Elementos da política de crédito - Análise de Crédito e Cobrança
A política de crédito é composta por quatro elementos: padrão, prazo, desconto e cobrança.
O padrão de crédito é o requisito mínimo para a concessão de crédito aos clientes.
Se uma empresa deseja estimular as vendas a prazo, deve formular padrões que sejam fáceis de alcançar, caso contrário, os padrões serão mais rígidos e levarão a um declínio nas vendas a crédito.
Os elementos da política de crédito de uma empresa são determinados levando em consideração fatores como concorrência, ciclo operacional, tipo de produto, sazonalidade, obsolescência, aceitação do cliente, preço, tipo de cliente e rentabilidade.
Em produtos com preços mais altos, como joias e carros, dar tempo pode ser uma ferramenta importante que uma empresa pode usar para aumentar sua geração de clientes.
Os descontos financeiros dados pelos concorrentes podem induzir as empresas a usar essa tática mesmo que percam o mercado.
Assaf Neto e Silva (2012, p.129) mostram quatro possíveis razões para adoção de descontos:
- Reduzir a sazonalidade das vendas
- Adiantar o fluxo de caixa, reduzindo a necessidade de financiamento
- Reduzir o risco de insolvência dos clientes
- Aumentar o volume de vendas
Do mesmo modo que no desconto, a decisão de dar prazos, dependerá do fluxo financeiro de caixa da empresa.
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