Entrar/Criar Conta
Enfermagem e as suas funções administrativas
Quando falamos do processo de gestão e controle dos serviços de saúde a partir da aplicação das funções administrativas, temos como destaque o planejamento, a coordenação, organização, direção e execução de tarefas pelo profissional da enfermagem responsável por essa liderança.
Com isso, o processo de gestão está diretamente ligado ao compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões e comunicação de forma efetiva e eficaz tanto com os demais membros de equipe, como com os pacientes e líderes corporativos.
Quando o enfermeiro é o profissional à frente da tomada de decisões, ele influencia as ações dos outros membros de equipe e do ambiente a sua volta para que o alcance das metas e objetivos sejam alcançados. Para isso, é necessário que esse profissional defina e planeje toda a assistência de enfermagem a partir de um contexto interativo e multifacetado.
Dessa forma, como dito anteriormente em seções predispostas neste módulo de ensino, para que a enfermagem esteja em um papel de liderança, ela precisa dominar e conciliar o emprego tanto dos princípios e técnicas de administração, como os princípios e as técnicas que norteiam a prestação do cuidado ao paciente em enfermagem.
De acordo com a lei nº 7.498/86, que condiz com a Regulamentação do Exercício Profissional, redigida pelo Conselho Regional de Enfermagem (COREN), o profissional enfermeiro executa atividades, cabendo-lhe: dirigir órgão de enfermagem integrante da estrutura básica do sistema de saúde e liderar o serviço e a unidade de enfermagem local; Além disso, ele deve organizar e dirigir os serviços de enfermagem, bem como as suas atividades técnicas e auxiliares no atendimento ao paciente; planejar, organizar, coordenar, executar e avaliar os serviços de assistência de enfermagem; realizar sistematização da assistência de enfermagem; oferecer cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida; prestar cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas; participar do planejamento, da execução e da avaliação da programação de saúde e participar da elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde.
Este artigo pertence ao Curso Básico de Administração em Enfermagem
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesUm curso pra aumentar meu conhecimento, pois sou técnico enfermagem.
Prezado,a ferramenta que o curso se propõe é certamente coerente com a aplicabilidade prática do mesmo.Estou feliz em absorver mais está metodologia de aprendizado.
Complemento para técnico em enfermagem
muito bom
Muito show gostei bastante
Um curso pra aumentar meu conhecimento, pois sou técnico enfermagem.
Bom
Prezado,a ferramenta que o curso se propõe é certamente coerente com a aplicabilidade prática do mesmo.Estou feliz em absorver mais está metodologia de aprendizado.
Muito bom
Complemento para técnico em enfermagem
PERFEITO. MUITO BOM.
muito bom