Emergência e salvamento
Esse tópico regulamenta:
a) Quando ocorrer uma emergência durante operações em alta altitude, o empregador deve estar equipado com uma equipe para responder;
b) A equipe pode ser própria, externa ou composta por trabalhadores engajados em trabalhos de altitude, dependendo das características da atividade;
c) O empregador deve garantir que a equipe tenha os recursos necessários para responder a emergências;
d) Ações para responder a situações de emergência envolvendo operações de alta altitude devem ser incluídas no plano de emergência da empresa;
e) O pessoal responsável pela implementação das medidas de resgate deve ter capacidade para resgatar, prestar primeiros socorros e ter saúde física e mental adequada para as atividades a serem realizadas.
Os cenários possíveis de uma situação de emergência devem ser objeto de análise de risco que tenha impacto no plano de emergência, no qual serão definidos os recursos necessários para o atendimento à emergência.
Utilize equipe própria, externa, pública ou mesmo uma equipe composta pelos próprios trabalhadores, devendo-se considerar a adequação desses recursos.
Um plano de emergência é um conjunto de ações, contido em um documento contendo procedimentos gerais de emergência, e a equipe autorizada deve conhecer e ser capaz de utilizar esses procedimentos quando necessário.
O plano deve ser combinado com as medidas identificadas na análise de risco.
Nota importante: nunca trabalhe em alturas sem estar conectado ao sistema de ancoragem. O talabarte de posicionamento deve sempre ser usado em combinação com um dispositivo anti-queda (como um talabarte de segurança ou um dispositivo anti-queda). Se não houver sistema de restrição de movimento usado em conjunto com o sistema de ancoragem, não se aproxime das laterais da área.
Isolamento e sinalização
O isolamento e a sinalização ao redor da área de trabalho são essenciais para a segurança de todo o pessoal envolvido.
O uso de cones, faixas de zebra e placas alertam para os riscos e facilitam o desvio do tráfego de locais perigosos.
Para isso, antes de iniciar o trabalho em altura, avalie todos os riscos:
- Você pode trabalhar em lugares altos?
- Os equipamentos e sistemas estão em uso?
- Você trabalha simultaneamente no mesmo ambiente?
- Existe alguma transferência de pessoas e bens no local de trabalho?
- Existem riscos climáticos?
- Existe uma rede eletrificada?
- Existe algum gás tóxico ou inflamável no local?
- Existe risco de sepultamento e queda?
- Existe um plano de comunicação e emergência?