Entrar/Criar Conta
ENVENENAMENTO E INTOXICAÇÃO
Definimos o envenenamento e intoxicações como reações causadas pela ingestão ou contato com substâncias prejudiciais que, dependendo da quantidade, natureza da substância, sensibilidade do indivíduo e da forma como foram introduzidas no organismo, podem trazer consequências temporárias ou permanentes.
Em geral, as intoxicações e envenenamentos são causados por acidentes domésticos ou de trabalho, ingestão excessiva de álcool ou alimentos fora de condições de consumo ou mesmo tentativas de suicídios. Há várias vias de administração de uma substância. Por isso, o envenenamento pode ocorrer por:
Ingestão;
Inalação (normalmente de gases);
Contato (com a pele ou com os olhos).
As principais causas de envenenamento são:
Contato com substâncias corrosivas;
Ingestão de alimentos estragados;
Produtos de limpeza (soda cáustica, creolina, ácido muriático);
Plantas;
Remédios;
Bebida alcoólica em excesso;
Inalação de gases tóxicos.
Em geral, as alterações são causadas por substâncias classificadas como venenosas ou tóxicas. Ao falarmos sobre casos de envenenamento e intoxicação, é necessário diferenciar ambos de anafilaxia e alergia. Na intoxicação, as alterações são provocadas pela ação direta do tóxico ou veneno, mesmo em uma única dose.
Na anafilaxia e na alergia, por sua vez, as alterações resultam do choque entre antígeno e anticorpo. Outra diferença é que as reações advêm da primeira dose, chamada sensibilizante, e uma segunda, chamada desencadeante. Normalmente, ocorre em um órgão específico para cada espécie animal, denominado "órgão de choque".
Este artigo pertence ao Curso Noções Básicas de Primeiros Socorros
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesPERFEITO.MUITOBOM.
muito bom
Bom
Muito bom mesmo assim
Muito bom
Bom
PERFEITO.MUITOBOM.
Adoro esse cursos parabéns
muito bom
Foi muito bom o conteúdo
Bom
Muito bom
Muito bom mesmo assim
Foi muito útil
Muito bom