Área do Aluno


ou



Economia de Água

Como falamos inicialmente, a quantidade de água doce no mundo é escassa. Por esse motivo, além de combater vazamentos, o encanador também pode propor formas de promover maior economiza de água entre seus clientes.

Dados recentes demonstram que em 2016, mais de 18 milhões de brasileiros foram impactados em algum momento pela escassez hídrica. A região nordeste é a região mais afetada pela falta de água.

O histórico do uso exacerbado da água traz um grande alerta para a população, podendo elevar consideravelmente o número de escassez caso não haja conscientização.

Por esse motivo, confira abaixo algumas atitudes que podem ser adotadas para reduzir o gasto desnecessário de água:


  • Ensaboe as louças de uma vez só

Na hora de lavar a louça, junte todas de uma só vez e comece raspando o resto de comida com uma espátula, guardanapo ou escova. Ensaboe todos eles juntamente, mantendo a torneira fechada. Somente após ensaboar todas as peças, é que deve enxaguar.


  • Chuveiro fechado por mais tempo
Durante o banho, você deve manter o chuveiro fechado o máximo de tempo possível. O consumo médio de água durante um banho cai mais de 130 litros apenas mantendo o chuveiro fechado durante o período em que passa sabão.

Para se ter noção, um banho de 5 minutos gasta cerca de 45 litros de água, enquanto um banho de 15 minutos gasta em torno de 135 litros de água. Por esse motivo, manter o banho o mais rápido possível é sempre importante.


  • Torneira fechada enquanto escova os dentes
Essa dica é antiga. A torneira deve se manter fechada enquanto escovamos nossos dentes. Essa simples atitude chega a economizar mais de 12 litros de água. Também, mantenha as torneiras fechada enquanto lavo o rosto ou ensaboa as mãos.


  • Utilize a água que sai da máquina de lavar
A máquina de lavar é um dos eletrodomésticos que mais consomem água em nossas residências. A água do enxágue normalmente é descartada diretamente pelo ralo.

Porém, você sabia que aquela água de enxágue pode ser utilizada para diversas funções? Durante o enxágue a água possui pouca quantidade de sabão e de resíduos, dessa forma, ela pode ser facilmente utilizada para lavar o quintal, piso, paredes, calçada e até o carro.

Se você não pretende utilizar a água no momento após a lavagem, você pode despejá-la em um balde ou tonel para ser usada depois.


  • Conserte as torneiras pingando
Sabe aquela torneira do banheiro que não para de pingar? Uma torneira pingando por um mês pode gastar até 1300 litros de água. Esse grande desperdício poderia ser evitado apertando um simples parafuso.

Por esse motivo, sempre que verificar um pingamento em uma residência, veja o motivo desse vazamento e conserte. Em algumas vezes apenas trocar a borracha de vedação já é suficiente.


  • Dê fim as mangueiras
Mangueiras para lavar o quintal, dar banho no cachorro ou regar o jardim é péssimo para a economia de água. As mangueiras por mais que sejam práticas levam a um grande gasto de água. Quando usado por mais de 15 minutos, se vão 180 litros de água. Por esse motivo, sempre que poder realizar uma atividade utilizando um balde com água, faça.


  • Faça uma revisão para encontrar vazamentos
Como falamos anteriormente, o vazamento em canos provoca um grande gasto desnecessário de água. Sempre incentive com que o proprietário avalie se em sua residência existem os tradicionais sinais de vazamento que ensinamos no tópico de “Como reparar vazamentos em uma canalização”.


  • Diminua o uso da máquina de lavar
O mais recomendado é juntar várias peças de roupa para serem lavadas de uma vez só. A máquina de lavar deve ser usada em sua capacidade máxima e preferencialmente no ciclo econômico. Muitos aparelhos possuem a função de economia de água e energia.


  • Utilize a descarga dupla
Novos modelos de descarga para vasos sanitários possuem uma válvula de acionamento duplo. Cada uma delas gasta uma quantidade específica de água. Por exemplo, para o número 1, recomenda que se utilize a descarga de 3 litros de água, enquanto para o número 2, o outro botão com 6 litros de água.


  • Tenha cuidado especial com a piscina
A piscina representa um grande gasto de água. No entanto, poucas pessoas tem atenção especial para a evaporação da água da piscina. A água da piscina evaporada pode representar em um gasto mensal de mais 3 mil litros. Quando não estiver utilizando a piscina, o ideal é cobrir com uma capa indicada.


  • Dê atenção a caixa d’água
A caixa d´água também deve ser fechada para não haver evaporação. Além disso, é possível utilizar equipamentos para evitar que a caixa transborde e se desperdice água, como uma boia.


  • Lavar o carro somente com baldes
Na hora de lavar o carro é indicado utilizar apenas baldes com água. Isso vale na hora de espumar o carro e também de enxaguar. 


  • Retire o excesso antes de lavar
Por fim, sempre que for lavar algo com água, prefira retirar o excesso da sujeira antes, seja passando uma vassoura ou um pano seco. Isso evita com que se gaste mais água para poder lavar com eficiência.


Este artigo pertence ao Curso de Encanador Residencial

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados