ensinar as crianças sobre diferentes atividades de limpeza, como usar roupas limpas e prensadas, pentear o cabelo, usar sapatos polidos etc.

Além disso, certifique-se de que a bolsa escolar do a criança e a lancheira estejam limpas e higiênicas. Quanto mais as crianças entenderem a importância de serem apresentáveis aos outros, mais limpeza eles manterão.

7. Diversão com higiene

As crianças adoram se divertir e fazer coisas que as fazem felizes. Então, você deve fazer do processo de aprendizagem uma atividade divertida. Tente ensinar as crianças sobre higiene pessoal de diferentes maneiras, como jogos, poemas, cartazes etc. Dessa forma, a higiene não vai parecer um tema terrível para as crianças.

Lembre-se, muitas vezes as crianças perdem o interesse ou podem se entediar rapidamente enquanto realizam uma tarefa de rotina. Portanto, você precisa transformar o processo de aprendizagem em jogos divertidos. Por exemplo, anexar uma história ou poema ou canção que exalta a bondade de escovar os dentes ou lavar as mãos vai ajudá-lo a manter a atenção do a criança na tarefa.

8. Lidere pelo exemplo

Se você quer inspirar a criança a realizar atividades de higiene, você deve primeiro praticá-los você mesmo. Fazer pequenas coisas juntos, como limpar a casa, mesa e cozinha ou escovar os dentes regularmente, vai encorajar a criança mais. Então, realize todas as atividades de higiene pessoal com as crianças e se torne seu modelo.

Se você quer instilar hábitos positivos e saudáveis em crianças, você deve explicar o processo de cada tarefa de higiene pessoal. Por exemplo, mostrar e contar às crianças sobre lavagem adequada das mãos.

9. Pratique a higiene 

Não é preciso muito esforço para implementar esses hábitos de higiene pessoal na vida das crianças se todos em sua família praticam essas atividades. Certifique-se de que todos os membros da família entendam a importância de uma boa higiene pessoal. Ajudará as crianças a seguir suas instruções minuciosamente. Em última análise, você, juntamente com as crianças, vai poder desfrutar de uma saúde melhor.

10. Definir lembretes

Defina um lembrete para cada atividade de higiene diária, como chuveiro, escovação de dentes, recorte de unhas etc. Ele vai ajudá-lo a garantir e manter um olho na rotina diária de higiene do a criança.

Você pode colocar placas na cozinha e banheiro. Se você colocar uma placa como "Lave as mãos" na cozinha e no banheiro, isso lembrará a todos da sua família para fazê-lo, incluindo as crianças. Você deve se lembrar que as crianças não podem manter todas as tarefas de higiene todos os dias. Portanto, você deve ter certeza de priorizar e focar em cada hábito um de cada vez e praticá-lo por pelo menos 2-3 semanas.

Atividades de higiene pessoal para crianças

Como as crianças não são altas em seguir instruções, incutir hábitos de higiene pessoal em crianças pode ser uma tarefa assustadora. No entanto, as crianças adoram brincar, e podem aprender melhor através de atividades. Então, aqui estão alguns jogos e atividades que você pode envolver as crianças para tornar a higiene pessoal divertida para as crianças.

Jogo de transferência de germes

É um jogo divertido que você pode brincar com as crianças para ensiná-los como os germes são transferidos de uma pessoa para outra. Você só vai precisar de algumas tintas laváveis para jogar este jogo. Comece aplicando a tinta em suas mãos quando as crianças não estão olhando para você, e então finja espirrar. Depois disso, vá na direção que você quer e toque as coisas ao redor enquanto espalha a tinta. Peça aos às crianças para seguir seus passos e tocar os pontos que você deixou com tintas.

Agora, você pode perguntar às crianças como as tintas se espalham por todo o lugar. Por fim, você pode enfatizar o fato de que as crianças receberam cores de você porque você não lavou as mãos depois de espirrar.

Mãos de glitter

Para jogar este jogo você precisa de glitters, sabão e água. Comece aplicando um pouco de glitter nas mãos do a criança e depois peça para eles lavarem as mãos para se livrarem do brilho.

O fato de que o brilho é naturalmente pegajoso e não desaparece rapidamente sem uma boa lavagem fará com que as crianças lavem as mãos corretamente. Diga às crianças para usarem sabão e esfregarem as mãos por pelo menos 30 segundos para se livrarem do brilho.

Bom hábito, mau hábito

Este é um jogo divertido que você pode jogar com as crianças a qualquer hora e em qualquer lugar. Tudo que você precisa fazer é fazer uma lista de atividades, incluindo as atividades que as crianças fazem. Então, diga às crianças para identificarem qual hábito é bom e qual é ruim. Através deste jogo, você pode apontar as práticas das crianças e lembrá-las se elas devem continuar ou não. Se acertarem as respostas, recompense-as com guloseimas.

A higiene pessoal torna as crianças vulneráveis a doenças infecciosas. Mas você pode evitar que isso aconteça. Você pode garantir a vida saudável das crianças e mantê-las longe de doenças causadoras de bactérias praticando os hábitos de higiene pessoal mencionados acima. Se as crianças já desenvolveram hábitos de higiene pessoal, então isso é ótimo. Se não, agora é uma excelente hora para ensiná-los.


Este artigo pertence ao Curso de Cuidador Infantil

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados