Estudando e replicando comportamentos bem-sucedidos

Como falamos anteriormente, replicar o comportamento de pessoas bem-sucedidas pode ser uma estratégia útil para alcançar o sucesso pessoal e fazer a modelagem da excelência.

No entanto, é importante ter em mente que o sucesso de uma pessoa pode ser resultado de uma combinação de fatores, incluindo habilidades, oportunidades e circunstâncias únicas. Portanto, ao tentar replicar o comportamento de pessoas bem-sucedidas, é importante adotar uma abordagem equilibrada e personalizada com base na sua realidade.

Abaixo estão alguns comportamentos que muitas pessoas bem-sucedidas adotam em sua rotina. Chamados de comportamentos-chave, adotar essas mudanças em sua vida te impulsionam no crescimento e auxiliam na PNL. Confira os comportamentos:

• Focar na melhora

Pessoas bem-sucedidas geralmente possuem uma mentalidade de crescimento. Elas compreendem que o aprendizado contínuo e o aprimoramento pessoal são essenciais para alcançar o sucesso a longo prazo. Estão dispostas a adquirir novas habilidades, buscar conhecimento e evoluir.

• Não desperdiçar as oportunidades

Oportunidades muitas vezes surgem de maneira inesperada. Pessoas bem-sucedidas estão atentas a essas oportunidades e sabem como tirar proveito delas. Elas não deixam passar chances valiosas e estão dispostas a assumir riscos calculados quando necessário.

• São otimistas e realistas

Ser otimista, mas também realista, é uma característica importante. Acreditar em si mesmas e em suas metas, mas também ser capaz de avaliar objetivamente as situações e ajustar suas abordagens quando necessário são comportamentos de pessoas bem-sucedidas

O otimismo ajuda a manter a motivação, enquanto o realismo ajuda a tomar decisões informadas.

• Conseguem identificar o que falta para conquistar as metas

Definir metas claras e identificar os passos necessários para alcançá-las é fundamental. Eles organizam seus objetivos em tarefas menores e alcançáveis, facilitando o acompanhamento do progresso e a identificação do que precisa ser feito.

• Persistem quando ocorrem dificuldades

Pessoas bem-sucedidas são resilientes e persistentes. O sucesso nunca é um caminho reto e sem obstáculos, portanto esse tipo de gente não desiste diante dos desafios, em vez disso, enxergam as dificuldades e os contratempos como oportunidades de aprendizado e continuam avançando.

• Afastam as distrações

Em um mundo cheio de distrações, como smartphones, vídeos de curta duração, séries etc., a capacidade de se concentrar em tarefas importantes é crucial.

Dessa maneira, quem possui comportamentos bem-sucedidos costumam estabelecer prioridades claras, criar rotinas e eliminar distrações sempre que possível para maximizar sua produtividade e eficiência.

• Tiram um tempo para refletir e descansar

O equilíbrio entre trabalho e descanso é fundamental para o bem-estar e a eficácia, assim deve-se reconhecer a importância de tirar um tempo para relaxar, recarregar energias e refletir sobre suas ações e metas. Isso ajuda a manter a clareza mental e a criatividade.

• Sempre organizam sua área de trabalho

Esse tipo de pessoa geralmente mantém seus ambientes de trabalho organizados para minimizar distrações e facilitar o acesso aos recursos necessários para cumprir suas tarefas. Uma área de trabalho organizada também ajuda a manter a mente organizada e ajuda na produtividade.

• Possuem visão do sucesso

Ter uma visão clara do que o sucesso significa para você é fundamental! O comportamento de pessoas bem-sucedidas é o de avaliar para onde está indo e por que está trabalhando para chegar lá, direcionando seus esforços para manter o foco em seus objetivos de longo prazo.

• Afastam a negatividade

Se cercar de influências positivas que as impulsionam em direção ao sucesso é crucial para manter uma mentalidade positiva e construtiva. Dessa forma, evitar a negatividade de pessoas tóxicas, situações prejudiciais e pensamentos negativos, é o que pessoas bem-sucedidas costumam fazer.

• Fazem uma coisa de cada vez

A multitarefa nem sempre é eficaz, e pode até ser prejudicial para a qualidade do trabalho. Sabe aquelas pessoas que fazem de tudo mas fazem tudo mal feito? O comportamento de pessoas bem-sucedidas geralmente concentra-se a sua atenção em uma tarefa de cada vez, o que permite um trabalho mais eficiente.

• Possuem coragem para dizer "Não"

Pessoas bem-sucedidas trabalham ao longo dos anos para identificar seus limites e priorizam o que é mais importante para alcançar seus objetivos, mesmo que isso signifique recusar outras solicitações ou oportunidades. A capacidade de dizer "não" quando necessário é importante para manter o foco em tarefas e compromissos essenciais.

• Gostam de receber feedback

O comportamento das pessoas bem-sucedidas é o de valorizar o feedback construtivo, pois elas entendem que essa é uma ferramenta valiosa para o crescimento pessoal e profissional. Isso ajuda a identificar áreas de melhoria e a ajustar suas abordagens, enxergando feedback como uma oportunidade de aprendizado e não uma crítica.

Este artigo pertence ao Curso de Básico de Programação Neurolinguística (PNL)