1.2 Chassi Monobloco
Esta é atualmente a estrutura mais utilizada para a construção de carros de passeio. Esse tipo de chassi automotivo é uma estrutura de peça única, onde a carroceria é fixa ao chassi, soldadas ou prensadas, e, portanto, trata-se de uma composição altamente eficiente na proteção contra impactos. Além disso, este tipo de construção possui como vantagem a construção de carrocerias mais leves.
Quando estamos nos referindo à sua resistência à reflexão é importante destacar que ela é o resultado, em parte, das longarinas horizontais existentes ao longo das bordas exteriores do piso, bem como entre as rodas da frente e as de trás. Como consequência, nos automóveis de motor dianteiro e de tração traseira, a resistência é ampliada pelo túnel do eixo de transmissão que se localiza ao longo do piso. Já o teto reforça o conjunto por meio das colunas de apoio e painéis laterais.
Agora, quando falamos de resistência a torção, sabemos que esta é o resultado de componentes como os anteparos, estruturas reforçadas existentes à frente e atrás do compartimento destinado ao motorista e aos passageiros, e também, em parte, pelo conjunto formado pelos para-lamas e teto unidos pelas colunas dos para-brisas e laterais.
Além disso, é importante salientar que chassis de estrutura totalmente de monobloco possuem os seus percalços, principalmente quando estamos tratando de custo de fabricação. Dessa forma, foram produzidos diversos modelos alternativos, como o semi monobloco.
Há ainda outros tipos de chassi como o de “Coluna Vertebral”. Estes ainda não são tão utilizados em veículos de uso comum, sendo mais aplicados em carros esporte de pequeno porte. Dessa forma, seu estudo deverá ser mais aprofundado em módulos mais avançados da mecânica automotiva, devido a maior especificidade e complexidade deste tipo de veículo.
2. Carroceria
Quando a maioria dos indivíduos pensa acerca da carroceria de um veículo, o fator estético sempre está presente. Entretanto, é importante que sejamos capazes de entender a importância que esse componente tão singular exerce sobre os carros.
Primeiramente, devemos lembrar que um dos principais objetivos a serem cumpridos quando nos referimos a construção de um veículo é a segurança. Dessa forma, De acordo com Breno Castro (2009), um automóvel deve ser concebido de modo que as probabilidades de que venha a sofrer um acidente sejam muito reduzidas e também de modo que, caso este ocorra, os riscos de os passageiros ficarem feridos seja reduzido ao mínimo possível.
É por isso que a carroceria deve ser elaborada considerando muito mais do que apenas a estética. Sua estrutura é capaz de influenciar diretamente em pontos como visibilidade, temperatura ambiente do veículo em movimento, estabilidade, bem como outros fatores.
Além disso, a carroceria exerce ainda o papel de suporte. Ou seja, ela é a base para que outros componentes sejam anexados de forma a permitir que todo o processo seja cumprido para gerar a movimentação do maquinário. Dessa forma, a dimensão do veículo é diretamente proporcional a questões como o tipo de carro, o motor que será utilizado, volume de tanque desejado, entre outros fatores.
Logo, para que a carroceria seja construída, são utilizadas diversas peças soltas, que serão posteriormente unidas através de mecanismos como a soldagem. Por fim, a carroceria final deve ser avaliada de acordo com os parâmetros de qualidade e segurança pré-estabelecidos no projeto e pelas diretrizes legais.
3. Motores
A principal peça de funcionamento de um veículo é o motor. Este é um maquinário que possui como função a conversão de combustível em energia para que a movimentação do veículo aconteça. Existem inúmeros tipos de motores disponíveis no mercado atual, sendo que cada um deles é escolhido de acordo com o projeto de veículo almejado.
Isto acontece, pois cada motor possui uma vantagem e desvantagem. Afinal, você já parou para imaginar como seria um carro de fórmula 1 operando com um motor 1.0? Seria como levar uma pessoa doente para a guerra. Por tratar-se de um veículo que necessita de uma maior potência para exercer o seu objetivo, um motor mais fraco como o 1.0 não pode ser utilizado, mesmo que este seja mais econômico.
Devido à grande importância deste componente na mecânica automotiva, este módulo terá um capítulo específico para a maior elucidação de motores, seus tipos e aplicações.
Parabéns, mais uma oportunidade pra quem não entendia nada de automóveis, aí posso ajudar muitos nas estradas.
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