Esta é uma padronagem caracterizada pela utilização de triângulos sobrepostos entre si. A Argyle é comumente encontrada em looks de inverno, principalmente em países europeus. Ela ficou largamente famosa durante o século XX, devido a utilização desta combinação por grandes figuras da alta sociedade, como o príncipe de gales, retornando ao universo da moda durante 2019 e 2020.
Além das padronagens, as estampas também têm o seu grande papel na composição de diferentes roupas, acessórios e outras peças de vestuário, podendo inclusive serem utilizadas em conjunto para adquirir um look.
Atualmente, a estampa é largamente utilizada na indústria, inclusive como forma de adquirir peças com característica de padronagem, sem precisar alterar a tecelagem de um tecido. Isto acontece, pois com o passar dos anos, a técnica de estampa nos permitiu construir diversos modelos de roupas com menores recursos, quando comparadas a peças de padronagem.
É por este motivo que hoje é possível encontrar peças como o Xadrez e o risco de giz, por exemplo, presentes em roupas em forma de estampa. Como dito anteriormente, isso acontece principalmente, pois através da aplicação dessa técnica, é possível realizar o barateamento dos produtos, almejando assim, o lucro da empresa ao qual está aplicando e a possibilidade de fornecer estas peças a um público mais abrangente, sendo mais comum em peças destinadas ao varejo.
As flores sempre foram um fator de inspiração artística e com a moda não seria diferente. Este tipo de estampa pode ser encontrado principalmente nas coleções de primavera-verão, e são constantemente marcadas pela presença de cores vivas e bem dispostas entre si.
Com o advento da pandemia, as estampas florais foram a aposta do mercado da moda, sendo largamente utilizadas como estratégia de marketing para a larga venda de peças de vestuário. Isto acontece, pois devido a sua conexão direta com o bem-estar ligado à natureza, derivadas da filosofia de vida “slow living”, os florais passaram a ser aplicados em inúmeras composições, marcando a influência cultural que a moda pode exercer numa sociedade. Dessa forma, a utilização de estampas que remetem ao natural, sustentável e minimalista, passaram a ser valorizadas.
● Animal Print
Considerada uma tendência atemporal, o animal print entrou na moda ainda na idade média, tendo como premissa a intensificação da caça de animais para composição estética. Isto acontece, pois na época, a utilização de peças de caça era considerada como artefatos de luxo e poder financeiro.
Desta forma, durante centenas de anos essa prática foi adotada, originando a morte e a ameaça a extinção de diversos animais selvagens.
Entretanto, com a conscientização das indústrias e o surgimento de novas regras restritivas à caça para fins estéticos, esta prática foi abolida. E hoje, inclusive no Brasil, as indústrias já possuem técnicas e tecnologias passíveis de aplicarem o tipo de padrão nas roupas sem necessariamente utilizar os couros destes animais.
Desta forma, estas importantes peças ainda marcam muita presença nas grandes passarelas, garantindo exuberância e luxo aos looks construídos.
● Paisley
Uma das estampas mais famosas ao redor do mundo, a Paisley é um tipo de padrão marcado pela utilização de folhas que normalmente encontram-se distorcidas, muito similar a o formato de uma gota. Ela surgiu em diversos tecidos, sendo que muitos estudos apontam a Índia como o seu país de origem, com várias formas e cores aplicadas em sua composição.
● Poá
Um clássico dos anos 50, o Poá é uma estampa que também pode ser considerada como atemporal. Trata-se de um estilo que foi largamente difundido e popularizado após ser utilizado por inúmeras figuras famosas como a ilustre Marilyn Monroe, gerando a esse padrão o conceito de romantismo e feminilidade.
A sua utilização se tornou um sucesso tão grande, que foi eternizado em letras de músicas, como por exemplo, a famosa “Biquíni de bolinha amarelinha” lançada no Brasil pelos Blitz.
Pode ser encontrado tanto em padronagens como em estampas, as listras são padrões clássicos e atemporais, durante muitos anos, as listras foram utilizadas para marcar pessoas que viviam à margem da sociedade e eram considerados delinquentes. Entretanto, através da grande criatividade e perspicácia da estilista Coco Chanel, as listras começaram a ganhar um novo significado e são utilizadas até hoje nas grandes passarelas e composições da moda.
Querido aluno, você já foi capaz de perceber que, sejam elas estampas ou padronagens, ambas as técnicas estão presentes em peças que não podem faltar no guarda roupa de um grande modelo.
Isto acontece, pois estes são tecidos que podem fazer total diferença na composição de um look ou vestimenta, transmitindo sentimentos, emoções e conceitos que ultrapassam décadas nas grandes passarelas do mundo.
Afinal, você já parou para pensar em como seria o mundo da moda se os looks fossem feitos utilizando apenas as peças lisas? No mínimo muito sem graça, não é mesmo?
Dessa forma, conseguimos perceber a importância tanto das estampas, quanto das padronagens através dos mais prestigiados eventos, como os Red Carpets realizados ao longo do globo. A utilização de antigas tendências como os florais e o xadrez voltam a compor os modelos dos maiores estilistas do mundo.
Logo, é imprescindível para você, caro aluno, o conhecimento acerca deste conteúdo tão importante para a composição de um vestiário. Além disso, outro importante conceito para a aplicação dessas peças é o da Teoria das Cores. Elas podem auxiliar você, costureiro(a), consultor(a) ou designer de moda, a realizar a montagem dos seus looks e roupas.