1.2 Chassi Monobloco
Esta é atualmente a estrutura mais utilizada para a construção de carros de passeio. Esse tipo de chassi automotivo é uma estrutura de peça única, onde a carroceria é fixa ao chassi, soldadas ou prensadas, e, portanto, trata-se de uma composição altamente eficiente na proteção contra impactos. Além disso, este tipo de construção possui como vantagem a construção de carrocerias mais leves.
Quando estamos nos referindo à sua resistência à reflexão é importante destacar que ela é o resultado, em parte, das longarinas horizontais existentes ao longo das bordas exteriores do piso, bem como entre as rodas da frente e as de trás. Como consequência, nos automóveis de motor dianteiro e de tração traseira, a resistência é ampliada pelo túnel do eixo de transmissão que se localiza ao longo do piso. Já o teto reforça o conjunto por meio das colunas de apoio e painéis laterais.
Agora, quando falamos de resistência a torção, sabemos que esta é o resultado de componentes como os anteparos, estruturas reforçadas existentes à frente e atrás do compartimento destinado ao motorista e aos passageiros, e também, em parte, pelo conjunto formado pelos para-lamas e teto unidos pelas colunas dos para-brisas e laterais.
Além disso, é importante salientar que chassis de estrutura totalmente de monobloco possuem os seus percalços, principalmente quando estamos tratando de custo de fabricação. Dessa forma, foram produzidos diversos modelos alternativos, como o semi monobloco.
2. Carroceria
Quando a maioria dos indivíduos pensa acerca da carroceria de um veículo, o fator estético sempre está presente. Entretanto, é importante que sejamos capazes de entender a importância que esse componente tão singular exerce sobre os carros.
Primeiramente, devemos lembrar que um dos principais objetivos a serem cumpridos quando nos referimos a construção de um veículo é a segurança. Dessa forma, De acordo com Breno Castro (2009), um automóvel deve ser concebido de modo que as probabilidades de que venha a sofrer um acidente sejam muito reduzidas e também de modo que, caso este ocorra, os riscos de os passageiros ficarem feridos seja reduzido ao mínimo possível.
É por isso que a carroceria deve ser elaborada considerando muito mais do que apenas a estética. Sua estrutura é capaz de influenciar diretamente em pontos como visibilidade, temperatura ambiente do veículo em movimento, estabilidade, bem como outros fatores.
Além disso, a carroceria exerce ainda o papel de suporte. Ou seja, ela é a base para que outros componentes sejam anexados de forma a permitir que todo o processo seja cumprido para gerar a movimentação do maquinário. Dessa forma, a dimensão do veículo é diretamente proporcional a questões como o tipo de carro, o motor que será utilizado, volume de tanque desejado, entre outros fatores.
Logo, para que a carroceria seja construída, são utilizadas diversas peças soltas, que serão posteriormente unidas através de mecanismos como a soldagem. Por fim, a carroceria final deve ser avaliada de acordo com os parâmetros de qualidade e segurança pré-estabelecidos no projeto e pelas diretrizes legais.
3. Motores
A principal peça de funcionamento de um veículo é o motor. Este é um maquinário que possui como função a conversão de combustível em energia para que a movimentação do veículo aconteça. Existem inúmeros tipos de motores disponíveis no mercado atual, sendo que cada um deles é escolhido de acordo com o projeto de veículo almejado.
Isto acontece, pois cada motor possui uma vantagem e desvantagem. Afinal, você já parou para imaginar como seria um carro de fórmula 1 operando com um motor 1.0? Seria como levar uma pessoa doente para a guerra. Por tratar-se de um veículo que necessita de uma maior potência para exercer o seu objetivo, um motor mais fraco como o 1.0 não pode ser utilizado, mesmo que este seja mais econômico.
Devido à grande importância deste componente na mecânica automotiva, este módulo terá um capítulo específico para a maior elucidação de motores, seus tipos e aplicações.