ETIQUETAS PARA PONTUALIDADE
A pontualidade deve ser mantida, não importa se na esfera
pessoal ou profissional. Principalmente na profissional, atrasos são pouco tolerados.
Uma vez é aceitável, na segunda você passa a perder credibilidade com a pessoa
que espera.
Se ocorrer o atraso, você precisa pedir desculpas a todos os presentes por atrasar a refeição, reunião ou qualquer outro evento.
Para o atrasado
- Ao chegar no local, sente-se na mesa com a maior discrição
possível, pedindo desculpas, mas sem interromper a conversa vigente. Se quiser
informar o motivo do atraso, ligue para o anfitrião no dia seguinte.
- Para evitar atrasos, programe-se bem. Não chegue muito cedo na
reunião, pois o anfitrião pode nem estar preparado para recebê-lo. O melhor é chegar
na hora.
- Se não puder comparecer, ligue pedindo desculpas e desmarque o compromisso.
Para o anfitrião
- Se alguém atrasar para a reunião, e já tiver passado 15 minutos do atraso, o anfitrião deve prosseguir. Se a pessoa atrasada chegar depois, ela deve se servir do prato que estiver à mesa no momento (por exemplo, a sobremesa).
- O anfitrião deve estar pronto com 15 minutos de antecedência e
deve preparar tudo da reunião antes disso.
Este artigo pertence ao Curso de Etiqueta Social
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