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DICAS PARA PROJETOS DE LEITURA NA ESCOLA

1) Faça um projeto de leitura bem estruturado


Sem dúvidas, estimular o hábito de leitura dos alunos é um dos muitos desafios enfrentados pelos professores atualmente. Mas mesmo com esse desafio, o papel do docente é de grande importância para melhorar o cenário de leitura no Brasil. Então, para estimular esse hábito em seus alunos, crie um projeto de leitura bem estruturado.


Um bom projeto deve ter a seguinte estrutura:

  1. Identificação

  2. Problema

  3. Justificativa

  4. Objetivos (gerais e específicos)

  5. Conteúdos (desenvolvimento)

  6. Disciplinas envolvidas

  7. Metodologia

  8. Cronograma

  9. Recursos utilizados

  10. Conclusão


2) Crie metas de leitura semanais


Nem sempre seu aluno vai ler um livro inteiro se você decidir discuti-lo somente ao final do bimestre ou trimestre. É provável que ele deixe para ler na última semana ou até mesmo um ou dois dias antes da discussão, não é? Diante dessa situação, a proposta de um projeto de leitura não terá sentido.


Por isso, você pode criar metas semanais ou quinzenais de leitura e ir promovendo aos poucos a discussão do livro. Portanto, crie um cronograma com seus alunos e nessas discussões mostre a importância desse hábito.


3) Promova atividades diferenciadas


A partir das metas semanais de leitura, crie diferentes atividades para serem realizadas a cada semana ou quinzena. Varie, não realize somente debates. Alguns formatos que podem  ajudar a engajar seus alunos são:

  • Quizzes.

  • Filmes.

  • Videoaulas.

  • Teatros.

  • Desenhos.


Lembre sempre de adequar esses formatos à realidade, ao perfil e ao segmento de cada turma. Assim, a dinâmica do projeto de leitura será muito mais interativa e proveitosa para todos.


4) Integre outras disciplinas no processo


É cada vez mais imprescindível trazer a interdisciplinaridade para a rotina escolar. E com um projeto de leitura não é diferente. Na área de linguagens, por exemplo, trabalhar obras literárias é muito fácil. Mas existem vários livros que possuem temáticas que podem ser facilmente integrados a outros componentes curriculares.


5) Estimule o hábito de leitura fora de sala


Além de trabalhar com um projeto de leitura, é importante estimular para que esse hábito também aconteça fora de sala de aula. Despertar esse interesse pode ser um desafio, mas é fundamental lembrar que a leitura traz inúmeros benefícios para a formação do aluno.


6) Mostre os benefícios da leitura


O primeiro passo deste processo é mostrar e reiterar a importância da leitura no dia a dia dos alunos. Além de melhorar as habilidades de interpretação de texto, ler com frequência também enriquece o vocabulário, aumenta os conhecimentos adquiridos e desenvolve a capacidade de argumentação do estudante.


7) Estimule a ida à biblioteca


Você sabe se seus alunos tem o costume de ir à biblioteca? Ou se já visitaram uma? É provável que muitos deles já tenham ido ao espaço na escola, mas será que conhecem a Biblioteca Pública de sua cidade? Esse pode ser um passeio cultural interessante a ser realizado com os alunos. Normalmente, esses espaços têm atividades, rodas de conversa e, em alguns locais, algum tipo de clube de leitura.


8) Incentive seus alunos a fazerem seu próprio projeto de leitura


É importante que a escola já defina, no início do ano, quando rever seu Projeto Político Pedagógico (PPP), quais serão os livros literários trabalhados em cada série durante o ano.  No entanto, uma ideia para estimular a leitura fora de sala é incentivar seus alunos a criarem seu próprio projeto de leitura.


Nele, os estudantes poderiam dar dicas de livros que gostam de ler em seu tempo livre, seja por meio de um vídeo ou de um post em blog da turma. Quem decide a melhor forma são os alunos, o importante aqui é o compartilhamento de experiências e, é claro, a criação do hábito de leitura.


8) Feira do Livro


As Feiras do Livro são excelentes oportunidades para despertar o interesse de seus alunos no mundo dos livros. Elas acontecem nas escolas e nos espaços públicos das cidades, e contam com a venda de livros e, em alguns casos, com uma programação de atividades e discussões literárias.


Principais recursos utilizados


  • Contação: adaptação do contador ou história decorada na íntegra.

  • Com o livro: leitura dinâmica, dramatizada, com as ilustrações do livro.

  • Com gravuras: varal, livro ampliado.

  • Com fanelógrafo: gravuras coloridas, dobraduras, sombras – usar o velcro atrás.

  • Com desenhos: desenhar as personagens enquanto vai contando a história.

  • Fantoches: de varetas, dedoches, de caixinhas, de papel machê, de meias, de EVA, de espuma, de feltro ou qualquer outro material que sua criatividade permitir.


Atividades pós-contação


Após a contação, é importante realizar um trabalho em que as crianças se envolvam e relembrem o que foi contado. Nessa hora, é preciso considerar a faixa etária de cada grupo, o que vai guiar na realização de diferentes tipos de atividades, como as descritas a seguir:

  • Dobraduras das personagens

  • Desenhos das personagens que mais gostou

  • Construção com sucatas

  • Música sobre a história

  • Fantoches diversos

  • Bonecos com papel machê

  • Máscaras

  • Construção de livrinhos

  • Dramatizações

  • Fantasias

  • Teatro de sombras

  • Painéis


Sugestões de leitura por faixa etária


Pré-escolares: até 3 anos

  • Histórias de bichos.

  • Contos rítmicos que sejam leves, lúdicos, bem humorados e curtos.

  • Cantigas de ninar.

  • Veja dicas de livros para faixa etária de 3 anos.


Fase pré-mágica: de 3 a 6 anos

  • Histórias de bichos.

  • Pequenos contos de fadas com enredo simples e poucas personagens.

  • Poemas simples.

  • Trava-línguas.

  • Parlendas.

  • Cantigas de rodas.

  • Veja dicas de livros para a faixa etária de 5 anos.


Fase escolar: 7 anos

  • Histórias de crianças, animais e encantamentos.

  • Contos de fadas mais elaborados.

  • Aventuras no ambiente próximo: família e comunidade.


Fase escolar: 8 anos

  • Histórias humorísticas.

  • Contos de fadas mais elaborados.

  • Lendas folclóricas.


Fase escolar: 9 anos

  • Mitos.

  • Contos de fadas mais elaborados.

  • Antigo testamento como mito.

  • Histórias verídicas.

  • Histórias de humor.


Fase escolar: 10 anos

  • Mitos.

  • Mitologia nórdica.

  • Narrativas de viagens.

  • Histórias verídicas.


Fase escolar: 11 anos

  • Mitos (hindus, persas, árabes, egípcios).

  • Narrativas de viagens.

  • Histórias verídicas.

  • Mitos de heróis.


Fase escolar: 12 anos em diante

  • Narrativas de viagens

  • Histórias verídicas

  • Biografias e romances



Este artigo pertence ao Curso de Contação de Histórias

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