Entrar/Criar Conta
DIFERENÇA ENTRE CONTADOR E CONTABILISTA
A atuação dos profissionais da área contábil foi regulamentada pelo Decreto-lei de 1946 (nº 9.295/46) cujo texto define as atribuições do contador e do técnico de contabilidade e as funções do Conselho Federal de Contabilidade. O “contador” é o profissional que possui diploma de graduação em Ciências Contábeis, ou seja, conhecido como “contador diplomado” ou bacharel em Ciências Contábeis.
O curso superior habilita esse profissional a trabalhar em diversos âmbitos: gestão de empresas, mercado de seguros, controladoria, perícia e auditoria. O contador exerce funções na área financeira, econômica e patrimonial de uma empresa. Assim, é responsável, por exemplo, por assessorar trâmites de abertura de empresas, recomendar o regime tributário mais adequado, apurar impostos, elaborar balanços, demonstrações de resultado, relatórios de faturamento e balancetes mensais.
O contador atua, especificamente, nas atividades de: organização e execução de serviços de contabilidade em geral; escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios e de todos os necessários à organização contábil. Também faz o levantamento dos balanços e demonstrações; perícias judiciais ou extrajudiciais, revisão de balanços e de contas em geral, verificação de haveres, revisão de escritas, regulações jurídicas ou extrajudiciais de avarias grossas ou comuns e assistência aos Conselhos Fiscais das sociedades anônimas.
O profissional que possui nível médio ou técnico e exerce função técnica de contabilidade com registro nos órgãos de classe é um “técnico em contabilidade” ou “técnico contábil”. Pode cuidar da parte financeira de empresas e ser o responsável pela prestação de contas da instituição. Trabalha com escrituração contábil e fiscal; registros e lançamentos contábeis de transações financeiras; cálculo de impostos, juros e taxas; acompanhamento de contas, receitas e despesas; elaboração de demonstrativos financeiros e balancetes; análise de contas patrimoniais e controle patrimonial.
Suas funções não incluem a realização de trabalhos de auditoria, perícia e análise de balanços. O termo “contabilista” é usado popularmente para se referir ao técnico em contabilidade, antigamente era conhecido como “guarda livros”. Porém, o termo contabilista refere-se ao profissional que exerce a prática contábil de modo genérico, ou seja, tanto de nível superior quanto técnico. Contudo, já que o termo ainda está atrelado ao profissional de nível técnico,o Conselho Federal de Contabilidade determinou o uso do termo “profissional da contabilidade” para designar essa categoria mais genérica.
Este artigo pertence ao Curso Noções Básicas de Contabilidade
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesEu adoro fazer esse curso
Aprende muito nesse curso
ótimo curso.
Eu adoro fazer esse curso
Foi uma experiência incrível
Aprende muito nesse curso