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Estratégias para resolver conflitos e negociações

Os conflitos sempre irão existir em qualquer ambiente em que estivermos. Seja em nossa família, na roda de amigos ou no setor de sua empresa. No entanto, quem possui boa comunicação interpessoal sai na frente e consegue resolver os conflitos existentes.

O mesmo ocorre durante uma negociação. Negociar é saber ceder parte do que deseja para encontrar um acordo em comum onde ambas as partes saiam satisfeitas. Pode parecer simples, mas isso exige um nível alto de comunicação interpessoal.

Como identificar problemas de comunicação no time

Se tratando do ambiente de trabalho (local onde ocorre boa parte dos conflitos), o primeiro ponto é saber identificar problemas de comunicação que estão gerando esses atritos. 

O perfil clássico de um ambiente conflituoso é aquele em que os profissionais são individualistas, há pouco ou nenhum momento de descontração, como pausas para o café, almoço ou happy hour juntos.

Essa atitude faz com que os trabalhadores não se apoiem para solucionar problemas, gerando rupturas ainda maiores em toda empresa. Os atrasos passam a ser mais recorrentes e os trabalhadores não conhecem as demandas, serviços ou prioridades dos colegas.

Como não há colaboração, a equipe passa a se tornar cada vez mais desmotivada e insegura para se pronunciar, propor ideias criativas e mudanças importantes. 

Dicas para melhorar a comunicação na equipe e resolver conflitos

A melhoria da comunicação e a gestão de conflitos são processos contínuos que exigem atenção constante. Ao implementar essas práticas, você pode criar um ambiente de equipe mais coeso, onde a comunicação é eficaz e os conflitos são resolvidos de maneira construtiva e rápida.

  • Dispor de meios de comunicação

Ferramentas de mensagens como o WhatsApp, e-mails, reuniões regulares ou até mesmo um sistema de gerenciamento de projetos são formas de comunicação que podem ser implementadas em toda empresa. 

Certifique-se de que todos na equipe saibam quais canais estão disponíveis e como usá-los de maneira eficiente. Ter uma infraestrutura de comunicação sólida é a base para evitar mal-entendidos.

  • Priorizar a comunicação transparente

A transparência é crucial para construir confiança dentro da equipe. Isso significa compartilhar informações importantes, decisões e até mesmo desafios abertamente. Quando os membros da equipe se sentem informados, eles têm uma compreensão mais clara do quadro geral e podem contribuir de maneira mais eficaz.

  • Deixar clara as expectativas

Certifique-se de que todas as responsabilidades e metas estejam bem definidas. Um dos principais desencadeadores de conflitos é a falta de clareza em relação às expectativas da empresa com os seus profissionais e deles com a empresa.

Isso ajuda a evitar conflitos resultantes de mal-entendidos e permite que cada membro da equipe saiba o que é esperado deles.

  • Propor dinâmicas para o time se conhecer

Dinâmicas como sessões de brainstorming, eventos sociais ou até mesmo perguntas de "quebra-gelo" no início das reuniões podem ajudar a construir relacionamentos mais fortes e melhorar a colaboração. 

Existem centenas de maneiras para se fazer isso, e todas elas aproximam os colaboradores para um nível mais pessoal, reduzindo os conflitos e humanizando a visão de uns com os outros.

  • Celebrar os feitos e conquistas

A empresa bateu a meta? Um trabalhador conseguiu fechar um contrato importante? Uma equipe propôs uma mudança que auxiliou na produtividade e bem-estar da empresa? Parabenize todos os feitos.

Reconhecer e celebrar os sucessos da equipe é igualmente importante para a comunicação e a dinâmica de grupo. Isso não apenas fortalece a moral, mas também promove um ambiente onde os membros da equipe se sentem valorizados e motivados para continuar trabalhando bem juntos.

  • Incentive a colaboração nas reuniões

Nas reuniões da equipe, é importante criar um ambiente onde todos se sintam encorajados a contribuir, promovendo um espaço onde as ideias e opiniões de cada membro sejam valorizadas. Isso aumenta a diversidade de perspectivas e soluções propostas.

  • Incentive atividades que reúnam a equipe

Eventos como almoços, happy hour, atividades esportivas ou até mesmo atividades de voluntariado podem criar oportunidades para que os colegas se conheçam em um contexto mais informal, o que pode melhorar a comunicação e a coesão da equipe, reduzindo os conflitos.

  • Treinamento em habilidades de comunicação

Investir em treinamento em habilidades de comunicação é uma estratégia valiosa. Isso pode envolver workshops, coaching ou cursos de desenvolvimento pessoal que ajudem os membros da equipe a aprimorar suas competências de comunicação interpessoal. 

Quanto mais habilidosos forem na comunicação, mais eficaz será o trabalho em equipe e a resolução de conflitos.

Comunicação interpessoal na negociação

Como foi dito inicialmente, a comunicação interpessoal desempenha um papel crucial em processos de negociação. 

O desfecho de toda negociação bem sucedida é a satisfação de ambas as partes. Para alcançar isso é indispensável utilizar as técnicas de comunicação interpessoal. A confiança forma a base essencial para isso, e construí-la requer uma comunicação franca, honesta e respeitosa. 

Junto a isso, a habilidade de escuta ativa desempenha um outro papel fundamental na negociação. Só é possível chegar a um consenso se o interlocutor compreender a perspectiva dos participantes da negociação.

Além de tudo isso, lembre-se de que as pessoas têm estilos de comunicação diversos, sendo em alguns casos mais diretos. Ao perceber o estilo de comunicação das partes, você pode adaptar sua abordagem para se comunicar de maneira mais eficaz com eles.

Durante o processo de negociação, conflitos podem surgir. É fundamental abordá-los de maneira construtiva, utilizando técnicas de resolução de conflitos, como aquelas já abordadas neste curso.

A comunicação não verbal desempenha um papel significativo na negociação. Sua linguagem corporal, expressões faciais e gestos podem dizer muito sobre a situação. Além disso, esteja igualmente atento à linguagem não verbal da outra parte.

Evite pressionar a outra parte e esteja disposto a dar o tempo necessário para que eles considerem suas propostas e tomem decisões. E por fim, esteja preparado para fazer concessões em situações que não comprometam seus objetivos principais.



Este artigo pertence ao Curso de Básico de Programação Neurolinguística (PNL)

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