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ETIQUETAS PARA PONTUALIDADE

A pontualidade deve ser mantida, não importa se na esfera pessoal ou profissional. Principalmente na profissional, atrasos são pouco tolerados. Uma vez é aceitável, na segunda você passa a perder credibilidade com a pessoa que espera.

Se ocorrer o atraso, você precisa pedir desculpas a todos os presentes por atrasar a refeição, reunião ou qualquer outro evento.

Para o atrasado

  • Ao chegar no local, sente-se na mesa com a maior discrição possível, pedindo desculpas, mas sem interromper a conversa vigente. Se quiser informar o motivo do atraso, ligue para o anfitrião no dia seguinte.
  • Para evitar atrasos, programe-se bem. Não chegue muito cedo na reunião, pois o anfitrião pode nem estar preparado para recebê-lo. O melhor é chegar na hora.
  • Se não puder comparecer, ligue pedindo desculpas e desmarque o compromisso.

Para o anfitrião

  • Se alguém atrasar para a reunião, e já tiver passado 15 minutos do atraso, o anfitrião deve prosseguir. Se a pessoa atrasada chegar depois, ela deve se servir do prato que estiver à mesa no momento (por exemplo, a sobremesa).
  • O anfitrião deve estar pronto com 15 minutos de antecedência e deve preparar tudo da reunião antes disso.


Este artigo pertence ao Curso de Etiqueta Social

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