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EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA
Política nacional de educação especial na educação inclusiva
O movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.
Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão. A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, implicando uma mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas.
Nesta perspectiva, o Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial apresenta a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que acompanha os avanços do conhecimento e das lutas sociais, visando constituir políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os alunos. A Política Nacional de Educação Especial de 2008 mudou a visão da educação especial no nosso sistema de ensino, pois complementa os estudos de alunos com deficiência com mais recursos para facilitar o acesso, permanência e participação nas turmas comuns de ensino regular, com autonomia e independência.
Ademais, garante o acesso de todos os alunos ao ensino regular, formando professores para a inclusão e melhorando o acesso físico, transporte e mobiliário. A definição de um público-alvo da educação especial eliminou a possibilidade de exclusão total ou parcial das turmas comuns. A diferenciação para excluir era ato comumente praticado, mesmo com base nas melhores intenções. Os serviços da educação especial permitiam que alunos com dificuldades de aprendizagem, por exemplo, fossem atendidos em salas de recursos, em classes especiais e até mesmo em escolas especiais.
Documento na íntegra: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf
Este artigo pertence ao Curso Educação Inclusiva
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 Avaliaçõeso curso é de grande valia para minha vida profissional, pois cada dia mais recebemos alunos com deficiência. o conteúdo bem aprofundado e acessível.
Gostei muito do curso, conteúdo muito bom. Senti falta de alguns vídeos, porque sou mais auditiva.
É muito bom esse curso me ajudar muito com o conhecimento sobre a educação inclusiva isto é precioso e ninguém tira esse conhecimento de você
Eu tô gostando
Estou amando trabalhar nessa área, ter novas oportunidades é sempre bom.
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Boa abordagem do tema.
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Amei esse curso; conteúdos riquíssimo e bem elaborado, gratidão pelo compartilhamento que pra mim está sendo bastante proveitoso!
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Adorei o curso, por isso tenho indicado para amigos e já estou cursando outro. Auxiliar de Creche. Pretendo adquirir outros para enriquecer meus conhecimentos e atual de forma significativa.
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