Entrar/Criar Conta
ESTRUTURA DO COMPUTADOR
O primeiro para iniciar seus conhecimentos sobre Informática Básica é dominar o próprio equipamento, os modelos e componentes.
Hardware e software
Hardware é a parte física do computador, ou seja, o conjunto de aparatos eletrônicos, peças e equipamentos que fazem o computador funcionar. A palavra hardware pode se referir também como o conjunto de equipamentos acoplados em produtos que precisam de algum tipo de processamento computacional.
Diferentemente do hardware, o software é a parte lógica do computador. Software é a manipulação, instrução de execução, redirecionamento e execução das atividades lógicas das máquinas. Os softwares podem ainda ser classificados em:
- Softwares de Sistemas: permite que o usuário interaja com o computador e suas partes. Ex: firmware, drivers, etc.
- Softwares Aplicativos: permite que através de seu uso, o usuário faça uma tarefa específica. Ex: editores de texto, planilhas eletrônicas, etc.
Modelos de computadores
As máquinas mais comuns no mundo da Informática são o computador de mesa (ou desktop) e os notebooks, ou computadores portáteis. Vejamos as particularidades básicas de cada um.
Computadores de mesa (Desktop)
O computador de mesa é composto pelo monitor, o teclado, mouse, CPU ou gabinete e o estabilizador. Para colocar o desktop em funcionamento, o passo a passo básico é: verificar se o estabilizador está ligado a uma fonte de energia (tomada); pressionar o botão de ligar; inserir o usuário e senha (conforme veremos logo adiante).
Notebooks
Os notebooks são os computadores portáteis, cada vez mais comuns, principalmente por sua praticidade. Sua composição é bem mais simples, pois todos os seus componentes estão inseridos nele mesmo. Para acioná-lo, basta pressionar o botão de ligar e acessar a página de trabalho.
Componentes do computador
Mouse e teclado
O teclado e o mouse são chamados de dispositivos de entrada, pois através deles, inserimos as informações que iremos manipular no computador. Primeiro, trataremos do teclado, também chamado de teclado alfanumérico (por ser composto de letras e números).
Na parte superior, estão localizadas as teclas de função (F1 ao F12), seguidas do teclado de edição. Nele, estão teclas das letras e números, comando de minúsculo e maiúsculo, entre outras. Entre elas, é necessário mencionar algumas teclas, chamadas de teclas especiais. Veja quais são:
Esc: usada para abandonar um programa ou cancelar um comando
Tab: define a tabulação, portanto é usada principalmente em editores de texto
Caps Lock: coloca as letras em maiúsculas e minúsculas
Shift: também formata as letras em maiúsculas e minúsculas, além de acionar caracteres posicionados na parte superior do teclado
Ctrl: gera comandos especiais quando aciona com outra tecla, como o Del (de deletar)
Alt: atua como segunda tecla de controle do sistema, possuindo função de gerar caracteres com significados especiais em programas determinados
Enter: confirma a entrada de dados e, no editor de textos, passa de um parágrafo ou linha para outro(a)
Backspace: apaga o caractere no editor de textos ou pode passar uma página da internet para a anterior
Insert: acionado no editor de texto, insere qualquer caractere digitado onde estiver o ponto determinado, substituindo o caractere seguinte
Delete: apaga os dados inseridos
Home: leva o cursor ou a página da internet para o início
End: leva o cursor ou a página para o final da linha
Page up: sobe o cursor
Page down: desce o cursor
Agora, falaremos sobre o mouse, o equipamento que controla a “setinha” que se mexe na tela. O mouse é composto pelos botões direito e esquerdo, aqueles que orientarão as ações do equipamento. Veja quais são os movimentos e funções possíveis acionados a partir do mouse:
botão direito: abre o menu rápido
duplo clique: acionado ao pressionar duas vezes o botão esquerdo do mouse. No editor do texto, é usado para selecionar frases ou palavras, por exemplo.
arrastar: é o ato de escolher um objeto, posicionar o botão do mouse sobre ele, pressionar o botão esquerdo e, mantendo-o pressionado, mover para um local diferente
apontar: é o ato de mover o mouse até que o cursor se posicione no local desejado
Ligar e Desligar
Falaremos, agora, em desligar. Antes disso, inclusive, certifique-se de ter salvado todos os seus trabalhos, sob o risco de perdê-los A ação de desligar segue os passos abaixo:
Clicar no botão Iniciar
Clicar em Desligar
Desligar o estabilizador
Veja, entretanto, que ao acionar o Menu Iniciar e a seta em frente, você notará que outro menu irá abrir. A partir daí, será possível escolher seis opções:
hibernar: parecido com o modo de desligar, tem a diferença de permitir que programas, jogos e outras ações sejam retomadas de onde pararam.
suspender: o computador parece desligado, usa pouca energia, mas pode retomar ao trabalho ao ser religado
reiniciar: encerra o Windows e o reinicia, sem pedir novos dados de acesso
bloquear: apesar de manter a seção iniciada, bloqueia as ações e só é possível retomá-las inserindo os dados de acesso do usuário atual
fazer logoff: encerra a seção iniciada e retorna para a área do trabalho, permitindo escolher outro usuário
trocar usuário: permite escolher outro usuário sem perder as ações ou trabalhos executados no anterior, abrindo apenas uma nova seção
Usuário e senha
Após ligar seu computador, especialmente em versões mais recentes do Windows, você será solicitado a cadastrar um usuário e senha. Trata-se de um procedimento de segurança no intuito de proteger sua privacidade, arquivos e informações.
A senha pode conter números, letras maiúsculas e minúsculas, símbolos e movimentos de tela. Sempre que o computador for ligado, será necessário digitar o código para fazer o login e ter acesso à sua área de trabalho. Ainda é possível configurar para que o pedido de senha seja ativado quando o computador voltar do modo de "suspensão", quando fechar a tela do notebook ou deixar o PC sem ações por muito tempo.
Clique no menu "Iniciar" no Windows e selecione a opção "Configurações".
Na janela que se abre, clique sobre "Contas".
Na barra lateral da esquerda, selecione o item "Opções de entrada".
Nesse momento você deverá adicionar o tipo de senha que preferir.
Para começar, a opção PIN permite registrar um código numérico. Clique em "Adicionar".
Digite o seu PIN (apenas números) e confirme novamente no segundo campo de texto. Depois clique em "OK" para adicionar.
Se quiser adicionar uma senha com imagem, o passo a passo é o seguinte:
Para começar, selecione "Adicionar" abaixo da opção "Senha com imagem".
Selecione a opção "Escolher imagem" na parte esquerda da tela e em seguida busque em seu computador sua foto confirmando em "Abrir".
Sua imagem escolhida será aberta do lado direito da tela. Confirme em "Usar essa imagem".
Em seguida você deve fazer três movimentos de sua escolha sobre a foto. Repita esses mesmos três movimentos sobre a foto para confirmar. caso sua tela não seja touch, esses movimentos podem ser feitos com cliques no mouse.
Quando terminar, aparecerá uma imagem confirmando a configuração. Clique sobre "Finalizar" e pronto!
E para trocar a senha? Sim, é possível e muito fácil. Veja qual é o procedimento:
Vá em "Senha e clique logo abaixo em "Alterar".
Você deverá, nessa nova janela, digitar a sua antiga senha e confirmar duas vezes o código novo. Esse password pode conter pelo menos oito caracteres entre letras maiúsculas, minúsculas e números. Confirme em "Próximo". Depois disso será exibida uma mensagem de êxito informando que a senha foi alterada. Clique em "Concluir".
Área de trabalho
A área de trabalho é a primeira tela que você vai ver depois que acessar o usuário e senha. É nela que estarão dispostos os programas a serem utilizados e que estão instalados em seu computador. Sua visualização na área de trabalho é chamada de atalho, por ser uma forma rápida de acessar os programas ou arquivos.
O padrão Windows é a tela azul, mas ela pode ser modificada conforme sua preferência. Aliás, é possível modificar toda a visualização da área de trabalho clicando no botão direito do mouse. Ao fazer isso, aparecerão as seguintes opções ao usuário:
Exibir: a forma de exibir os ícones, seu alinhamento e organização
Classificação dos ícones
Propriedades gráficas
Opções gráficas
Configurações de exibição
Personalizar (plano de fundo, entre outros itens)
Menu Iniciar
O botão Iniciar é o ícone localizado no canto inferior esquerdo da tela. Ao clicar nele, aparecerá o chamado Menu Iniciar, a partir do qual várias opções aparecerão, como os programas, acessórios e comandos.
É importante notar que alguns comandos do Menu Iniciar têm uma seta para a direita. Isso significa que opções adicionais estão disponíveis em um menu secundário, ou seja, ao acionar a seta, um novo menu aparecerá. É que alguns programas possuem funções adicionais.
Relógio
No canto direito inferior da tela, você pode notar o relógio do computador ou do sistema. O horário e a data podem ser alterados clicando com o botão esquerdo do mouse.
Este artigo pertence ao Curso Informática Básica
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesExcelente
o curso é muito bom,bem explicado. Parabéns a toda equipe!!!!!!
Achei o conteúdo muito bom pra estudar.
Achei muito bom!
Ótimo
Bom
Excelente
Muito bom o curso. Já tenho conhecimento em informática. Indico pra todos que gostam da área
o curso é muito bom,bem explicado. Parabéns a toda equipe!!!!!!
Muito bom
Achei o conteúdo muito bom pra estudar.
Eu amo informatica.
Achei muito bom!
CURSO EXELENTE
Ótimo