Área do Aluno


ou



Diversidade na Assistência Social

A profissão de trabalho social é uma profissão diversificada e vasta, cuja missão é melhorar os resultados e a qualidade de vida das populações vulneráveis. No entanto, estamos falando da sociedade como um todo: estamos tendo dificuldade em ver nosso objetivo comum porque estamos tão focados nas diferenças entre nós.

Como assistentes sociais, podemos ser uma grande força para esse tipo de crescimento em nossa sociedade, mas devemos ser o apoio para as populações pobres e vulneráveis. Muitos assistentes sociais estão "lutando a boa luta" sozinhos em suas agências e na prática privada. Embora trabalhemos no nível individual, devemos também ser uma frente unida como profissão politicamente e em nossa comunidade.

Não podemos ser essa força se não nos unirmos mais e assumirmos um papel de liderança na sociedade. Muitos assistentes sociais esqueceram suas raízes na justiça social e estão muito envolvidos em sua prática privada ou agência para alcançar. Como resultado, o trabalho social como profissão tornou-se quase invisível. Também não somos levados a sério por outras profissões e também não somos reconhecidos politicamente.

A voz e a face do trabalho social precisam ser ouvidas e vistas pelo nosso governo, pela nossa sociedade e por nós mesmos. Muitas vezes, há uma desconexão entre valores do trabalho social, legislação e as agências em que trabalhamos. Devemos nos unir como profissão e defender melhores condições de trabalho, sistemas mais eficientes para o atendimento ao cliente e ser a voz das populações que atendemos.

Esquecemos de alguma forma a importância do trabalho social no campo político. Alguns podem perguntar: "Como a profissão de trabalho social pode ajudar nossa sociedade e melhorar a vida dos cidadãos?" A profissão de trabalho social é a base que deve ser restaurada para ajudar a capacitar a sociedade a encontrar seu sonho novamente e torná-lo realidade.

A idade 0-6 é a mais importante e formativa na vida infantil, e o trabalho social é a profissão que cria programas para ajudar as famílias e proteger as crianças de cicatrizes que podem afetá-las para o resto de suas vidas. Se uma criança é negada recursos necessários, como alimentação, abrigo, educação de desenvolvimento e capacidade de viver livre de abusos, as chances dessa criança de se beneficiar da melhor educação pública ou privada são diminuídas.



Este artigo pertence ao Curso de Assistente Social

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados