Exercícios Práticos

****(IMAGEM AQUI)*****

Agora que chegamos ao fim desta apostila, que tal testar alguns dos conhecimentos adquiridos em você mesmo ou em um colega? Vamos lá?

Fique em uma posição confortável. Remova seus sapatos e meias e sente-se de pernas cruzadas em uma cama ou um tapete de yoga.

Tente relaxar seu corpo em um esforço para se preparar para iniciar o processo. Você pode realizar seu próprio tratamento de reflexologia ou trabalhar com um parceiro que pode aplicar pressão nas áreas que são mais difíceis de alcançar.

Técnica para aliviar a tensão no pescoço e na cabeça

Alivie a tensão do pescoço aplicando pressão nas articulações ou "pescoços" dos seus 8 dedinhos, excluindo os dedões. Se você está experimentando tensão em uma área do seu pescoço, você sentirá tensão ou um leve desconforto em um de seus dedos correspondentes. Sua cabeça inteira está representada em seus dois dedões então aplique pressão neles para aliviar a tensão da dor de cabeça.

Use os dedos para aplicar pressão firme e firme nas costas dos dedos dos pés, um de cada vez.

Continue até sentir a tensão no pescoço começar a se dissolver e a pressão sair da cabeça.

Técnica para aliviar estresse

O estresse muitas vezes se manifesta na forma de um peito que se sente apertado. Você pode sentir que está tendo problemas para respirar fundo. Aplique pressão nas bolas dos pés para aliviar o desconforto no peito. Esta área contém os reflexos de seus pulmões, vias aéreas, coração, glândula timo, peito e ombros.

Técnica para aliviar a tensão estomacal

Se você tende a sentir estresse no estômago, que muitos podem descrever como nervosismo, pressione os pontos de reflexo em seu passo (a área de rolamento sem peso na parte inferior do pé) para aliviar o desconforto em seus órgãos abdominais. Esta é a área que você gostaria de trabalhar se você está sentindo emoções "angustiantes", ou se você acordar com um sentimento de peso no estômago.

Técnica para diminuir a tensão dos membros.

Se suas pernas, braços e ombros estiverem tensos por conta do estresse, use a reflexologia para se soltar. Descarregue a tensão dos braços e pernas aplicando pressão nos pontos de reflexo nas bordas externas dos pés.

Técnica contra insônia

Tente aplicar pressão em uma combinação de todos os pontos de reflexo para aliviar a insônia. O estresse é muitas vezes a principal causa por trás da insônia, e se preocupações, medos e tensão tendem a mantê-lo acordado à noite, você pode aliviar sua insônia usando os mesmos pontos de reflexo que você usaria para aliviar a tensão e o estresse:

Técnica para dor de cabeça

Reflexologia é ótimo para aliviar dores de cabeça simples. Alivie a tensão e as dores de cabeça sinusal aplicando pressão nos pontos de reflexo da cabeça e pescoço, que estão localizados em seus dedos. Todos os seus dedos têm pontos que se correlacionam com sua cabeça, rosto e cérebro.

Aplique pressão em toda a superfície de cada um dos seus dedos se você estiver sofrendo de uma enxaqueca. Pressione o polegar em cada dedo do pé e repita o processo pelo menos dez vezes para cada dedo do pé. Este método é especialmente eficaz se sua enxaqueca foi desencadeada por sinusite.

Se você tem dores crônicas ou inexplicáveis na cabeça, procure orientação médica para descobrir se suas dores de cabeça estão sendo desencadeadas por outras condições médicas.

Técnica para lidar com dores gerais

Uma sessão de reflexologia geral pode aliviar dores e dores gerais. A maioria dos pontos de reflexo deve ser pressionada por cerca de 10 segundos de cada vez. Tome seu tempo e pressione todos os pontos de reflexo em cada um de seus pés.

Use pressão leve e preste atenção em qualquer ponto que pareça dolorido. Quando você sente desconforto em um ponto reflexo, o órgão ou membro correspondente está fora de equilíbrio.

Trate todos os pontos de reflexo em cada pé, para avaliar todas as suas áreas de desequilíbrio.

Depois de trabalhar em cada um de seus pés, retorne a quaisquer pontos dolorosos e trabalhe seus pontos doloridos suavemente até que você não sinta mais a dor ou o desconforto.

Variante: trabalhe com um parceiro

Quando você está lidando com a dor, pode ser útil trabalhar com um parceiro em vez de executar técnicas de reflexologia por conta própria. Dessa forma, você pode tentar relaxar completamente seu corpo para permitir que a cura comece. Remova as roupas apertadas e deite-se sobre uma cama ou outra superfície confortável antes de começar a sessão.

Diminua as luzes para criar um ambiente mais pacífico com o menor número possível de estimulantes irritantes. Pode ajudar a tocar música calmante, acender algumas velas ou usar óleo de massagem para fazer a experiência se sentir o mais calma possível e cura.

Dicas finais

• Mantenha uma toalha ou cobertor pequeno por perto para que você possa cobrir e manter quente o pé em que você não está trabalhando.
  • Faça uma breve sessão de reflexologia em si mesmo pouco antes de dormir. Você se beneficiará mais de uma noite de sono se você relaxar seu corpo e afrouxar seus músculos tensos antes de ir para a cama.
  • A reflexologia aumenta o fluxo de fluidos em seu corpo, por isso não deixe de beber muita água depois de fazer um tratamento.
  • Defina o clima para sua sessão de reflexologia criando um ambiente calmante. Apague as luzes e toque música suave e melódica.

Avisos importantes

Evite beber álcool antes, durante e depois de fazer um tratamento reflexológico, pois você pode descobrir que o tratamento em si aumenta o efeito do álcool.

Além disso, o uso de álcool em conjunto com a reflexologia pode criar mais estresse nos órgãos do corpo à medida que o corpo tenta processar o tratamento reflexológico e limpar seu corpo do álcool.

Reflexologia é uma arte de cura complementar, e não um substituto para o cuidado médico profissional.

Este artigo pertence ao Curso de Reflexologia Podal