Área do Aluno


ou



Elementos da política de crédito - Análise de Crédito e Cobrança

A política de crédito é composta por quatro elementos: padrão, prazo, desconto e cobrança.

O padrão de crédito é o requisito mínimo para a concessão de crédito aos clientes. 

Se uma empresa deseja estimular as vendas a prazo, deve formular padrões que sejam fáceis de alcançar, caso contrário, os padrões serão mais rígidos e levarão a um declínio nas vendas a crédito.

Os elementos da política de crédito de uma empresa são determinados levando em consideração fatores como concorrência, ciclo operacional, tipo de produto, sazonalidade, obsolescência, aceitação do cliente, preço, tipo de cliente e rentabilidade. 

Em produtos com preços mais altos, como joias e carros, dar tempo pode ser uma ferramenta importante que uma empresa pode usar para aumentar sua geração de clientes. 

Os descontos financeiros dados pelos concorrentes podem induzir as empresas a usar essa tática mesmo que percam o mercado.

Assaf Neto e Silva (2012, p.129) mostram quatro possíveis razões para adoção de descontos:

- Reduzir a sazonalidade das vendas

- Adiantar o fluxo de caixa, reduzindo a necessidade de financiamento

- Reduzir o risco de insolvência dos clientes

- Aumentar o volume de vendas

Do mesmo modo que no desconto, a decisão de dar prazos, dependerá do fluxo financeiro de caixa da empresa.



Este artigo pertence ao Curso de Análise de Crédito e Cobrança

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados