Área do Aluno


ou



Diferenças entre Pacote Office do Desktop e da Nuvem

Visando democratizar o acesso a suas ferramentas, a Microsoft tornou o acesso ao pacote Office gratuito, se feito pelo OneDrive, seguindo os passos do Google e suas ferramentas em nuvem. Porém, usuários do pacote Office ficaram muito surpresos pelas diferenças entre os aplicativos desktop e da nuvem: basicamente acessar pela nuvem significa perder muitas funcionalidades, até mesmo para quem tem os planos pagos da Microsoft.

Ou seja, a Microsoft limitou as funcionalidades dos aplicativos em nuvem ao mínimo (em alguns casos até menos que isso) para conseguir mais assinantes em seus serviços. Mas isso, aparentemente, foi uma jogada um pouco equivocada: o Word do OneDrive, por exemplo, tem os mesmos recursos que o Google Documentos, do Google Drive. Aliás, o Google Documentos se sobressai em alguns aspectos, principalmente pela simplicidade de uso e design limpo.

Feita esta pequena introdução, vejamos as principais diferenças entre os aplicativos desktop e da nuvem, no que tange ao pacote Office.

Word

Vejamos uma breve comparação entre as guias do Word no desktop e em nuvem.



A primeira diferença que notamos é a falta de algumas guias. No caso, a ideia é “enxugar” a ferramenta prezando apenas pelo essencial e para uso pessoal. Ou seja, se você quiser fazer um trabalho de escola, a versão da nuvem pode substituir a versão desktop, embora o Word da nuvem não tenha inserção de referências bibliográficas e alguns recursos avançados.

A guia Inserir foi praticamente removida na versão online, embora ela continue ali. Dê uma olhada nas imagens abaixo:



Diversas funcionalidades avançadas foram varridas do software. Isso torna impossível criar documentos mais complexos, como artigos científicos e demais documentos acadêmicos.

Excel

O Excel é, de longe, a ferramenta que mais sofreu por causa da remoção de funcionalidades do pacote Office. No caso, vale lembrar que o Excel é um dos produtos de maior valor da Microsoft, dado que é capaz de executar funções que geram muito valor para empresas, como análise de dados, dashboard e assim por diante.

Vamos comparar a quantidade de guias em cada uma das versões deste software:



Os recursos de maior valor do Excel estão na guia Dados. Vamos comparar essas guias.



O pessoal da Microsoft tornou o Excel, em sua versão online, em um simples organizador de planilhas digitais, não sendo capaz de executar um terço das funções de sua versão desktop.
A versão online do Excel pode servir para visualização de dados previamente tratados na versão completa do software. Sendo assim, poderia ser útil para mostrar a um gerente certas projeções da empresa, assim como tendências encontradas pela equipe de análise.

PowerPoint

Dentre as ferramentas do Office, a que menos perdeu funcionalidades avançadas (e realmente úteis no mundo profissional) foi o PowerPoint. Até mesmo a nova função da Microsoft, o chamado Designer, está presente no PowerPoint online.

Veja uma comparação de guias.



Aliás, tudo indica que a versão online do PowerPoint é um pouco mais moderna que a versão desktop, pois possui um design arrojado e uma disposição de ferramentas aparentemente mais inteligente.

Um dos poucos recursos que sentimos falta foi a opção de gravar a apresentação. Até o momento, só podemos gravar pelo PowerPoint do desktop, mas, como é comum usarmos software de terceiros para gravar apresentações, esse “corte” é pouco sentido.

Vídeoaula:



Agora que você conhece as diferenças entre os softwares instalados e os em nuvem, com certeza está apto a escolher a melhor opção para suas tarefas.

Parabéns, você completou mais uma aula!


Este artigo pertence ao Curso de Pacote Office Básico

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados