Em uma economia orientada ao mercado com um governo democrático, a escolha de qual combinação de bens e serviços produzir e, portanto, onde operar ao longo da curva de possibilidades de produção, envolverá uma mistura de decisões por indivíduos, empresas e governo, expressando suprimentos e demandas. No entanto, a economia pode apontar que algumas escolhas são inequivocamente melhores do que outras. Esta observação é baseada na ideia de eficiência.
No cotidiano, eficiência refere-se à falta de desperdício. Uma máquina de lavar ineficiente opera a alto custo, enquanto uma máquina de lavar eficiente opera a um custo menor, porque não está desperdiçando água ou energia. Uma organização ineficiente opera com longos atrasos e altos custos, enquanto uma organização eficiente está focada, cumpre prazos e realiza dentro do orçamento.
Uma organização atinge o ápice de eficiência de produção quando, economicamente, não pode produzir mais de um bem sem reduzir os níveis de produção. Em outras palavras, uma empresa atinge a máxima eficiência de produção uma vez que uma equipe está produzindo o máximo de produção possível — sem perder tempo, dinheiro ou outros recursos finitos.
A eficiência da produção é frequentemente medida em termos de Eficácia Geral dos Equipamentos (OEE). OEE é um indicador de desempenho-chave e métrica de "melhores práticas" que identifica a porcentagem do tempo de produção planejado que é genuinamente produtivo.
Uma pontuação OEE de 100% representa uma linha de produção perfeita que produz apenas peças boas, o mais rápido possível, sem tempo de inatividade zero. As instalações utilizam o OEE como referência e uma linha de base de eficiência de produção.
A métrica torna-se um benchmark ao comparar o desempenho de um determinado ativo com os padrões do setor, ativos internos semelhantes ou a própria saída em diferentes horários de turno. Alternativamente, o OEE torna-se uma linha de base ao acompanhar o progresso ao longo do tempo para eliminar o desperdício de produção.
Os fabricantes de classe mundial alcançam pontuações de OEE de 85%, enquanto os fabricantes médios normalmente pontuam em torno de 60%.
Use os seguintes passos gerais como pontos de partida para iniciar discussões internas sobre o aumento da eficiência da produção.
Os passos concretos que você tomar serão exclusivos dos desafios, recursos e sistemas de produção da organização.
Eficiência produtiva significa que, dadas aos insumos e tecnologia disponíveis, é impossível produzir mais de um bem sem diminuir a quantidade de outro bem que é produzido.
Como melhorar a eficiência da produção em 7 etapas simples
Os procedimentos operacionais padrão (SOPs) muitas vezes variam de empresa para empresa. No entanto, um objetivo abrangente permanece o mesmo entre as indústrias: alcançar forte eficiência de produção. Os SOPs suportam a eficiência da produção porque produzem fortes cadeias de suprimentos, clientes felizes e funcionários seguros.
Gestores excepcionais se esforçam consistentemente para alcançar a máxima produção sem sacrificar padrões de alta qualidade. Vários fatores podem e afetam a eficiência da produção organizacional para grandes empresas e pequenas empresas.
Este capítulo compartilhará dicas de como os gestores podem aumentar a probabilidade de atingir benchmarks vitais de eficiência de produção. Antes de começarmos, vamos rever a definição técnica de eficiência de produção.
Passo 1: Melhore os processos de negócios
Assim como os indivíduos, as empresas estão sujeitas a desenvolver hábitos diários que nem sempre são propícios ao sucesso. Talvez um sistema de empresa já tenha sido suficiente, mas é improvável que permaneça eficaz ao longo de décadas.
Por exemplo, não é incomum que as organizações atualizem periodicamente equipamentos de produção com tecnologia "a mais recente e maior". No entanto, se eles experimentarem ganhos imediatos, os membros da equipe provavelmente se darão tapinhas nas costas sem avaliar os recursos tecnológicos que suportam os principais equipamentos de produção.
Todas as organizações precisam ter tempo para revisar os processos de negócios atuais e procurar áreas para melhorar, redefinir e reorganizar.
Passo 2: Avalie a linha de produção
Em seguida, avalie todos os aspectos da linha de produção. Preste atenção especial à medição do throughput — o número médio de unidades que a empresa produz em um determinado período. Esta medição destacará quaisquer problemas que você tenha com máquinas específicas.
Outra métrica essencial para revisar é a utilização da capacidade. Esta medição envolve calcular a capacidade de produção total por fábrica a qualquer momento. Analisar a utilização da capacidade permite que você veja quais linhas de produção estão operando na maior produção possível.
Ambas as métricas ilustram precisamente o quão caro o tempo de inatividade do equipamento pode ser.
Passo 3: Atualizar tecnologia
A dívida tecnológica é um fato desagradável da vida para as empresas de hoje. Se você não fornecer à equipe as ferramentas necessárias para ser eficiente, você vai se encontrar perdendo clientes e funcionários.
Embora a tecnologia muitas vezes exige investimentos iniciais pesados, dar o mergulho pode ajudá-lo a ficar à frente da concorrência. Por exemplo, digamos que os computadores do escritório levam 5 minutos para carregar. Isso é um atraso de 5 minutos para novas informações chegarem à linha de produção ou pelo menos 22 horas de atraso por ano apenas naquela máquina e no funcionário!
Poderíamos argumentar com qualquer equipamento dependente da produção na operação. A disposição em fazer esses tipos de mudanças não só melhora a eficiência operacional, mas pode aumentar drasticamente a moral e a retenção dos funcionários. Sem mencionar que os upgrades de tecnologia nem sempre têm que ser caros.
Passo 4: Identificar gargalos de produção
Gargalos de produção ocorrem quando há um colapso em algum lugar da a linha de produção. As pessoas geralmente assumem deficiências relacionadas a máquinas ou equipamentos, mas gargalos. No entanto, as organizações têm os gargalos mais caros nos componentes "humanos" dos processos.
Os gestores podem categorizar incorretamente gargalos orientados por máquina como "erros de máquina" quando o verdadeiro culpado é um programa de manutenção preventiva (PM) mal executado. Alternativamente, o lento tempo de resposta de um técnico pode estar impactando drasticamente a capacidade de colocar as coisas de volta nos trilhos.
Por outro lado, alguns gargalos são puramente administrativos. Você está sempre esperando pela aprovação antes de poder prosseguir? Por exemplo, substituições de peças simples requerem aprovação no tempo de inatividade?
Passo 5: Encontrar e Eliminar o desperdício
O desperdício ocorre de muitas formas, algumas das quais nem sempre são óbvias. Por exemplo, a má ventilação e o aquecimento/resfriamento ineficazes geralmente não são visíveis a olho nu.
Além disso, o desperdício ocorre na forma de custos trabalhistas desnecessários e má gestão do trabalhador, o que pode impactar significativamente a eficiência da produção. E não negligencie o custo da energia física humana desperdiçada. a equipe segue SOPs que podem ser medidos e melhorados?
Se todos da a equipe adotam uma abordagem diferente para a mesma tarefa, você pode estar desperdiçando centenas, senão milhares, de horas de trabalho a cada ano apenas em ineficiências de fluxo de trabalho. Considere contratar um terceiro objetivo para avaliar sem viés o uso de recursos da a organização.
Passo 6: Considere a Reciclagem
Essa dica é bastante simples — uma maneira fácil de melhorar a eficiência da produção e reduzir custos, é reutilizar materiais de fabricação.
Se você tem uma instalação bem equipada, você pode classificar rapidamente os resíduos para reciclagem e reutilização. Qualquer coisa que você possa colocar de volta no processo de produção, sejam sobras ou sucatas, deve ser usado.
Uma equipe desorganizada é ineficiente. Organize e padronize os processos em todo o quadro. Desde como as ferramentas são tratadas no chão de fábrica até como a equipe colabora, tudo o que pode funcionar com um processo repetível deve ser otimizado.
Faça disso o objetivo de quantificar e organizar cada processo que a empresa coloca em prática — e não apenas aqueles no chão de fábrica. Faça perguntas como: Como o escritório recebe atualizações de produção do chão? Como a equipe de armazém sabe quando os produtos estão prontos para serem enviados? Como tudo isso é comunicado?
Os membros da a equipe tem que verificar as caixas de entrada de e-mail, mensagens de texto, telefonemas, walkie-talkies e caixas de entrada de papel de escritório para estar totalmente informado? Simplificar e organizar as comunicações internas tem benefícios compostos que começam imediatamente.