Evolução Histórica
A primeira central telefônica do mundo foi inaugurada em Connecticut, EUA, em 25 de janeiro de 1878. Essa iniciativa ajudou a popularizar o uso de telefones.
Com a invenção do dispositivo de transmissão de voz em 1876, Alexander Graham Bell alcançou um sucesso sensacional.
Tantas pessoas querem fazer chamadas telefônicas que não é mais possível fazer uma chamada separada entre cada dispositivo.
Seria necessário uma central telefônica para estabelecer uma conexão adequada.
Quando a primeira central telefônica entrou em operação em Connecticut, eram trabalhadores do sexo masculino fazendo as conexões do outro lado da linha. Mas, no final do ano, todas foram substituídas por mulheres: assim surgiu a carreira de telefonista.
Também na Alemanha, em 1890, as mulheres eram empregadas em centrais telefônicas pelos seguintes motivos: o tom agudo das cordas vocais femininas é mais fácil de entender e é mais amigável quando clientes ouvem uma voz feminina em uma ligação.
O trabalho das primeiras telefonistas
Helmut Gold, diretor do Museu de Comunicação de Frankfurt, assim descreveu o trabalho dos primeiros telefonistas.
Havia um painel em frente ao operador, havia uma tomada para cada telefone. O funcionário atendia a chamada e perguntava quem estava ligando.
Em qualquer telefone, conectava os pinos nos soquetes apropriados. Uma vez feito isso, ele alertará a pessoa sobre a chamada e a desviará.
Os requisitos para aceitar o trabalho são uma boa educação, cortesia e, se possível, conhecimento de uma língua estrangeira.
Além disso, as meninas precisavam ser jovens e, de certa forma, familiares.
Os treinamentos eram realizados pela Companhia Postal, que detinha o monopólio do negócio de telefonia na Alemanha desde sua criação até a década de 1990.
Segundo Helmut Gold, o treinamento nada mais é do que uma explicação de como os dispositivos individuais funcionam.
Uma série de testes também foram realizados, sendo os mais importantes os testes de dicção e linguagem.
Estado civil das telefonistas era controlado
Naquela época, o estado civil era estritamente controlado e uma das coisas sobre este trabalho é que ele exclui o casamento.
É considerada uma tradição desde o nascimento do Serviço Postal, segundo Gold. A questão estava relacionada ao conceito estrito de seguridade social da época.
Se essa mulher se casar e tiver filhos, e depois o marido sofrer um acidente, o Estado deve sustentar toda a família, porque essa mulher é funcionária pública.
Portanto, isso era incompatível com o conceito de serviço público na época.
Senhoras jovens, solteiras e de voz amigável, que nunca são vistas do outro lado da linha telefônica, provocam muitas fantasias entre os clientes do sexo masculino.
Mais avançada, a resposta do telefonista a todas as propostas privadas é a resposta padrão: "Se encontra ocupada. Informo quando estiver livre".
Mas quando se trata de um pedido sério, o operador é muito mais amigável.
A abordagem era diferente, mais humanizada e simpática, como: você poderia dizer que quer falar com fulano de tal, mas não sabe o número. A telefonista encontraria o número e passaria o número.
Ou você poderia ligar e perguntar o horário certo na para eles e, assim, as telefonistas ofereciam as informações.
Salário iguais aos das outras profissões
Isso é o mesmo que outras profissões, como secretária ou estenógrafa. Os operadores são pagos quase o mesmo que outros colegas. O pagamento deve ser suficiente para alimentar uma única menina. Era o suficiente naquela época!
O trabalho era cobiçado. No final do século 19, havia apenas algumas centenas de telefones nas principais cidades alemãs, mas esse número rapidamente aumentou para dezenas de milhares.
O número de operadoras também aumentou na mesma proporção, pois em 1897 havia cerca de 4.000 telefonistas na Alemanha e dez anos depois, são mais de 16.000.
A carreira das operadoras de telefonia passou a declinar com a invenção dos telefones de discagem direta e discagem automática.
Dessa forma, desde 1966, as operadoras de telefonia alemãs se especializaram em serviços especiais, como busca de diretórios, auxílio à lista telefônica etc.
Este artigo pertence ao Curso de Telefonista
Faça o Curso completo grátis!!